this is an h1

this is an h2

Tue Jan 31 21:31:56 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
A magia da mixologia! Oportunidade de negócios no segmento de bebidas

Combinar sabores e ingredientes para criar drinks é a base de uma nova profissão: a mixologia, sucesso no segmento de bebidas.

· 23/01/2023 · Atualizado em 31/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se tem uma profissão no setor de bebidas que está em alta é a de mixologista, e engana-se quem pensa que o mixologista e o bartender fazem a mesma função. Podemos até dizer que todo mixologista é um bartender, mas… nem todo bartender é um mixologista. Afinal, qual é a diferença?

O modo de trabalho dos dois é praticamente o mesmo, e não existe uma formação específica para cada um deles. O que podemos afirmar é que o mixologista possui um conhecimento maior sobre os destilados. Normalmente, ele tem um compromisso com a qualidade, utilizando técnicas e métodos de produção de insumos naturais, além do estudo e conhecimento da coquetelaria clássica e contemporânea.

É claro, que, nesse processo, precisa estar sempre por dentro das novas tendências do mercado. Nesse sentido, podemos dizer que o bartender é um potencial profissional da mixologia. Ou seja: o mixologista é um bartender que se aprofundou nos conhecimentos para desempenhar a sua função.

É importante lembrar que a mixologia faz uso de técnicas da gastronomia para o preparo de bebidas. Assim, o mixologista mescla métodos de gastronomia aos drinks e transforma magicamente a experiência sensorial de quem vai beber. Em suas funções, esse profissional faz uso dos conhecimentos de um sommelier com os de um chef de cozinha.

Cabe destacar que a contratação de um mixologista é um investimento na estratégia de agregação de valor ao produto, pois atrai os clientes pela inovação em novas experiências no preparo de drinks. Ao investir nesse profissional, são inúmeras as possibilidades, como, por exemplo, poder realizar uma parceria com o chefe na preparação e harmonização de pratos, por isso o valor agregado justifica a precificação.

Além da “alquimia” da bebida com especiarias, é versátil, pois pode ser com ou sem álcool, basta entender quais são os ingredientes que se harmonizam e que produzem o melhor encantamento na experiência.

Esse profissional também pode atender em restaurantes, bares, hotéis. A criação dos seus drinks será sua carta de coquetéis. Ele pode atuar ainda como um consultor ou até mesmo em indústrias de bebidas.

A mixologia molecular

Já ouviu falar em mixologia molecular? O nome é estranho, parece até de cunho científico, não é mesmo? O termo, de fato, é utilizado para referir-se ao processo de criação de coquetéis com equipamentos científicos, o que já é bem comum na gastronomia molecular.

É o uso desses equipamentos que permite a criação de uma variedade maior de sabores, texturas e efeitos, melhorando a experiência degustativa dos drinks. Isso porque eles conseguem promover a alteração da estrutura das matérias dos ingredientes: uma bebida pode transformar-se em uma gelatina ou espuma, por exemplo. Imagine o efeito disso para os paladares apreciadores de experiências diferenciadas com as bebidas! São detalhes como esse que promovem uma verdadeira explosão de sabores e encantamento pela experiência do cliente.

O segmento de bebidas no pós-pandemia está se reinventando para atender as novas tendências e o novo público. A intenção dos estabelecimentos é proporcionar cada vez mais a melhor experiência para o seu cliente. Para tornar-se um mixologista, é preciso muito foco e estudo, sabendo harmonizar sabores, além de combinar ingredientes e técnicas de gastronomia clássica e molecular.

Então, não fique fora dessa tendência, procure o Sebrae e saiba mais sobre o assunto.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?