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Mon Feb 13 00:48:21 BRT 2023
Inovação | REDE SOCIAL
Algoritmos: como funcionam e seu impacto nos negócios

Conhecer os algoritmos que comandam a internet ajuda o empreendedor a avaliar o comportamento dos usuários e conseguir resultados melhores para seu negócio.

· 16/01/2023 · Atualizado em 13/02/2023
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Há pouco mais de uma geração, ninguém falava em “algoritmos”, a não ser que fosse matemático e/ou trabalhasse com computadores em bancos, grandes empresas, governos. Hoje, eles estão por toda parte, são citados toda hora, regulam boa parte do nosso trabalho e estão por trás da forma como aprendemos, lemos, nos informamos. Sem os algoritmos, o ecossistema digital no qual vivemos não existiria. 

Mas, afinal, o que são esses “algoritmos”?

São tecnologias que fazem parte da evolução tecnológica que testemunhamos nas últimas décadas. Tecnologias que se tornaram cada vez mais complexas com o passar do tempo, em um esforço contínuo para entender o comportamento das pessoas enquanto navegam na internet. E não só…

Quando o termo algoritmo aparece, a maioria das pessoas pensa em códigos complexos demais para serem compreendidos pelas pessoas comuns. Pode ser, mas, em verdade, o conceito e a aplicação prática dessas tecnologias são mais simples do que parecem.

O algoritmo pode ser definido como uma sequência de raciocínios, operações e instruções visando a alcançar um objetivo. Os passos devem ser finitos (definidos) e operados de forma sistemática.

Podemos compará-los a uma receita culinária ou manual de instruções de um aparelho, por exemplo.

A ideia de uma receita é uma ótima comparação…

Vamos, então, imaginar o caso de uma receita culinária. Nela, estão contidos todos os ingredientes necessários para fazer determinado prato. Esses seriam os dados de entrada no universo dos algoritmos.

Em seguida, temos os passos para executar a receita, que seriam os processamentos de dados e as instruções lógicas.

Ao utilizar todos os ingredientes e os passos da mistura, você chega ao prato finalizado. Pensando na receita como algoritmos, você atinge um resultado.

No caso das redes sociais, os algoritmos existem para fazer com que pessoas encontrem conteúdos, produtos ou serviços que estão em conformidade com o que elas pensam, os seus gostos, sonhos ou desejos. Basicamente, esse é o objetivo principal dessas tecnologias e o que justifica a sua existência.

O algoritmo conta com uma entrada de dados, chamada de input, e uma saída de informações, denominada output – input e output. É importante entender que um algoritmo tem a sua justificativa ou um motivo para ser utilizado, de acordo com o objetivo específico que se pretende atingir.

À medida que os algoritmos vão absorvendo dados sobre os usuários de uma plataforma, eles  tornam-se mais complexos, pela necessidade de considerar outras situações. Assim, eles vão crescendo e exigindo mais processamento de mais dados para criar mais cenários possíveis.

O funcionamento dos algoritmos nas redes sociais

Os algoritmos funcionam de forma totalmente automatizada. E os desenvolvedores desse tipo de tecnologia, seus criadores, mantêm segredo sobre os cálculos que o sistema faz para entregar conteúdo para o usuário.

Para cada tipo de negócio, existem suas próprias formas de gerenciar e utilizar seus algoritmos específicos. Assim, cada mecanismo possui suas próprias características. Mecanismos de pesquisa têm seus próprios motores e sistemas para apresentar as melhores opções para o usuário.

O mesmo acontece com as redes sociais. O mais importante é entender que as interações, ou o engajamento, têm um peso considerável neste trabalho constante que avalia o comportamento dos usuários. Nas redes, o que se quer, afinal, é conhecer o usuário, saber o que ele espera, o que ele pretende, o que ele busca.

O caso Google

O algoritmo do Google, por exemplo, é um dos mais famosos. Vale bilhões e seu código, sua “receita”, é mantida sob o mais absoluto sigilo.

O PageRank, como é chamado, foi criado em 1998 e programado para rastrear os resultados de pesquisas, classificadas por relevância. Essa “relevância” é medida pela quantidade de sites vinculados à página, pelo número de acessos, pela qualidade de informações, entre outros dados. Que tipo de dados se buscam e de que forma eles se relacionam? Segredo, que poucos sabem…

Enfim, para que serve o Google? O sistema, o buscador, consegue separar sites que, efetivamente, têm um “bom conteúdo” para apresentar aos usuários quando pesquisam por algum termo. Para cada busca, um conjunto de respostas se encaixa melhor, um conjunto de páginas (ou sites) tem aquilo que quem fez a busca quer encontrar. 

Atualmente, o algoritmo do Google analisa questões como:

  • Preferências do usuário.
  • Dispositivo utilizado para acessar a página.
  • Qualidade do conteúdo.
  • Localização do usuário.

Na prática, funciona da seguinte forma: imagine que você deseja pesquisar por “alimentação” no Google e digita o termo “dieta low carb”. Em fração de segundos, o algoritmo busca sites confiáveis, que têm conteúdos de qualidade e relevância, de acordo com os cálculos feitos com os dados extraídos ao longo de um tempo.

Assim, ele apresentará conteúdos que podem ser relevantes para o usuário. Quem está pesquisando, normalmente fica feliz com o resultado e considera o Google um mecanismo confiável. Por isso, o sucesso do buscador (os mais velhos lembrarão que havia muitos buscadores antes do Google, mas o algoritmo desse último se provou superior a todos os outros métodos de busca…).

Redes sociais: o caso Facebook

O Facebook foi pioneiro na utilização desses elementos: categorizar posts e utilizar critérios para definir o que será exibido ou não para cada tipo de usuário, de acordo com a sua preferência.

A rede social mostra os conteúdos que considera mais relevantes para o usuário, de acordo com o comportamento, o engajamento e a preferência dele. Todos esses dados são extraídos à medida que a pessoa vai navegando pela rede, abrindo perfis, participando de comunidades ou curtindo publicações.

Conforme o usuário vai tomando essas atitudes, ele alimenta o algoritmo que entende que esses conteúdos são relevantes para ele.

Outras redes, como Instagram e Twitter, possuem seus próprios algoritmos, de acordo com os objetivos de cada uma.

Para sua empresa atingir seu público nas redes que escolher, algumas práticas ajudam a obter melhores resultados, que se traduzem em mais visualizações no seu perfil, aumento no número de seguidores e engajamento, com reflexo positivo em vendas e fidelização de clientes.

São elas:

  1. Defina sempre os melhores horários para postar.

É simples: se você fizer suas publicações quando mais pessoas que fazem parte de seu público estão disponíveis para vê-las, é natural que as postagens tenham mais interações, o que vai demonstrar ao algoritmo que o seu perfil é relevante para este público.

  1. Tenha um “bom relacionamento” com seus seguidores

Trocar mensagens com as pessoas que seguem os perfis das suas empresas gera engajamento nas publicações feitas e mostra para os algoritmos das redes sociais que as publicações feitas pelo seu perfil empresarial são relevantes para o público que as segue.

  1. Crie bons conteúdos

É essencial que eles sejam interessantes e façam com que os seguidores queiram compartilhar essas postagens com outras pessoas. Ter em mente o conhecimento do seu público ajuda a entender o tipo de publicação que ele mais gosta de receber.

  1. Crie uma rotina de postagens.

Isso demonstra aos algoritmos que você está presente na rede social e que tem responsabilidade com o seu próprio perfil.

  1. Tenha uma identidade visual

A sua identidade visual deve ser inserida em suas publicações, nos seus perfis. Mas faça isso de uma maneira sutil. Você pode, por exemplo, inserir sua marca em pequenos espaços nas fotos que postar, em vídeos ou outros tipos de conteúdos visuais.

  1. Utilize as ferramentas disponíveis

É muito importante aproveitar as opções e funcionalidades que são oferecidas pelas próprias plataformas. Elas criam funções diferentes para garantir o entretenimento dos seus usuários, que ficarão mais ligados à plataforma, aumentando o tempo de acesso. Utilize essas funcionalidades para que o algoritmo perceba sua intenção de disseminar um conteúdo de valor.

  1. Invista em anúncios

Por meio deles, é possível segmentar, de forma muito específica, as pessoas que receberão aquele conteúdo e aumentar o alcance de sua publicação. Essas estratégias devem ser mescladas com postagens orgânicas, aquelas que não são anúncios. Os anúncios patrocinados potencializam o acesso de novas pessoas ao seu perfil e aumentam o engajamento nas publicações que levam pessoas aos seus canais de venda.

  1. Aposte em influenciadores

Se existem pessoas compartilhando seu perfil — seja por meio de repostagens, seja por marcações das suas redes sociais em outras publicações —, isso é muito bem-visto aos olhos dos algoritmos.

Gostou dessa rápida história dos algoritmos, de sua importância - e de como eles podem ajudar seu negócio a crescer? Leia mais sobre isso, clicando aqui.

Você acha que o alcance das postagens de sua empresa no Instagram já não é mais o mesmo? Clique aqui e veja como lidar com isso.

Você quer saber como usar o reel para alavancar seu conteúdo no Instagram? Clique aqui e saiba mais.

Você quer saber como usar o Tik-Tok para alavancar seu negócio? Veja algumas sugestões de como fazer isso clicando aqui.

Os algoritmos vieram para ficar, e conhecer um pouco mais sobre eles e como eles funcionam pode, sim, ajudar muito seu negócio a crescer.

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