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Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
8 dicas para vender artesanato pela internet

Saiba como empreender no e-commerce, sem dispensar a loja física e faturando em ambos.

· 16/06/2022 · Atualizado em 19/07/2022
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O universo das vendas on-line é um mecanismo dinâmico de comercialização, onde os produtos são vistos 24 horas por dia, diariamente.

Pensando em auxiliar cooperativas, associações e artesãos individuais a ampliarem suas vendas e alcançarem o mercado nacional e internacional, o portal Aprendendo a Exportar Artesanato, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, publicou várias dicas de como introduzir o artesanato no e-commerce.

Vamos às dicas?

8 dicas para vender artesanato no e-commerce

1. Formas de pagamento

No mercado digital, são várias as formas possíveis de pagamento e envio. Cada empresa, ao criar sua loja on-line, define as possibilidades que serão dadas ao cliente para que, na hora da compra, ele faça a escolha. O processo é rápido, eficaz e não depende da localização geográfica ou do fuso horário do comprador.

2. Escolha de embalagens

Opte por embalagens resistentes para o envio dos produtos, já que elas garantem que o produto chegue inteiro e intacto nas mãos do cliente. Em se tratando de artesanato, a proteção deve ser mais resistente ainda, pois, dependendo do local da compra, a viagem pode ser longa.

3. Contrate um seguro

A contratação de um seguro na hora do frete é uma decisão não só importante, mas que também pode evitar muita dor de cabeça.

4. Invista em um site confiável

Garantir um site seguro, livre de vírus e de outros riscos ao consumidor, com design e informações atraentes para agilizar a compra, também é essencial para ele não desistir de fazer sua aquisição.

5. Aprenda a mostrar o produto

A compra de artesanato pela internet é mais delicada, assim como o próprio produto. Lembre-se de que, pela internet, o cliente não pode tocar na peça, tendo apenas acesso visual a ela. Por isso, faça do seu site uma verdadeira vitrine, abusando de fotos bem produzidas, em diferentes ângulos, com recurso de zoom e informações detalhadas sobre cada produto. Faça de tudo para que o consumidor não tenha dúvidas na hora de dar o ok para a compra.

6. Concretize a venda de forma satisfatória

Mais do que uma possibilidade de aquisição, ofereça ao seu cliente uma boa experiência de compra - é assim que você deve se posicionar perante o consumidor também no mercado digital. Então, além de segurança e funcionalidade, procure garantir a efetivação dos negócios digitais. Não adianta realizar a venda e não ter como concretizá-la ou fazê-la de maneira que não satisfaça o cliente. Lembre-se de que cumprir o prazo para envio do produto é fundamental - ou melhor, vital - para seu negócio.

7. Crie campanhas promocionais

Aproveite as datas específicas, como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal, pois são ótimas oportunidades para criar campanhas promocionais que alavancam suas vendas, podendo servir também para atrair novos clientes. Elas podem ser criadas com base no produto e no preço e são estratégias para criar engajamento. 

8. Aprenda a se divulgar

Faça cursos on-line com dicas para você conseguir se posicionar no mercado digital. Absorva e coloque em prática todos esses conteúdos, porque é assim que você conseguirá mostrar que chegou para ficar no comércio eletrônico.

E, claro, não desanime, pois é inegável que as compras pela internet não são apenas uma tendência, como aumentam cada vez mais. E, para o artesanato, elas são uma ótima oportunidade, já que uma das maiores dificuldades dos artesãos sempre foi dar visibilidade ao trabalho e fazer com que suas produções chegassem até os clientes.

Uma sugestão é aprimorar suas estratégias constantemente, bem como seus produtos. Não é porque você os vende on-line que precisará dispensar a loja física. Lembre-se também de que a participação em feiras e rodadas de negócio é sempre uma boa oportunidade para os clientes conhecerem de perto o seu produto.

Saiba mais

Cursos pelo WhatsApp:

Primeiro, você aprenderá sobre a influência da internet nos negócios. Depois, você estudará o planejamento para vender pela internet  e como os pilares PRODUTO, PREÇO, PRAÇA e PROMOÇÃO agem nos resultados. Por fim, você conhecerá os canais de comunicação e de vendas on-line.

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Já pensou em expandir sua empresa para o mercado internacional? Veja, neste e-book, como se preparar para vender seus produtos e serviços para o exterior.


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