Modelos de negócios digitais, de baixo custo e alto alcance, são uma excelente alternativa para o empreendedor que está começando seu negócio.

Empreender no digital se tornou uma opção de sucesso para o pequeno empresário. Pesquisa do Sebrae, em parceria com a FGV, revelou que, em 2021, 70% das microempresas estavam vendendo on-line. No segmento do artesanato, 92% utilizam o WhatsApp e 67%, redes sociais, como Instagram e Facebook. Com a pandemia, houve uma migração para o mercado on-line, tanto de consumidores quanto de empreendedores.
Empreender no digital é implementar modelos de negócios que oferecem um produto ou serviço na internet, identificando um problema e oportunidades para desenvolver soluções on-line. Os modelos de negócios digitais podem incluir: desenvolvimento e venda de infoprodutos, aplicativos, cursos, lojas virtuais, gerenciamento de redes sociais, produção de conteúdo, entre outros.
Você tem inúmeros motivos para empreender no digital. Destacamos cinco deles para você começar o seu negócio:
- Baixo investimento inicial
Os negócios digitais são excelentes oportunidades para o início da jornada de um empreendedor. Uma das suas vantagens é o baixo custo do investimento inicial. Com um celular e acesso à internet, já é possível empreender no digital. Você pode trabalhar na sua casa, sem precisar pagar por uma estrutura física.
- Maior alcance
Além disso, com a internet, o alcance do seu negócio digital se torna muito maior. No Brasil, segundo a pesquisa Digital 2022 Brazil, mais de 77% da população tem acesso à internet em computadores. O número de acessos mobile, no país, chega a 224 milhões de conexões. Você consegue chegar a mais clientes por um custo menor.
- Otimização do negócio
O mercado digital é extremamente dinâmico. Constantemente há atualizações ou surgem novas ferramentas tecnológicas. Integrar o seu negócio digital às ferramentas disponíveis pode facilitar o desenvolvimento do seu produto ou serviço, além das suas estratégias de marketing digital.
Além disso, você tem a possibilidade de integrar seu sistema com plataformas de administração de vendas e atendimentos para controlar entradas e saídas e, assim, facilitar a gestão do negócio. Essas ferramentas digitais acabam otimizando seu fluxo de trabalho.
- Presença digital
Outra vantagem é que você consegue manter um relacionamento mais próximo com o seu cliente. On-line, o seu produto pode ficar disponível 24 horas e possibilita a atração de mais clientes. É o caso dos cursos on-line ou da produção de conteúdo.
- Personalização dos dados
Você ainda tem acesso a relatórios com dados sobre o perfil do público do seu produto ou serviço. Existem ferramentas on-line, algumas gratuitas, que fornecem dados personalizados, simplificando o processo de conversão nas vendas e diminuindo o custo de aquisição do seu cliente. Com esse material em mãos você consegue avaliar o seu trabalho e direcionar suas estratégias de negócio e de marketing digital com mais assertividade.
Se interessou pelo assunto?
Para saber mais, leia os textos a seguir:
Como iniciar no empreendedorismo digital?
Prepare-se para o digital e use a internet a favor do seu negócio
E aproveite os cursos do Sebrae:
Marketing digital: planejar para vender pela Internet
Conheça a ferramenta Sebrae Canvas
Foi um prazer te ajudar :)