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Inovação | CAPACITAÇÃO PARA INOVAÇÃO
5 técnicas para geração de ideias em brainstormings

Conheça algumas técnicas que podem ser aplicadas para auxiliar a geração de ideias durante o brainstorming, principalmente em situações de bloqueio criativo.

· 06/04/2023 · Atualizado em 19/05/2023
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Brainstorming, brainstorm, tempestade de ideias, chuva de ideias… todos esses termos se referem a uma técnica para estímulo à geração de ideias criada por Alex Faickney Osborn, na década de 1940, para ser usada por publicitários.

De fácil adaptação e aplicabilidade, o brainstorming se popularizou entre os diversos segmentos, sendo utilizado até na educação e em atividades sociais. É delas que, normalmente, surgem ideias criativas e inovadoras.

Uma reunião para brainstorming costuma acontecer em grupos, tendo como foco a geração, e não a seleção de ideias. Três princípios básicos regem uma reunião de brainstorming:

  1. A quantidade de ideias é mais importante do que a qualidade das ideias;
  2. Não devem ser feitas críticas, elogios ou julgamentos às ideias que surgirem durante o brainstorming;
  3. Ideias similares devem ser agrupadas para facilitar a posterior seleção da ideia a ser aplicada. 

O bloqueio criativo no brainstorming

E como resolver a situação em que a equipe não está conseguindo fazer a chuva de ideias acontecer? Mesmo que a técnica seja simples de aplicar, todos os participantes estão vulneráveis a ter bloqueios criativos (aproveite para ler o nosso conteúdo Saiba como diferenciar criatividade de inovação), e os motivos podem ser variados:

  • Distrações no ambiente;
  • Timidez;
  • Receio de julgamentos ou de avaliações indiretas;
  • Falta de imersão no problema para o qual é necessário desenvolver a ideia;
  • Questões pessoais que possam afetar o foco do participante.

É por isso que é fundamental contar com técnicas de apoio para driblar o bloqueio criativo. Vamos conhecer algumas.

1. Análise SWOT: nessa metodologia, são listadas as forças e fraquezas da empresa, as ameaças externas que enfrentam e as oportunidades percebidas no mercado.

A análise SWOT costuma ser feita de modo geral, para a empresa como um todo, mas também pode ser feita com foco em um problema. Saiba mais lendo o artigo do Sebrae Use a matriz FOFA para corrigir deficiência e melhorar a empresa.

Importante:

O que a empresa tem de força em relação a esse problema e que pode ser usado para tratá-lo? e o que ela tem de fraqueza, que precisa ser superada para tratá-lo? Há alguma ameaça para o negócio relacionada a esse problema? E oportunidades? Observando as respostas, os participantes tendem a perceber ideias para tratar o problema.

 

2. Teleporte: os participantes são estimulados a pensar sobre o problema em  diversos cenários ou contextos diferentes e buscar ideias para solucioná-lo sob cada cenário.

3. Mudança de atributo: os participantes imaginam o problema sob a ótica de outras pessoas, trocando atributos como idade, gênero, ocupação a cada interação e buscam ideias para cada ótica. Os atributos podem ser características da persona da empresa ou da persona afetada pelo problema.

4. Mapa mental: em, no máximo, três palavras, resume-se o problema. A partir daí, os participantes pensarão em palavras relacionadas e as escreverão, as quais serão conectadas àquelas três iniciais. Depois de esgotar as ideias de palavras relacionadas a elas, deve-se fazer o mesmo para as palavras derivadas, até encontrar a palavra ou o conjunto de palavras que seja o insight para a solução.

5. Brainstorming oposto: e que tal ao invés de buscar soluções para um determinado problema propor que os participantes pensem em causas que possam ampliar o problema? Por exemplo: ao pensar num problema de perda de clientes de uma clínica, os participantes podem refletir sobre fatores que causam essa perda. As causas podem ser convertidas em uma lista do que não fazer ou do que deve ser resolvido. 

Aplique em sua equipe

Agora que você já conhece essas técnicas, que tal escolher alguma para utilizar em uma reunião de brainstorming?

Antes, um bom caminho é fazer o curso Como devo agir para liderar e promover a criatividade e a inovação, aproveite que é gratuito e você pode fazê-lo rapidamente pelo WhatsApp ou Telegram.

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