this is an h1

this is an h2

Wed May 24 21:02:39 BRT 2023
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO SOCIAL
A importância dos pequenos negócios rurais

Os dados revelam o quanto esses negócios são importantes para a economia e para a população de modo geral.

· 10/02/2023 · Atualizado em 24/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Empreendedorismo rural é uma forma de gerar novas oportunidades para o desenvolvimento de soluções no agronegócio. Os empreendedores do campo atuam em diversos segmentos, tais como na venda de produtos, em consultoria, no desenvolvimento de tecnologias para o campo e na agricultura familiar.

As propriedades rurais brasileiras de pequeno e médio porte são compostas por grande parte dos agricultores do país, geralmente trabalhadores rurais que produzem diversas culturas com pouca tecnologia e mão de obra familiar.

Ocasionalmente, essas propriedades são desprovidas de aplicação de técnicas, tecnologias e conhecimentos. Diante disso, sua produção agropecuária e agrícola é de baixa produtividade. Mas, mesmo com as adversidades, esses produtores respondem por grande parte dos alimentos dispostos no mercado interno. Ou seja, boa parte dos alimentos da mesa dos brasileiros é oriunda dos pequenos agricultores.

O Sebrae realizou a pesquisa de imagem dos pequenos negócios rurais que teve o objetivo de monitorar como os brasileiros percebem os pequenos negócios rurais. A sondagem foi realizada via internet e foi divulgada nas redes sociais e na página do Sebrae. As respostas foram coletadas durante o período de 20/02/2018 a 12/03/2018 e contou com 1.133 respostas.

A seguir, os principais resultados do estudo:

Comprar dos pequenos produtores rurais é uma prática comum entre os brasileiros. Quase 70% dos entrevistados afirmaram que têm o hábito de comprar produtos diretamente dos produtores, em feiras, no próprio local de produção ou por meio de entrega em domicílio.

Os produtos adquiridos são, geralmente, legumes e verduras, sejam eles orgânicos ou não. Laticínios e frutas são o segundo grupo de produtos que os brasileiros mais compram diretamente dos pequenos produtores rurais.

Os brasileiros adquirem, com frequência, produtos diretamente dos pequenos produtores rurais. 55% dos entrevistados relataram que compram mais de uma vez por semana. Esse resultado é coerente com o tipo de produto comprado, uma vez que legumes e verduras são altamente perecíveis.

A qualidade é o atributo mais importante no processo de compra. Chama atenção o fato de que o preço não figure entre os atributos mais importantes para esse tipo de produto.

Os brasileiros confiam na qualidade dos produtos produzidos pelos pequenos produtores rurais. Ao avaliarem esse atributo, dando uma nota de 0 a 10, onde 10 significava “confio totalmente”, 43% atribuíram notas 9 e 10, e a nota média ficou em 8, apontando um alto nível de confiança na qualidade desses produtos.

Os consumidores brasileiros ficaram divididos quando questionados se achavam que os produtos produzidos pelos pequenos produtores rurais são fáceis de serem encontrados. Ao avaliarem esse atributo, dando uma nota de 0 a 10, onde 10 significava “são fáceis de se encontrar”, 56% atribuíram notas baixas e 44% notas média ou altas. A nota média foi de 5.8, apontando que tais produtos não são muito fáceis de serem encontrados.

Saiba mais:

Se precisar, procure a ajuda especializada do Sebrae, no seu estado.

Artigo criado a partir do conteúdo do DataSebrae:

https://datasebrae.com.br/imagem-dos-pequenos-negocios-rurais/

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?