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Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Alimentos congelados, uma oportunidade de negócios

Fazer uma das refeições em casa pode ser uma alternativa mais prática e econômica, especialmente em épocas de crise, quando um dos objetivos é reduzir os gastos

· 16/02/2023 · Atualizado em 10/03/2023
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Esse pode ser o cenário perfeito para quem deseja empreendedor no ramo de alimentação, pois o que se observa ao longo dos últimos anos é o crescimento do mercado de alimentos congelados. Essa opção se intensificou durante o período de pandemia de covid-19, como uma alternativa econômica e prática para aqueles que precisam cozinhar diariamente e alimentar-se, antes de enfrentar uma rotina de trabalho intensa.

Se você, empreendedor, ficou interessado nesse segmento de alimentos congelados, é importante destacar que estamos falando de um mercado global avaliado em cinco bilhões de dólares em 2021, com previsão de atingir seis bilhões de dólares até 2027.

Mas, quais são as principais vantagens para quem desejar empreender nesse mercado? 

  • Alta margem de lucro: no caso de refeições prontas, é possível comprar os ingredientes a um valor reduzido, principalmente no caso de quantidades maiores, e agregar um alto valor por meio da qualidade de preparo, embalagem, entre outros diferenciais. 
  • Baixo investimento inicial: o capital necessário para iniciar um empreendimento de alimentos congelados é muito menor em comparação a outros modelos de negócio do setor alimentício, como restaurantes e produtos exclusivos para o varejo, possibilitando um início com riscos menores e estruturação mais rápida. 
  • Possibilidade de fidelização de clientes: a produção de alimentos congelados permite criar pacotes e serviços recorrentes com descontos para os clientes, garantindo uma maior fidelização e maior volume de vendas. 
  • Múltiplos canais de venda: é possível vender alimentos congelados por meio de marketplaces, redes sociais, além do fornecimento para empresas e pontos de venda no varejo. 
  • Ampla variedade de produtos: o segmento dispõe de uma grande diversidade de sabores que podem ser comercializados ou até elaborados pelo empreendedor, além de nichos de mercado que são grandes oportunidades para se destacar no mercado. 

Em relação ao mix de produtos, é importante avaliar o que poderá ser oferecido:

  • Marmitas e produtos fit. 
  • Linha de refeições gourmet. 
  • Produtos para veganos. 
  • Alimentos especiais para consumidores com dietas restritivas. 
  • Snacks. 
  • Panificação. 
  • Sobremesas. 
  • Receitas com toque caseiro. 

Por fim, algumas dicas e recomendações que poderão ajudá-lo nessa jornada empreendedora: 

Teste novos produtos e sabores: desenvolva sabores que se destaquem no mercado, seja pela mistura de ingredientes ou por estratégias de marketing, como nomes criativos ou temáticas específicas, como pratos de determinada região ou com ingredientes que estejam em alta no momento.

Invista na apresentação dos produtos: capriche tanto nas fotografias de apresentação dos produtos para redes sociais e cardápio quanto nas embalagens, utilizando materiais que agreguem valor ao produto e com detalhes personalizados para destacar sua marca.

Explore promoções com pacotes maiores e assinaturas: crie promoções focadas na fidelização do cliente, seja com descontos, no caso de compras semanais, ou até assinaturas, que são tendência no segmento de marmitas, para garantir um volume maior de vendas com menor esforço e custo para captação de clientes.

Planeje a expansão do seu negócio: explore as opções de produção, gestão e comercial do seu negócio que tenham menor risco e melhor custo-benefício, principalmente no início da operação, mas não se esqueça de planejar como será a expansão da empresa, fomentando o potencial de crescimento do empreendimento. 

Lembre-se, estratégias como a diversificação de sabores e a especialização em nichos podem ser uma oportunidade no desenvolvimento do seu negócio.  

Fonte: Sebrae/SC 

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