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Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Aprenda a melhorar o marketing do seu varejo

Se você é lojista, você sabe a importância de um bom marketing. O marketing específico para o varejo é uma ferramenta valiosa para alavancar as vendas.

· 23/03/2023 · Atualizado em 18/04/2023
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O marketing de varejo envolve várias atividades realizadas por um varejista para promover e vender os produtos da sua loja. Selecionamos um conteúdo inspirado no post do canal Quanto Sobra sobre esse conceito e como você pode aplicar o marketing de varejo na sua loja. 

O marketing de varejo é diferente do marketing tradicional por causa dos componentes do comércio varejista. O marketing de varejo utiliza os princípios do marketing de varejo, como produto, preço, local e promoção. As estratégias deste marketing incluem ações eficazes de merchandising, compras e comportamentos do consumidor, branding e publicidade. 

O marketing de varejo é especialmente importante para os pequenos lojistas que tentam competir com grandes cadeias de lojas. O que você precisa saber para criar estratégias de marketing de varejo? 

Para criar essas estratégias, vamos considerar os quatro P's do marketing (produto, lugar, preço, promoção).

Sobre o primeiro P de produto. No ambiente varejista, a mercadoria é classificada de acordo com a categoria em que ela se enquadra, como bens duráveis e bens não duráveis. Os bens duráveis são como eletrodomésticos, móveis, produtos eletrônicos e equipamentos desportivos. Bens não duráveis são vestuários, cosméticos, produtos de papel e outras coisas que têm um tempo de vida. Sabe um exemplo? As compras que fazemos no supermercado, como pão, arroz, feijão, refrigerante, xampu e papel higiênico, produtos de limpeza etc. Produtos duráveis são aqueles que não têm fim em si próprio, como tênis, bolsas, livros, tablets, celulares, computadores, televisões etc. A estratégia de marketing de varejo do produto influencia de diversas maneiras, a exposição do produto na loja, a quantidade dele etc. Tudo conta!

O segundo P, lugar, que vem da palavra em inglês place, é o local onde o marketing de varejo acontece e ajuda a definir o processo dele. A operação de varejo pode ser baseada em uma loja ou não. A maioria das lojas brasileiras são de pequenos varejos, atendidos e gerenciados pelo próprio dono do negócio. A definição de marketing de varejo inclui os lugares onde a venda ocorre, como no interior da loja, on-line e em pontos de venda. Se o marketing de varejo irá ocorrer dentro da loja, você deverá pensar em elementos como a disposição dos produtos na vitrine, na experiência do seu cliente desde a chegada até o pagamento, no pós-venda etc. 

O terceiro "P" é o "P" de preço. O preço é um aspecto importante de qualquer estratégia de marketing, afinal, ele ajuda a definir o público-alvo, o local de armazenagem, a embalagem oferecida e o formato de varejo usado. A precificação no ambiente varejista é baseada no cumprimento de objetivos, como cobrir o custo dos produtos vendidos e as despesas gerais. E, de acordo com as quatro estratégias básicas de preço no varejo - preços baixos todos os dias, alta/baixa dos preços, preços competitivos e preços psicológicos. Em um pequeno negócio varejista como uma loja de venda de artesanatos, os preços podem ser puramente baseados no custo das vendas, porque os custos indiretos, quando existem, são mínimos. O preço também é usado no marketing de varejo como objeto de atração. Um exemplo disso são os produtos-âncora, que têm o preço abaixo de mercado para atrair mais clientes. Este é um conceito muito utilizado em supermercados, por exemplo: eles baixam o valor da batata, e você vai até lá para comprar as batatas. Mas, no processo de compra, acaba levando uma série de outros produtos que estavam com o preço normal. 

E, por último, o “P” de promoção: o marketing de varejo depende muito das promoções. As promoções acontecem tanto nos meios tradicionais, como televisão, rádio, jornal, outdoor, quanto na internet, nas redes sociais. A escolha dos canais é influenciada por fatores como competitividade, margem de lucro sobre as vendas e orçamento disponível para fins de promoção. A promoção pode ser mais difícil para as pequenas empresas, por causa de seus orçamentos de publicidade mais baixos. Mas, agora, com as redes sociais, tudo é possível, já que você mesmo pode divulgar suas promoções para o seu público-alvo. 

Entendendo o que é marketing de varejo, você pode fazer um levantamento das diversas possibilidades do marketing digital na sua loja. E, além das estratégias para atrair clientes, é fundamental que sua empresa esteja preparada em outras áreas também, como o controle de estoque e o acompanhamento do fluxo de caixa. Tudo isso é indispensável para atender bem os consumidores que chegam até você, garantir que o produto desejado estará disponível e que a empresa está recebendo uma boa margem de lucro. 

Marketing de varejo é o conjunto de estratégias e táticas que uma empresa utiliza para promover seus produtos ou serviços diretamente aos consumidores finais. A principal meta do marketing de varejo é criar uma experiência positiva para o cliente, aumentar a fidelidade do consumidor e, consequentemente, impulsionar as vendas. Para atingir esses objetivos, as empresas devem concentrar-se em uma série de elementos-chave, como disposição dos produtos, promoções, preços, atendimento ao cliente e gestão de estoques.

Uma das principais vantagens do marketing de varejo é que ele permite que as empresas se comuniquem diretamente com seus clientes. Ao contrário de outras formas de publicidade, como TV ou rádio, o marketing de varejo oferece a oportunidade de interagir com os consumidores em tempo real e personalizar a experiência do cliente. As empresas também podem beneficiar-se das informações obtidas diretamente dos clientes para ajustar suas estratégias de marketing e melhorar a eficácia de suas campanhas. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

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Agora que você já sabe como funciona o conceito de marketing de varejo, é só aplicar no seu negócio. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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