this is an h1

this is an h2

Wed Sep 21 20:14:44 BRT 2022
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
A Festa do Peão de Barretos

A Festa do Peão de Barretos é muito importante para a população local em termos culturais e econômicos. O megaevento é uma grande oportunidade para empreender.

· 08/09/2022 · Atualizado em 21/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Situada no interior do estado de São Paulo, a cidade de Barretos foi fundada em 25 de agosto de 1854 pela união de grandes extensões de terra onde foram constituídas fazendas com criação de gado. A área ficava na rota dos frigoríficos, e os peões vinham com suas comitivas desde Minas Gerais e do Centro-Oeste para entregar os animais aos frigoríficos da região. A história da Festa do Peão tem raízes nas brincadeiras que eles gostavam de fazer, montando cavalos bravos quando chegavam com suas boiadas na cidade. 

No dia 15 de julho de 1955, foi fundado o clube “Os Independentes”, em uma mesa de bar. Amigos se juntaram para montar um clube cujos membros teriam de ser maiores de idade, solteiros e independentes financeiramente. A intenção do grupo era arrecadar recursos para entidades assistenciais durante os festejos do aniversário da cidade de Barretos. 

Com esse clube, os rapazes, filhos de fazendeiros da região, realizaram a primeira festa em 1956. No começo, a festa era realizada em dois dias, com apresentações da catira, danças do folclore brasileiro, conjuntos de violeiros, queima do alho, desfile típico com carros de boi, conjuntos folclóricos e pau de sebo. Não havia eleição para a rainha, e o clube escolhia uma moça da cidade para ser a representante da festa. As primeiras eram realizadas em circos alugados, e naquela época, o rodeio substituiu as cavalhadas, que simbolizavam a luta dos cristãos contra os mouros e já se tornou a atração principal da festa, empolgando os participantes que se identificavam com o evento que misturava esporte com o trabalho diário nas fazendas.

Na década de 1960, o evento foi declarado de utilidade pública e oficializado por Lei Estadual. Participaram peões de vários países da América do Sul e grupos de danças folclóricas de várias regiões do Brasil e Sul-Americanas também. Já na década de 1980, a festa se concretizou como o maior evento country do país. Foi quando o clube ampliou seu patrimônio com a aquisição de uma gleba de 40 alqueires para a instalação do Parque do Peão. A internacionalização do rodeio veio com o início das montarias em touros em 1983. A 30º edição da festa, em 1985, foi realizada no novo espaço e levou milhares de visitantes de todo o país e dos EUA. Desde 1989, o evento é sediado em uma arena de rodeio projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Tradicionalmente no mês de agosto, a festa é realizada no Parque do Peão em Barretos-SP, com uma área de mais de dois milhões de metros quadrados, e é considerado o maior evento da América Latina. Foi também o primeiro evento desse gênero em todo o subcontinente. Desde então, a festa é realizada em uma tenda de circo, porém cresceu, se consolidou e hoje é considerada referência cultural sertaneja de alcance internacional, recebendo turistas e peões do mundo todo e do Brasil inteiro.

Neste ano, em sua 65ª edição, a festa do peão conta com os tradicionais rodeios, é claro, mas também com shows de música sertaneja e diversas atrações. Em 2022, após dois anos sem a festa pelas restrições da pandemia, a expectativa era ainda maior no palco culturando, que é um espaço de diversidade cultural da Festa do Peão onde aconteceriam mais de 100 apresentações com artistas de rua, festival de dança, bandas marciais e fanfarras. Calcula-se que foram mais de três mil artistas de 93 municípios e 13 estados da federação. 

Pelo tamanho e pela importância desta edição, ela prometia ser ainda maior em oportunidades de negócios para a região. A Festa sempre foi um importante gerador de receita e de emprego para toda a comunidade local, tanto no setor público como no setor privado, funcionando como local perfeito de inovação nos empreendimentos e aumento das vendas. Desta vez, o impacto previsto era ainda maior e vindo em boa hora, após dois anos de crise causada pela covid-19. No Estatuto da Associação dos Independentes, inclusive, estão previstas ações de responsabilidade social para arrecadar fundos que ajudem a manter instituições, dentre eles o Hospital do Coração, referência internacional em tratamento oncológico.

Venha valorizar a cultura do peão em Barretos e usufruir das oportunidades que a festa oferece!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?