this is an h1

this is an h2

Mon Jul 31 13:47:38 BRT 2023
Organização | CADEIA PRODUTIVA
8 dicas para melhorar a gestão de fornecedores no varejo

Saiba o que você pode fazer para tornar mais eficiente a gestão de fornecedores no seu negócio

· 11/04/2023 · Atualizado em 31/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma estratégia de gestão de fornecedores é muito mais do que comprar de um lado para vender em outro, pois requer ações que dizem respeito à definição de parâmetros de qualidade; ao gerenciamento da relação com empresas fornecedoras; ao controle das entregas e ao monitoramento constante de indicadores. Por isso, trazemos para o empreendedor oito dicas de como melhorar a gestão de fornecedores no varejo. Acompanhe!

  1. Faça uma boa seleção: verifique a situação da empresa, se é idônea, se tem boa reputação no mercado, se está com a documentação em dia, se está regularizado junto à Receita Federal, enfim, se ela atende às exigências da legislação. Isso pode evitar futuras dores de cabeça.
  2. Estabeleça negociação: observe o custo-benefício, pois nem sempre o melhor preço compensa. O seu fornecedor deve ser bom o suficiente para atender às necessidades do seu público-alvo, tanto no que se refere a produto como no que se refere a preço. Leve em consideração também aspectos como condições de pagamento, parcelamento, data de faturamento, serviços agregados, bonificações por quantidade, assistência técnica, entre outros benefícios que o fornecedor pode oferecer à sua empresa.
  3. Identifique objetivos: fica mais fácil selecionar os fornecedores e realizar as compras certas quando você tem em mente os objetivos e os propósitos da empresa.
  4. Mantenha um bom relacionamento: daí podem, inclusive, sair boas parcerias que vão trazer ganhos para todos - empresa, fornecedores e consumidores.
  5. Invista em tecnologias: softwares de gestão permitem, por exemplo, acompanhar o desempenho com a base dos fornecedores e controlar informações de modo mais ágil, seguro e confiável. As tecnologias possibilitam ainda criar ordens de pedidos e acompanhar compras, garantindo a racionalização e a otimização no que se refere à aquisição de mercadorias. Há ferramentas que permitem, até, automatizar a gestão. Então, use-as a seu favor!
  6. Compare propostas: não leve em conta apenas o preço, observe as vantagens que cada fornecedor tem para oferecer e decida por aquela que mais beneficia o seu consumidor e a sua empresa.
  7.  Conversar com clientes dos fornecedores: saiba quem são os outros clientes que o fornecedor atende e procure obter referências com eles.
  8.  Formalização do contrato: tenha o cuidado de detalhar claramente direitos e deveres de ambas as partes e formalize o contrato.

Acompanhe a série Gestão de fornecedores no varejo, com os artigos: Por que a gestão de fornecedores é importante para o varejo?; 8 dicas para melhorar a gestão de fornecedores no varejo; O uso da tecnologia na gestão de fornecedores no varejo; Descubra como escolher um software de gestão de fornecedores para varejo.

Saiba mais sobre o assunto acessando os nossos conteúdos: Gestão de compras e estoques e Gestão por resultados: saia do escuro e tome melhores decisões.

O Sebrae possui as soluções que você precisa para implantar uma boa gestão de fornecedores no seu negócio. Procure-nos! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora