this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 17:41:14 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
A importância da transformação digital para as estratégias de ESG

Uma das estratégias que podem contribuir para atingir os objetivos de ESG está a transformação digital implantada nas indústrias.

· 07/03/2023 · Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A incorporação das dimensões ambiental, social e de governança (da sigla em inglês “ESG”, de “enviroment”, “social” e “governance”) pelas indústrias requer planejamento e comprometimento.

Afinal, trata-se de um movimento que pode transformar as relações de uma companhia com o mercado e, também, com seus colaboradores. Entre as estratégias que podem contribuir para cumprir os objetivos de boas práticas, existe a transformação digital, que pode ser aliada do meio ambiente. 

Uma dimensão importante na qual a transformação digital impacta em menos agressão à natureza é na substituição de impressões e armazenamento de papéis e documentos por assinaturas digitais e documentos eletrônicos.

Frente à necessidade crescente de poupar árvores, água e gerar menos CO2, o posicionamento das empresas em relação à sustentabilidade é constantemente examinado em termos de reduzir o uso de recursos naturais e comunicar devidamente essa atitude ao mercado, colaboradores e consumidores, públicos que cada vez mais exige o respeito à natureza antes mesmo de escolher produtos e serviços aos quais pretende aderir. 

Assim, companhias que fazem uso racional de energia, manejo de resíduos e seleção de matérias-primas de forma adequada, ganham pontos ao demonstrar compromisso ético e preocupação com as pessoas e com o meio ambiente.

Nesse sentido, a tecnologia se torna uma poderosa aliada ao fornecer diversos meios substitutos do uso indiscriminado de papel que era uma constante há até pouco tempo.

Formulários, documentos, contratos e papéis são, cada vez mais, substituídos por acordos digitais, assinaturas eletrônicas de certidões, propostas enviadas de forma on-line e outros. 

Digitalização e desenvolvimento sustentável 

Ferramentas tecnológicas contribuem para aumento na produtividade, entre elas a Internet das Coisas (IoT). Armazenamento de dados ganham em praticidade e segurança, uma vez que avanços tecnológicos criam métodos desenvolvidos especialmente para garantir a confidencialidade.

A tecnologia blockchain é capaz de preservar documentos com um grau de confiabilidade imbatível. Softwares de inteligência artificial reduzem o gasto de energia elétrica ao mesmo tempo que permitem um substancial aumento no tráfego de dados.  

Veículos autônomos, drones, armazéns com monitoramento de temperatura em tempo real, sistemas inteligentes e outras tecnologias emergentes até fazem surgir uma nova nomenclatura que deve ganhar o mercado: ESGD. O D, de digital, entra incorporado como um fator a mais de boas práticas que colocam o ser humano no centro.  

Saiba Mais: 

O que é transformação digital 

Como fazer a transformação digital  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora