this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 21:17:30 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A importância das pessoas no processo de transformação digital

Mais do que a adoção de tecnologias, a transformação digital necessita de pessoas engajadas que estejam preparadas e dispostas a fazê-la funcionar.

· 07/03/2023 · Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A transformação digital é uma realidade pela qual passam todas as empresas, numa reorganização estratégica provocada pela acelerada evolução tecnológica que experimentamos na Revolução Pós-Digital.

Este é um movimento impossível de se desviar, já que todas as pessoas acompanham as mudanças pelas quais passa o mundo em que vivemos.

Neste sentido, a competitividade de uma empresa está diretamente ligada à capacidade de entregar resultados mais consistentes de uma forma mais rápida - e mesmo os grandes nomes do mercado já aceleraram seus ritmos. 

Entretanto, engana-se quem pensa que a transformação digital é apenas a adoção de tecnologia: ela está diretamente ligada a pessoas. A implementação desta transformação afeta diretamente o modelo de negócios e a cultura da empresa, o que vai exigir o preparo e a aceitação dos colaboradores de modo a garantir engajamento e comprometimento para que o processo dê certo. 

Ao mesmo tempo, deve-se pensar nos consumidores que, cada vez mais, buscam alternativas de compras e contratação de bens e serviços de forma digital, seja para adquirir uma camiseta ou um eletrodoméstico, seja para ver um filme, seja para chamar um táxi ou o entregador de refeições. 

Portanto, está mais do que claro que a transformação digital é um caminho sem volta. Mesmo assim, um estudo de 2019 com 284 marcas com faturamento superior a R$ 1 bilhão indicou que apenas 4,9% das empresas brasileiras foram consideradas experts no assunto. A grande maioria, 65,8%, foi considerada iniciante ou básica. 

Mudança cultural

A transformação digital é, antes de tudo, uma mudança cultural dentro das empresas. É uma renovação do modo de funcionar que retira a burocracia dos processos, mas mantendo sua estrita ordem hierárquica.

As empresas, que já passaram por esta transformação, têm colaboradores mais engajados e com maior produtividade, porque permite a eles maior autonomia para tomada de decisões, o que aumenta a sensação de pertencimento ao time e, por consequência, de responsabilidade com os resultados do negócio. 

Um exemplo de um grande player que passou por esta mudança é o Itaú Unibanco, o maior banco privado do Brasil. A instituição financeira apostou em uma mudança baseada no conceito de lean digital transformation, um método que prima pelo alinhamento entre tecnologia, estratégias e pessoas, de modo a gerar valor para seus clientes com serviços mais ágeis e assertivos. 

Então, esta transformação foi além da criação de novos canais de atendimento e gerenciamento das contas por meio de dispositivos móveis.

O banco passou por uma mudança que o obrigou a agir na velocidade de uma startup, o que exigiu que seus colaboradores fossem preparados para acompanhar a velocidade que este modelo estratégico de negócio exige. 

Capacitação e incentivo 

A transformação digital é um processo irreversível que se acelera no mundo pós-pandemia, mas que vai além de implementar novas tecnologias em seu negócio: é preciso preparar gestores, líderes e outros colaboradores para este novo modelo.

Para isso, é necessário investir na capacitação que os prepare e, principalmente, os incentive a agir dentro destes novos moldes para que as mudanças se tornem parte da cultura da empresa. 

Se você necessitar de ajuda para entender como implementar a transformação digital dentro das pequenas empresas e como iniciar o processo, este material do Sebrae vai te ajudar bastante.

Além disso, essas perguntas e respostas podem dar mais informações sobre como e por que passar por esta mudança. Conte com a gente para o seu desenvolvimento! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?