this is an h1

this is an h2

Mon Sep 26 01:32:19 BRT 2022
Inovação | DESIGN
A influência da cor do botão “comprar” em sites de comércio eletrônico

Uma ferramenta muito comum no e-commerce, o botão “comprar” pode ganhar a cor adequada e, quem sabe, atrair mais cliques e compradores para os produto.

· 11/04/2014 · Atualizado em 26/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Pequenos detalhes podem fazer a diferença nos negócios. Uma ferramenta muito comum no comércio eletrônico, o botão “comprar”, pode ganhar a cor adequada e, quem sabe, atrair mais cliques e compradores para os produtos oferecidos.

Esse é mais um aspecto que pode ser pensado pelo empreendedor na hora de planejar seu site de vendas.

O jornalista e editor do Webinsider, Vicente Tardin, foi provocado por um internauta pelo Twitter e resolveu investigar o assunto com especialistas da área de design e de arquitetura da informação. O resultado está publicado no Webinsider, em artigo intitulado “Qual é a melhor cor para o botão Comprar?”.

Em resposta para a pergunta, a arquiteta de informação e consultora de userexperience, Íris Ferrera, afirmou que tons quentes e vermelhos seriam as melhores escolhas. “Eu posso dizer pelo meu conhecimento em usabilidade que uma cor que seja quente e transmita paixão, vontade e urgência é a melhor opção para colorir um botão de e-commerce, pois a compra, geralmente, é impulsiva”, destacou.

Já o designer Eduardo SantosAgni, sugeriu algumas leituras – a maioria em inglês – relacionadas com o tamanho dos botões, a influência das cores nas vendas e o uso de imagens como os carrinhos de compras das grandes lojas.

Vicente Tardin conseguiu reunir, ainda, dicas enviadas pelos próprios internautas que seguem o Twitter@webinsider. Everton Pugsley é um dos exemplos. Ele sugeriu o infográfico “Como as cores afetam as compras”, que traz números de pesquisas e percepções de parte do público dos Estados Unidos.

O texto é de 2011, mas o tema continua atual. Leia a íntegra do artigo no Webinsider.

Veja abaixo o infográfico "Como as cores afetam as compras"

 

É preciso testar

No meio digital, é essencial testar. Mesmo com tendências e pesquisas, o fato é que só saberemos o que funciona com nosso público, se testarmos. E, isso vale para a cor e tamanho dos botões no seu e-commerce também!

Dan Siroker, responsável pela otimização das páginas da campanha do ex-presidente dos EUA, Barack Obama, compartilhou um pouco mais sobre a sua experiência em 2007. Para encontrar as imagens, tamanhos e cores que tivessem melhor desempenho para Obama, foi preciso fazer muitos testes. 

Para isso, uma boa sugestão é ficar de olho no seu Google Analytics. Ali, você consegue dados reais de acesso para entender se a cor ou tamanho do seu botão está convertendo ou não!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?