this is an h1

this is an h2

Tue Aug 22 14:07:01 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
6 tendências em produtos e serviços para o setor da beleza

Os profissionais e negócios de beleza devem estar atualizados em relação às tendências para conquistar e fidelizar clientes

· 10/02/2023 · Atualizado em 22/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking global de países que mais lançam produtos no segmento, atrás apenas dos EUA, e é o 4º maior mercado consumidor do setor no mundo, dados da Abihpec- Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Para quem trabalha com serviços de beleza como cabeleireiros, manicures e maquiadores, é fundamental acompanhar estes lançamentos e as novas tendências. Saber quais são os cortes que estão em alta. Saber as cores e tonalidades que estão em alta, as novas técnicas de alongamento e os lançamentos de esmaltes.  Estar atualizado e saber quais produtos e serviços estão fazendo sucesso e que podem ser de interesse dos clientes mais antenados, é um diferencial competitivo muito importante.

Algumas das tendências da beleza que tem se destacado:

1 Cosméticos Multifuncionais

Maquiagens, produtos de beleza e de skincare multifuncionais ganham a preferência dos consumidores.  Na parte de tratamento capilar multifuncional, existem cremes para os cabelos, sem enxágue, para proteção UV e térmica, que promovem a hidratação e recuperação dos fios danificados. As maquiagens multifuncionais podem ser aplicadas em diversas partes do rosto como blush que são iluminadores e podem ser usados nas pálpebras. Na parte do skincare temos os BB e DD creams cada vez mais inovadores e novos cremes que têm diversas funcionalidades como serem hidratantes, possuírem proteção solar e ativos que previnem o envelhecimento cutâneo ou que combatem as manchas.

2 Novos designs, cores e brilhos para unhas

Técnicas como alongamento e blindagem de unhas. Novas tendências e esmaltes diferenciados. Uso de técnicas de nail art sempre atualizadas com novas tendências, com as datas comemorativas e com os eventos. Os serviços para os cuidados com as unhas, o  nail care são bem-vindos, pois as pessoas querem se cuidar pelo seu bem-estar. As pessoas também procuram por praticidade e, com isto, as técnicas de alongamento de unhas são cada vez mais procuradas. As novas tonalidades de unhas divulgadas e promovidas pelos influencers e pelas queridinhas das celebridades acabam também se tornando tendência nos salões de beleza e esmalterias.

3 Cortes rebeldes e naturais

Cortes dos anos 90 voltaram a ser tendência, e os cliente têm procurado por cortes de cabelo como os blunt cut bob, pixies cut, além dos cortes em camadas e as franjas tipo baby bang. O liso perde espaço para os fios naturais, com cortes especiais para quem tem cabelo crespo e encaracolados. As tranças e os cabelos black power tambémsão tendências que estão de volta.

4 Produtos naturais e sustentáveis

O setor de beleza se rendeu à onda de produtos naturais e sustentáveis, impulsionado por consumidores mais conscientes e que buscam por beleza e bem-estar. Assim, produtos mais naturais e menos agressivos, os chamados clean beauty e os veganos e orgânicos ganham espaço nas lojas. Os salões oferecem uma série de tratamentos com produtos naturais para cabelos e os salões sustentáveis ganham cada vez mais adeptos. As feiras de beleza têm mostrado que a onda da beleza natural e sustentável veio para ficar.

5 Produtos e serviços de beleza por assinatura

Os  pacotes de beleza por assinatura com opção mensal, trimestral ou semestral, têm como grande atrativo oferecer produtos e serviços de beleza que se encaixam em diferentes perfis de cliente a uma taxa fixa. A ideia é fazer com que o cliente frequente mais o estabelecimento de beleza e seja fidelizado. Para o negócio, é muito importante planejar bem o que o pacote oferece para não ter prejuízo. Para o cliente, é sempre bom poder aproveitar vários serviços de beleza por um preço mais em conta.

6 Agendamento e atendimento via aplicativos

Os softwares e aplicativos de beleza ajudam na gestão do negócio. Eles permitem o melhor controle da agenda e promovem um melhor relacionamento com o cliente. As mensagens de agendamento podem ser enviadas pelo WhatsApp Business, lembre de deixar uma mensagem de agendamento que é muito bem recebida pelos clientes.

Conheça o portal do Sebrae Beleza e saiba mais sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem-sucedido no seu negócio.

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza, siga a comunidade Sebrae Beleza, no Telegram.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?