this is an h1

this is an h2

Wed Jul 26 11:59:06 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONCORRENTE
Analisando os concorrentes no varejo

Entenda as vantagens dessa estratégia para o seu negócio no varejo

· Atualizado em 26/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

No varejo on-line, a concorrência está a um clique do mouse ou a um movimento qualquer do dedo na tela do celular ou do tablet. Isso mesmo! No comércio virtual é muito mais fácil para o consumidor entrar em contato com a sua concorrência porque as facilidades de acessar quem vende produtos como o seu ou semelhantes ao seu são muitas.

Porém, nem sempre o seu concorrente é somente aquele que vende o mesmo produto (caso da concorrência direta). Quem vende um produto diferente do seu, mas tem o mesmo público-alvo que o seu também pode ser considerado seu concorrente (caso da concorrência indireta).

Por isso, é fundamental não só identificar quem é o seu concorrente, mas entender como se faz uma análise de concorrentes. O Sebrae, além de material para análise de mercado, dispõe de serviço de consultoria que pode ajudar o varejista nesse sentido. É importante destacar a necessidade de definir critérios claros de comparação, além de analisar a concorrência nos diversos pontos de contato com o cliente (on-line e off-line).

Entre as vantagens de utilizar a estratégia, o varejista consegue tomar decisões mais assertivas, baseadas em dados e informações concretas, e não em “achismos”. Outro benefício importante é a melhoria do produto e dos serviços, o que se reflete na satisfação dos clientes e, consequentemente, em mais vendas.

Como fazer a análise da concorrência?

Quer fazer a análise e não sabe por onde começar? Temos como sugestão para você o vídeo Como fazer análise da concorrência, mas também trazemos algumas dicas importantes:

  • O primeiro passo é conhecer verdadeiramente a sua empresa, senão você não vai conseguir comparar de forma realista o seu negócio com a concorrência;
  • Depois, defina por que você quer fazer a análise do mercado e quais são os objetivos da análise, pois isso vai clarear o foco da pesquisa e da análise;
  • Defina quem são os seus concorrentes diretos e indiretos;
  • Defina critérios de avaliação em conformidade com os seus objetivos, como, por exemplo: atendimento aos clientes; design do e-commerce; linguagem usada; formas de entrega; preço e variedade dos produtos, entre outros;
  • Elabore um método de coleta de informações e dados, lembrando que você pode usar as redes sociais, o Reclame Aqui, Google Alerts, Google Trends e outros meios digitais em que é possível analisar a concorrência sem burlar a lei;
  • Analise os dados juntamente com outros setores da empresa para definir um plano de ação.

O Sebrae preparou a série Concorrência no varejo on-line (Como concorrer com os grandes varejistas; Analisando os concorrentes; Aprendendo com a concorrência), em que você vai entender que muitas lições podem ser aprendidas com o seu concorrente, criando a oportunidade para que seu negócio se torne mais competitivo no mercado.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?