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Fri Nov 25 11:45:49 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
A importância da Análise SWOT para os negócios

Saiba quais são as vantagens de aplicar a ferramenta Análise SWOT na gestão de projetos.

· Atualizado em 25/11/2022
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Conhecida em português como FOFA, a sigla inglesa SWOT é uma  abreviação das palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam, respectivamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Trata-se de uma ferramenta de planejamento estratégico que permite ao dono do negócio conhecer melhor a sua empresa e o mercado, tendo em vista que, por meio dela, ele consegue analisar a influência - tanto positiva como negativa - dos ambientes interno e externo na empresa.

Geralmente, a ferramenta é utilizada para analisar cenários antes de implementar algum projeto, ou seja, a análise serve para embasar estratégias e, principalmente, as tomadas de decisões, observando quais impactos que elas podem trazer para o negócio. Com certeza, isso aumenta as chances de acerto e, consequentemente, de sucesso.

Para entender melhor a importância da Análise SWOT, pense no ambiente interno do negócio: nele serão analisadas as forças e as fraquezas, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar. Tudo o que se refere ao ambiente interno da empresa está sob o controle dela, o que quer dizer que ela pode colocar em prática as mudanças necessárias assim que identificar os problemas.

Já no que se refere ao ambiente externo, são analisadas as oportunidades e as ameaças, o que inclui um estudo de mercado, dos concorrentes dos fornecedores, além do macroambiente político, econômico, social e cultural. Nesse caso, mesmo não conseguindo controlar alguns fatores externos, o empresário pode se preparar para novas tendências e novos cenários.

Ao realizar a Análise SWOT, a empresa leva em consideração vários fatores, como localização, tempo de mercado, produção, criação, atendimento, gestão, acesso à matéria-prima, relacionamento com os clientes, fornecedores, concorrentes, comportamento dos clientes, inflação, leis, novas tecnologias, entre outros que precisam ser analisados nas tomadas de decisões.

É importante destacar que o resultado da análise desses fatores é a obtenção de uma matriz 2×2, chamada Matriz SWOT, que divide os quatro pontos de análise entre fatores internos/externos e positivos/negativos. Com isso, será possível reforçar os pontos fortes da empresa, buscar a melhoria do que ainda precisa ser desenvolvido, identificar possíveis ameaças e preparar-se para o mercado.

Saiba mais

Em outro artigo da série, veja como aplicar a Análise SWOT em seu negócio. Para mais informações, entre em contato com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.


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