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Tue Feb 21 21:15:14 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA
Aplicação da realidade aumentada nos pequenos negócios

A realidade aumentada faz parte da transformação digital e incorpora recursos e objetos virtuais a um ambiente real e possui aplicações em diferentes segmentos.

· Atualizado em 21/02/2023
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Atualmente, a transformação digital como processo social é determinante para o sucesso das MPEs e MEIs. A transformação digital não deve ser confundida com a simples implementação das tecnologias. Trata-se de uma mudança de cultura. Isso porque ela utiliza a tecnologia para resolver problemas e aprimorar processos dentro das organizações. 

Os benefícios da transformação digital nas empresas são inúmeros. Entre eles, está a redução de custos e otimização dos processos, o que gera mais resultados; maior acesso a produtos e serviços, além do fortalecimento do relacionamento com clientes. As empresas possuem ferramentas para coletar e armazenar informações sobre os clientes e suas interações, o que permite um melhor direcionamento do atendimento. 

Nesse cenário de transformação digital, aparece o conceito de realidade aumentada, que propõe a combinação de cenas do mundo real com o virtual, oferecendo ao usuário uma maneira intuitiva de interagir com determinada aplicação. 

Realidade aumentada

A realidade aumentada, que faz parte do cenário da transformação digital que vem ocorrendo no mundo corporativo. incorpora elementos virtuais a um ambiente real. Ela funciona  por meio de um software, um marcador no mundo físico e do GPS. O software integra o mundo físico com as imagens virtuais, colocando as imagens no lugar certo, usando a localização GPS em tempo real.

Os QR Codes são exemplos de marcadores para realidade aumentada. Assim, por meio de aplicativos, ocorre uma apresentação de realidade aumentada para o consumidor. Usando realidade aumentada, é possível, por exemplo, mapear sua casa e transformá-la num cenário de um jogo.

Existem quatro sistemas básicos de realidade aumentada:

  1. Visualizadores baseados em monitores: podem ser monitores ou telas de projeção que mostram imagens capturadas por uma câmera de vídeo, misturadas com objetos virtuais. O usuário pode, ainda, interagir com objetos virtuais ou reais. 
  2. Óculos com visão óptica direta: o dispositivo adapta as imagens virtuais ao ambiente real. Os óculos monitoram o movimento da cabeça, permitindo a visualização da imagem real e das imagens geradas pelo computador e projetadas por projetores, que estão acima dos óculos.
  3. Capacete com visão de câmera de vídeo: possui uma câmera que fica apontada para onde o usuário olha. A imagem do vídeo é misturada com objetos virtuais.
  4. Visualizadores espaciais de projetos: não necessitam de nenhum equipamento específico. É a projeção de informações virtuais em cenários e objetos físicos. Sua vantagem é mostrar detalhes dos objetos ou mostrar partes internas, sem a necessidade de abri-los ou desmontá-los. 

Realidade aumentada como ferramenta para a transformação digital das empresas de IBTs

No processo de transformação digital, a realidade aumentada pode ser uma estratégica para as MPEs e dos MEIs. As aplicações da realidade aumentada podem ser realizadas em diferentes segmentos, como: 

Engenharia: para criar e confeccionar protótipos de elementos para a construção civil, por exemplo;

Saúde: para apoio em consultas, na interpretação de resultados de exames e cirurgias; 

Produção fabril: destaque para a manutenção preventiva de peças, máquinas, equipamentos, acessórios e demais dispositivos usados na fabricação industrial, possibilitando assim a previsibilidade de partes frágeis e que necessitam de maior atenção na manutenção, preventiva ou corretiva.

A realidade aumentada também pode ser usada para potencialização da experiência humana, no comércio e na educação do consumidor, por exemplo. Com ela, é possível mostrar um tutorial ou apresentar o uso de determinado produto.

O uso da realidade aumentada agrega e gera valor para as empresas de IBTs. Além disso, traz como benefícios:

  • Redução dos custos; 
  • Melhoria da produtividade;
  • Aumento significativo da previsibilidade das necessidades de manutenção, com substituição de peças antes de algum dano;
  • Potencialização das experiências de consumo do cliente. A realidade aumentada pode ser uma poderosa ferramenta para os serviços de atendimento ao cliente (SAC), por exemplo.

Aplicativos de realidade aumentada 

A realidade aumentada dá preferência ao ambiente real, podendo ser experimentada, por exemplo, pelos smartphones. Com a câmera do aparelho, a realidade aumentada insere elementos virtuais no real. Para isso, existem alguns aplicativos, ferramentas e softwares, como:

Google: o buscador possui uma função de realidade aumentada, na qual é possível visualizar alguns animais em 3D e no seu ambiente. O Google também tem o Google Arts & Culture, que permite visualizar coleções de centros culturais do mundo todo. Outro recurso de realidade aumentada aparece no Maps. Quando você pesquisa um trajeto, você tem a opção de apontar a câmera do smartphone e projetar o caminho. É a opção Live View. 

Jogos: um exemplo é o Pokémon Go, lançado em 2016, ele projeta os personagens na rua, e o jogador deve procurar. Esse jogo utiliza a realidade aumentada e a geolocalização do smartphone.

Software Solid Edge OEM: é gratuito e permite que os usuários experimentem protótipos digitais de escala verdadeira em ambientes reais. Pode ser usado em projetos de construção ou engenharia. No ambiente real vazio, é possível projetar o que será realizado. 

Aplicativos: um exemplo é o app Medida, que transforma o iPhone em uma fita métrica digital para medir objetos e estimar distâncias. Outro app é o Mojoapps, que funciona como uma plataforma com soluções de realidade virtual e vídeos 360°. Pode ser usado em vendas e marketing ou em treinamentos nas empresas. Com ele, é possível criar projetos para serem vistos nos dispositivos móveis ou em óculos inteligentes. Além disso, os vídeos 360° podem oferecer tours virtuais, fazer lives e entre outros.

A realidade aumentada pode ser uma estratégia de negócios para qualquer tipo de empresa. E, para as MPEs e MEIs é uma oportunidade de diferenciação e crescimento. É uma tecnologia acessível e que pode trazer excelentes resultados para as IBTs.

Para conhecer sobre realidade aumentada usando um aplicativo do Sebrae, acesse: Sebrae Living Lab MS AR - Aplicaciones en Google Play

Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:

Desenvolvedor de Software sob encomenda

Benefícios e mais informações sobre Realidade aumentada


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