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5 Hacks para otimizar sua produção de conteúdo

Humanizar sua comunicação e sua produção de conteúdo é essencial para conquistar e engajar o seu cliente.

· 24/02/2023 · Atualizado em 04/04/2023
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A estratégia digital e a produção de conteúdo assumem papéis cada vez mais relevantes no marketing das empresas. Para criar conteúdos que encantem e engajem, é necessário focar nas pessoas.

É o que defende Cris Lisbôa, escritora, professora e pesquisadora de Comunicação da escola livre Go, Writers. Em uma palestra ministrada na última edição do Reload, seminário de marketing digital do Sebrae Minas, Cris falou sobre como a comunicação precisa se adaptar ao momento da quarta revolução industrial, trazendo de volta o ser humano para o centro das ações.

A professora deu dicas práticas de produção de conteúdo que realmente priorizam as pessoas e resultam em uma comunicação mais eficiente e criativa. Apresentamos cinco hacks de produção de conteúdo para você captar a atenção do seu público por meio da estratégia digital. Confira!

1º Hack: Não fale com audiências 

“Quando conversamos com uma audiência, não conversamos com ninguém”, afirmou Cris Lisboa durante sua palestra. Precisamos reinserir a humanidade nos processos e nos fazeres. Hoje, tudo é automatizado e existem ferramentas tecnológicas para muitas ações. Mas, as pessoas querem falar com outras pessoas e não, com máquinas. 

Por isso, para ter uma produção de conteúdo de excelência, temos de parar de pensar em audiência e começar a pensar em pessoas, trazendo de volta a relevância para o ser humano.

2° Hack: Conheça seu cliente 

O diálogo com os possíveis clientes só será assertivo e efetivo se soubermos exatamente com quem estamos falando, ou seja, suas características, gostos, desgostos e como interagem. Este hack faz parte do método PPD, criado por Cris para uma comunicação mais criativa e eficiente.

O primeiro P significa Perguntar. É necessário perguntar com quem está falando. A comunicação depende de quem está do outro lado, conversando com a marca. Então, é necessário observar atentamente quem interage com ela e quem procura o seu negócio. 

3° Hack: Deixe o preconceito de lado 

O segundo P, de Pensar, convoca todos os produtores de conteúdo a refletir sobre seu material antes de postá-lo e até mesmo de criá-lo. Já passou o tempo em que piadas e afirmações preconceituosas ou ofensivas eram aceitáveis.

Atualmente, muitos discursos que poderiam ser considerados comuns correm o risco de ofender parcelas da sociedade e sujar o nome da marca.

Por essa razão, antes de se manifestar, a marca deve pensar se sua fala pode ofender alguém e se acaba caindo em algum tipo de preconceito como machismo, racismo e homofobia.

Duas regrinhas são essenciais: se você não se sente confortável falando alguma coisa, não escreva dessa forma; e não diga por escrito o que você não se sentiria confortável em dizer em voz alta.

4° Hack: Pense além do produto vendido 

O último ponto do método PPD é D, Deslocar. É a ideia de pensar no que a marca pode oferecer além do produto ou do serviço produzido. É entender como criar valor para os clientes e ver como a curadoria de produção de conteúdo pode contribuir para a vida deles.

Pense na seguinte questão: de todo o material que sua empresa produz, quanto dele será esquecido 5 minutos após sua leitura? 

5º Hack: Reflita sobre novas abordagens 

Um conteúdo relevante é, sobretudo, aquele que movimenta um debate e não, apenas, o que o inicia. É o que vai fazer o leitor compartilhar com outras pessoas, criar discussões e dar subsídios para discussões mais aprofundadas.

Para verificar a relevância do seu conteúdo, é preciso se perguntar três “o que”: 

  • O que já foi dito sobre o assunto?
  • O que é relevante sobre isso?
  • O que sua marca tem a dizer de diferente?

Outra sugestão para criar novas abordagens é se perguntar mentalmente, quando for escrever uma frase de impacto, “e se…?” Além disso, incluir uma resposta a essa possível dúvida no texto, pois ela pode ser a mesma de quem está lendo. 

Com esses cinco hacks, você pode alcançar melhores resultados com o marketing digital, criando conteúdos que encantem e engajem as pessoas. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas 5 Hacks de produção de conteúdo para empresas 

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