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Wed Feb 08 22:08:29 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Aprenda a melhorar a experiência do cliente no varejo

Saiba como melhorar a experiência do cliente no varejo para vender mais.

· Atualizado em 08/02/2023
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Coloque-se no lugar do seu cliente! O que você espera da loja quando busca por um produto? Conforto? Preço? Qualidade do produto? Bom atendimento? Cordialidade? Ambiente agradável? Saiba que, tanto no on-line como no off-line, é possível oferecer tudo isso e muito mais ao consumidor e que todos esses aspectos, entre outros, estão relacionados à experiência do cliente.

Uma experiência positiva é, com certeza, o diferencial que destaca o seu negócio entre outros no concorrido varejo, e é ela quem pode atrair, fidelizar clientes, aumentar o faturamento e fazer o seu negócio crescer. Por isso, investir na experiência do cliente não é uma opção, e sim uma obrigação de quem quer se posicionar bem no mercado, de quem quer ver a marca sendo lembrada pelo consumidor.

As relações pessoais de qualidade ainda não podem ser reproduzidas por um robô, certo? Talvez seja esse o segredo do sucesso que a experiência do cliente proporciona, afinal um mundo cada vez mais digital, eletrônico e robotizado precisa ser compensado, de alguma forma, com relações humanas verdadeiras, daí a necessidade de estabelecer conexões emocionais e criar laços afetivos com o cliente. Mas, como isso é possível?

Por onde começar e como fazer?

Não existe uma receita, afinal tudo depende do seu produto e do seu público-alvo. E é exatamente por aí que você deve começar. Conseguir oferecer boas experiências ao consumidor exige um profundo conhecimento do seu público-alvo (defina as personas do seu negócio), então, primeiro saiba quem é o seu cliente e procure entender o que ele quer. Você pode fazer isso por meio de pesquisas de interesse, criando canais de feedback e colocando em prática a empatia.

Sabendo quem é o seu cliente, você pode pensar em experiências personalizadas, tanto em relação a ofertas, promoções e campanhas como em relação à logística. Lembre-se de que, para isso, você precisa ter os dados sobre os seus clientes (incluindo as compras que ele costuma realizar) de forma organizada e acessível. Supere a ideia de oferecer pequenos brindes e planeje ações/experiências específicas para determinados perfis de cliente.

É fundamental também manter o bom atendimento, independentemente de sua loja estar realizando alguma campanha. E isso se consegue com qualificação, capacitação e treinamento da equipe. Uma marca que quer se consolidar no mercado precisa dedicar-se a um atendimento de excelência. Por isso, é importante você implementar também o pós-venda, uma etapa essencial na jornada do cliente, porque vai permitir que a sua empresa aprimore cada vez mais o atendimento.

Por fim, pense também em aspectos sensoriais, independentemente de a sua loja ser física ou virtual: criar diversos canais em que o consumidor consiga acessar a sua marca (começar a compra no on-line e concluir na física, por exemplo, ou o contrário), investir em conteúdos relevantes para o seu público-alvo nas redes sociais ou em blogs, investir em estratégias sensoriais que proporcionam conforto e bem-estar visual, olfativo e auditivo são algumas ações que você pode planejar para o sucesso do seu negócio.

Acompanhe os outros artigos da série Dicas (A importância do cupom de desconto / 5 motivos para qualificar o lojista / Aprenda a melhorar a experiência do cliente no varejo / Como conseguir crédito para a sua empresa / 5 dicas para melhorar o movimento na sua loja física).

Aproveite também para qualificar-se. realizando o nosso curso Comunicação e relacionamento com seus clientes. Nele, você vai compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados com a adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.


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