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Sun Feb 05 22:01:19 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
A importância do Carnaval para o setor de turismo no Brasil

O Carnaval está chegando, e o Brasil cresce nesse cenário. Saber planejar é essencial para explorar o potencial da festa para o turismo e aumentar suas vendas.

· 16/01/2023 · Atualizado em 05/02/2023
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O Brasil é o país do Carnaval, e isso todo o mundo sabe. No dia 21 de fevereiro de 2023, comemoraremos o evento que é um dos mais importantes para o setor do turismo. Gente do mundo inteiro vem ao nosso país divertir-se, sair atrás do trio elétrico, desfilar nas escolas de samba, enfim, cair na folia. O potencial para o turismo, no país todo, é enorme, e se você tem negócios nesse setor, é sempre bom conhecer algumas estratégias para aumentar as vendas e atrair mais clientes. 

O Carnaval não é uma simples festa: além da enorme folia com escolas de samba, blocos de rua, cortejos e blocos, é um mercado que movimenta bilhões todos os anos. É uma verdadeira festa de oportunidades e atrai muitos investimentos. 

Como destaca a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção da movimentação financeira para o Carnaval deste ano de 2022 foi de R$ 6,45 bilhões. Esse número ainda não chega aos valores de 2020, antes da pandemia chegar ao Brasil (é 33,7% inferior ao observado no carnaval daquele ano), mas a expectativa para 2023 é que os números cresçam e apresentem uma reta ascendente para o próximo e demais anos. 

Embora para a maioria das pessoas a festa carnavalesca seja sinônimo de diversão e descanso, há uma boa parcela da população que vive o Carnaval muito além da folia. São empreendedores e empresários que aproveitam o período de Carnaval para testar suas ideias, testar novos negócios, ganhar uma renda extra e até mesmo animar os negócios de forma produtiva, para fugir das dificuldades ainda presentes no cenário econômico. 

Enfim, está na hora de fazer o seu planejamento estratégico, um item indispensável para uma boa gestão empresarial. Para ter uma ideia, o planejamento nas escolas de samba para um desfile que dura apenas 80 minutos, é realizado com um ano de antecedência, quando os carnavalescos reúnem-se para definir o próximo tema, enredo e demais ações, para que no dia do desfile tudo esteja pronto. Um ano de antecedência! 

No ambiente organizacional, não é (nem poderia ser) diferente. Empreendedores precisam se preocupar não só com a execução, mas com o planejamento. É um bom momento para buscar parcerias, participar de eventos, treinar os colaboradores com foco no bom atendimento. 

Analisar o mercado, as tendências de viagens, o perfil do turista é importante na hora de definir quais são as estratégias que irá tomar para atrair os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.  

Ah! Importante: se você é um microempreendedor individual e quer conhecer mais sobre alguns conceitos básicos como cliente, fornecedor, concorrentes, estabelecimento de metas, controle do dinheiro e análise de resultados, este curso do Sebrae é para você!  

Veja abaixo algumas estratégias para aumentar as vendas, não só no Carnaval, mas em qualquer data comemorativa: 

  • Promoções: uma das estratégias mais eficazes para alavancar as vendas. Os clientes sempre têm interesse por promoção, então, cabe a você saber usar isso ao seu favor. Crie promoções exclusivas que tenham uma data limite e divulgue-as o máximo possível.
  • Cartão-presente ou o vale-presente: também é uma maneira de facilitar para o cliente que ainda não sabe o que exatamente quer comprar ou dar de presente.
  • Gatilhos mentais: utilizar gatilhos mentais que sejam capazes de gerar a sensação de urgência e escassez é algo fundamental para que você consiga melhorar suas estratégias de vendas no turismo em um curto prazo. Consumidores que percebem que existe uma boa oferta, ou que um produto logo não estará mais disponível acabam tendendo a comprá-los, muitas vezes, por impulso.
  • Ofertas de nicho: aposte e trabalhe ofertas e promoções, focando em apenas um único nicho, e coloque os seus esforços ali naquele momento. Ofertas segmentadas tendem a ter uma conversão muito maior, principalmente por conta da grande especificidade que possuem. A comunicação e a criação de campanhas ficam mais assertivas.
  • Storytelling: uma técnica que permite a alguém contar histórias de maneira interessante e valorosa para o seu respectivo público. Por exemplo, histórias dos clientes que utilizaram seus serviços e como foram as experiências vividas ou a história da sua empresa e o porquê ela trabalha com esse segmento de público.
  • Parceria com influenciadores de viagens: certamente, existem influenciadores na sua região que podem acabar sendo de grande valia para a sua marca. Esses influenciadores não precisam ter milhões de seguidores. Pessoas relativamente conhecidas já podem trazer bons resultados. Entre em contato com elas e proponha parcerias que sejam interessantes e lucrativas para todos os envolvidos.
  • Upsell: um método de vendas em que você dá a opção ao cliente de comprar um item adicional ou uma versão melhor do produto. Ofereça aos seus clientes pacotes maiores e ou melhores para eles.
  • Redes sociais: as redes sociais fazem parte da vida das pessoas. Atualmente, estar nas redes sociais é quase um imperativo para atrair novos clientes e obter sucesso nos negócios. São ferramentas poderosas de comunicação para atrair e fidelizar clientes. Aliás, o Sebrae preparou algumas dicas para que você possa usar as redes sociais de forma estratégica e trazer retorno direto aos seus negócios.

Lembre-se: conhecer melhor seu cliente e aprender a valorizá-lo cada vez mais é essencial. Clique aqui e saiba como reconhecer a importância de criar valor para os clientes. 

Essas são algumas estratégias que podem (e vão!) ajudar a vender ainda mais o seu negócio. Planeje a festa e prepare-se para crescer. E viva o Carnaval! 

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