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Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
7 erros que você deve evitar no marketing digital do seu negócio

Conheça os erros mais comuns no marketing digital que podem prejudicar o seu negócio.

· 22/06/2022 · Atualizado em 10/08/2022
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Aprender a fazer marketing digital não é uma tarefa fácil. Alguns empreendedores investem tempo e dinheiro em ferramentas e ações pensando nessa facilidade, mas acabam não alcançando os resultados esperados. Apesar de gerar frustração, isso pode acontecer porque você está se dedicando a ações de marketing digital de forma errada, sem estratégia ou planejamento.

Confira a lista dos erros mais comuns que acabam atrapalhando o marketing digital dos pequenos negócios:

  • Não fazer um planejamento estratégico

Você precisa ter algumas coisas em mente: marketing é um processo contínuo que exige planejamento. O planejamento precisa ser de curto, médio e longo prazo. Além disso, você precisa traçar os seus objetivos, metas e métricas. Saber aonde quer chegar e quais resultados quer alcançar é essencial. 

Primeiro, você precisa fazer um planejamento de mídia, ou seja, definir que canais vai utilizar e como será a distribuição do seu conteúdo. Conhecer seu público-alvo também é essencial para saber que conteúdos produzir. Não investir tempo no planejamento do marketing de conteúdo pode comprometer a rentabilidade do seu negócio, já que ações desorganizadas podem provocar gastos maiores e poucos resultados. 

  • Não conhecer o seu nicho de mercado e a sua persona

Conhecer o seu público-alvo e traçar a sua persona são os primeiros passos no marketing digital. Questione-se: quem você deseja atrair para o seu negócio? Com quem você está falando e para quem você está vendendo? Sem essas informações, você perde o foco e acaba não tendo resultados. Sua equipe de vendas também pode ter problemas, perdendo tempo com ações impossíveis. 

Personas são personagens fictícios que representam o cliente ideal. Ele tem nome, sobrenome, idade, profissão e interesses. As empresas criam as personas a partir de pesquisas e tendências do seu público-alvo.

A consequência é que, na hora de produzir conteúdo e elaborar estratégias de marketing, você sabe exatamente com quem está falando e pode direcionar melhor os seus esforços. 

  • Comprar seguidores nas redes sociais 

Não se engane! Comprar seguidores pode trazer algum resultado imediato, mas, ao longo do tempo, você vai perceber que caiu em uma armadilha. Muitas ofertas de seguidores trazem consigo e-mails spam, que nada acrescentam. Pelo contrário, você perde tempo e dinheiro com contatos que não existem. Além disso, as plataformas de redes sociais já possuem mecanismos de exclusão de contas falsas.

  •  Não produzir conteúdo relevante

Trabalhar com marketing digital e marketing de conteúdo agrega valor ao seu produto ou serviço. Produzir conteúdos não é uma tarefa fácil e deve ser planejada, por isso tome cuidado com temas cansativos e sem relevância para o seu público. Uma dica é humanizar o seu negócio, esclarecendo dúvidas dos clientes. Lembre-se de que conteúdo de qualidade é uma das melhores estratégias de conquista de clientes.

  •  Não ter um site

O site do seu negócio é o seu espaço, o local onde o cliente encontra todas as informações relativas ao seu negócio. Ter apenas redes sociais pode te deixar refém do algoritmo. 

É importante pensar que o site é sua propriedade e todo o seu conteúdo está ali, ao seu alcance, e não em plataformas que podem ter problemas e fazer com que você perca tudo. 

  •  Não monitorar a concorrência

Analisar a concorrência não significa copiar ações, mas observar possíveis erros e acertos de estratégia, tanto no seu negócio quanto no dos concorrentes. Essa análise influencia o sucesso do seu produto porque você pode aprender a agregar valor ao seu negócio. 

  •  Não mensurar os resultados

Acompanhar e monitorar os resultados e estratégias são práticas que precisam estar no radar de toda empresa. O monitoramento pode mostrar os resultados do tráfego no seu site, bem como as métricas das redes sociais e das suas Landing Pages, permitindo que você analise seus anúncios e campanhas patrocinadas. As métricas e os indicadores ajudam a ver o que está funcionando e o que precisa ser redirecionado ou aprimorado. 

Para saber mais, veja o conteúdo a seguir:

Saiba como fazer pesquisa de mercado e definir estratégias 

E aproveite os cursos do Sebrae:

Marketing digital para sua empresa: primeiros passos


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