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Mercado e Vendas | AMBIENTE DE VENDA
8 dicas para montar uma barbearia moderna

Listamos oito dicas para transformar barbearias tradicionais em espaços onde o cliente moderno pode relaxar e se entreter enquanto aguarda atendimento

· 22/02/2023 · Atualizado em 22/08/2023
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De acordo com a agência Euromonitor, o mercado brasileiro de beleza masculina representa 13% do mercado global. A previsão - segundo relatório da consultoria Research & Markets - é que este mercado movimente mais de US $70 bilhões até 2024. O Brasil é o segundo maior mercado mundial na categoria de produtos para o público masculino segundo a Abihpec.

Boa parte do mercado de beleza masculino é dominado por barbearias, modelos de negócios que se tornaram muito mais do que simples estabelecimentos e que fornecem serviços de corte de cabelo,  cuidados com a barba e muitos outros.

Hoje, uma barbearia moderna é projetada para que os clientes vivam uma experiência muito diferente se comparado ao tempo em que o público masculino dividia espaço com as mulheres nos salões de beleza. 

Nesse espaço dedicado a clientela masculina, o homem moderno tem a oportunidade de relaxar, beber uma cerveja, assistir a jogos de futebol, jogar sinuca e papear com os amigos enquanto aguarda a hora do atendimento.

Para quem pretende investir nesse nicho ou atualizar o espaço que já possui, é importante ficar atento a detalhes primordiais para o sucesso do negócio.

Veja abaixo 8 dicas para montar uma barbearia moderna: 

1 - Profissionalização

Assim como o público feminino busca salões de beleza que façam serviços que estão bombando na internet, os homens também buscam bons resultados quando procuram uma barbearia. A profissionalização é o segredo para atender as expectativas desse consumidor que está cada vez mais antenado com as últimas tendências. E cada vez mais exigente com a execução delas. Os profissionais barbeiros devem ter competências e habilidades para realizar os serviços, atender bem os clientes

Por isso, tenha bastante atenção com a escolha de sua equipe e sempre invista em cursos voltados para o atendimento do público masculino. E fique atento às principais novidades do mercado. 

2 - Perfil dos seus clientes

Conhecer o perfil dos clientes que você atende na barbearia é a chave para um atendimento de excelência. Por isso, implante um sistema de gestão no seu negócio que permita realizar cadastro de clientes e emitir relatórios para que você possa descobrir os serviços mais utilizados, a  média de gastos, a faixa etária e outras informações importantes sobre aqueles que consomem seus serviços.

3 - Aprenda a agregar valor ao seu negócio

Em marketing, quando falamos sobre agregar valor estamos nos referindo a aumentar a percepção de valor de um produto ou serviço através da experiência do cliente. Em palavras mais simples, tem a ver com a sua barbearia oferecer mais do que corte de cabelo e disponibilizar opções extras, como oferecer cerveja, um café espresso, um espaço para entretenimento ou uma decoração diferenciada ou mesmos serviços diferentes como cortes blindados, massagens,  barboterapia e outros.

4 - Use produtos de qualidade

Usar produtos profissionais de qualidade é fundamental para obter bons resultados. Por isso, na hora de repor o estoque da sua barbearia, opte por produtos e marcas que você conhece a qualidade e o resultado final que proporcionam aos clientes.

5 - Encontre bons fornecedores

Faça uma boa pesquisa antes da compra de produtos e conheça os fornecedores e/ou representantes de marcas na sua região. Fique atento, pois a escolha de um mau fornecedor pode comprometer a imagem da sua barbearia.

6 - Biossegurança e equipamentos de proteção

É muito importante investir em aventais, luvas e outros materiais descartáveis que mostrem que seu negócio se preocupa em manter a higiene local e em atender as normas da vigilância sanitária. Esse cuidado é obrigatório! 

7 - Invista na sua presença digital

Uma barbearia não será considerada moderna se não tiver presença e autoridade nas redes sociais. Sempre que possível publique fotos e vídeos do seu negócio no feed e no stories. Isso é essencial para atrair novos clientes e manter o relacionamento com os que já frequentam seu empreendimento. Se você não dominar essas tecnologias, veja a possibilidade de contratar alguém para ficar responsável por isso.  Faça os cursos Sebrae de Marketing digital.

8 - Fique atento ao feedback de seus clientes

Os seus clientes além de movimentar seu negócio dão avaliações importantes que devem ser levadas em conta. Esteja sempre atento ao feedback dos seus clientes! Se alguém manifestar alguma insatisfação, veja o que essa pessoa sugere para melhorar. Essa é a melhor forma de sanar os pontos fracos e potencializar os pontos fortes do seu negócio.

Conheça o Portal do Sebrae Beleza e saiba mais sobre empreendedorismo, mercado, tendências e como ser bem sucedido no seu  negócio.

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