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Mercado e Vendas | COMUNICAÇÃO
Aprenda a adequar-se ao calendário comercial para vender mais

Preparação precisa começar com antecedência para evitar improvisos, dar tempo de tornar conhecida a comunicação promocional e atrair a atenção do consumidor.

· Atualizado em 11/07/2022
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O calendário comercial serve para que os empreendedores possam se preparar para adequar as estratégias de venda às datas que o público consumidor reconhece como diferenciadas do dia a dia, e também para as que não são tão conhecidas. Com um planejamento antecipado, é possível destacar sua loja em relação à concorrência, com o objetivo de conquistar clientes e aumentar as vendas.

Deixar de usar o calendário comercial como uma ferramenta é perder a oportunidade de ampliar a receita. Por isso, é preciso ficar atento porque, se alguns dias são importantes para todos os segmentos, como o Natal, há datas que são específicas de certos ramos, como Dia do Livro, Dia do Rock, Dia da Cachaça ou o Dia da Moda. 

Planejamento

O ideal é planejar o ano todo com a equipe responsável por ações comerciais ou de marketing. Faça uma planilha ou use um sistema on-line que permita a adição e edição de eventos e estratégias. A partir de então, deve-se anotar todas as sugestões possíveis, determinar metas de vendas, analisar a chance de oferecer descontos, pensar em decoração e definir ações de divulgação, entre outras coisas

O próximo passo é entender quanto tempo você precisa para fazer a mensagem chegar ao seu cliente em potencial, e dar tempo para ele comprar com você, para trabalhar as datas especiais com antecedência. Por exemplo, como a Páscoa de 2022 foi em 17 de abril e o Dia das Mães, em 8 de maio, o ideal seria determinar o visual da campanha para presentear as mães e começar a preparar o material publicitário ainda antes de encerrar as vendas de Páscoa. Mesmo que somente seja possível trocar a decoração na segunda quinzena de abril.

Vale lembrar ainda que não há um limite de datas do calendário comercial que se pode usar em um ano, mas é preciso respeitar a capacidade da loja de se adequar sem perder a qualidade nas ações. Assim, evita-se o improviso que, normalmente, é percebido pelos clientes

Decoração

A decoração é uma das principais ferramentas nesse contato com o cliente. Mesmo que pouco mude em termos de preço ou de produtos à venda, a personalização  do ambiente de acordo com o calendário comercial passa a ideia de novidade e atrai o consumidor para a vitrine ou para dentro da loja.

O principal é não deixar a data passar em branco. Porém, é preciso ter o cuidado de não deixar a decoração mais chamativa do que os artigos à venda ou manter os adereços depois que a data passou.

Preparar a loja conforme o calendário comercial não é gasto, mas investimento para conquistar a clientela.

Infográfico

 

Saiba mais

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