this is an h1

this is an h2

Tue Feb 14 17:41:18 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Agências de viagens on-line se consolidam no setor

A facilidade de compra pela internet e o baixo investimento para a criação de uma agência de viagens on-line apontam para um modelo que veio para ficar.

· Atualizado em 12/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Aeroportos cheios, hotéis ocupados e o aumento dos anúncios para venda e compra de passagens via internet mostram o crescimento da área de turismo no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav), o setor já faturou mais de R$ 8,7 bilhões só com os negócios feitos pela internet. Esse crescimento aumentou o interesse pela criação de agências de viagens on-line. Em inglês, elas recebem a sigla OTA (On-line Travel Agency).

É fácil entender a opção de clientes e agentes de viagens pela internet. Para o cliente, é cômodo agendar a hospedagem em hotéis a qualquer hora, reservar ou comprar passagens e pacotes de viagem, pesquisando os melhores preços e condições sem sair da frente de seu computador. Já, para o agente, torna-se bastante atrativo o baixo investimento, aliado à possibilidade de prestar um ótimo atendimento, além de captar novos clientes. Por meio do computador, a agência pode encantar o cliente com um site bem estruturado que substitui a loja física e a mesa com folhetos coloridos. Será ainda melhor, se o site permitir a comunicação por aplicativos de celular e redes sociais. De sua estação de trabalho, o agente torna-se um intermediário de toda a cadeia turística, ou seja, se a empresa aérea, o hotel, o trade trabalharem bem, ele e o cliente serão bem-sucedidos. 

Como surgem as agências de viagens on-line?

Muitas agências de turismo on-line foram criadas por pessoas que foram gerentes ou funcionários em um ou mais ramos ligados ao turismo. Ao iniciar sua agência on-line, alguns agentes optam por comprar uma plataforma já disponível no mercado que atende aos requisitos básicos do negócio, mas muitos preferem criar o site do zero, totalmente adaptado à sua forma de atender sua clientela. 

Por trás da praticidade do site, o sucesso da agência baseia-se nos acordos, contratos e contatos com toda a cadeia de negócios turísticos, o que exige um conhecimento profundo do setor, para gerar as comissões e bônus que contribuem para o incremento do faturamento da agência. 

Um setor que vem utilizando muito os serviços das agências de viagens on-line é o hoteleiro. O motivo é que estas agências acabam atuando como um canal de marketing e de distribuição. Cada vez mais, hóspedes em potencial, buscam OTAs para pesquisar hotéis, ler avaliações e comparar preços com facilidade. Aqui, fica a dica para uma boa oportunidade de negócios.

Projeções para o mercado de turismo

No momento, o mercado de turismo apresenta agências físicas bem-sucedidas e agências de turismo on-line ganhando cada vez mais clientes. Há quem aposte num futuro em que agentes, fornecedores e clientes terão só a internet como base de negócios. Isso só o tempo dirá, mas o fato é que as OTAs vieram para ficar, por isso, se você é um empreendedor de turismo ou pretende entrar para este mercado, não perca tempo.

O Sebrae é uma excelente fonte de informações para quem se interessa por abrir uma OTA. Você pode dar uma olhada nestes cursos: Agencia de turismo online - Sebrae, Segmentação de mercado, Como analisar o mercado - Sebrae, pois servirão como pontos de partida para você se certificar de que a agência de turismo on-line é a melhor forma de ingressar nesse mercado.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?