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Sat Aug 06 03:09:17 BRT 2022
Mercado e Vendas | PONTO DE VENDA
Aprenda a utilizar o planograma para aumentar as suas vendas

Um bom plano de gôndola ajuda a organizar os produtos em um ponto de venda e alavancar os negócios do empreendimento.

· 20/07/2022 · Atualizado em 06/08/2022
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O planograma ou plano de gôndola é uma ferramenta que ajuda a organizar os produtos em um ponto de venda. É um documento em forma de desenho gráfico, para que a pessoa responsável pela reposição de itens não tenha dúvidas de onde colocar o produto.

Na loja física ou supermercado, os produtos são dispostos separados em categorias. O objetivo é facilitar e tornar mais atraente a experiência dos clientes, procurando tornar o ato de comprar mais convidativo.

Não à toa, itens infantis ficam nas prateleiras mais baixas, ao alcance dos olhos dos pequenos consumidores. Os produtos mais caros ficam bem centralizados e na linha de visão da maior parte dos adultos.

Ainda, o planograma prevê quantos itens serão expostos, como devem ser separados os diferentes tipos de produto, a altura de cada coluna e a extensão de cada fileira. Tudo isso, é claro, tem que ser negociado com o estabelecimento, afinal todas as marcas querem ocupar a melhor posição.

O consumidor atual está acostumado a comprar pela internet, podendo escolher entre olhar todos os itens da loja ou procurar diretamente por aquilo que está procurando, bastando digitar na caixa de busca. Ao entrar em uma loja física, ele busca uma experiência também fácil e direta.

Itens distribuídos de forma harmônica e lógica pelas prateleiras ajudam a evitar a sensação de estar gastando tempo inútil, despertam a atenção do consumidor e tornam a compra um momento prazeroso.

Para o vendedor, os benefícios de um bom planograma são aumentar o volume de vendas, facilitar a reposição do estoque e manter a loja sempre organizada. 

Aqueles itens com maior apelo e menor preço ficam perto do caixa por um motivo específico: incentivar o consumidor a levar produtos que não estavam previstos, a chamada compra por impulso.

Além de muito bem planejado e elaborado, é essencial que o planograma seja seguido à risca. Para garantir que isso aconteça, é fundamental que seja acompanhado de perto.

Organizar as mercadorias de forma simples para o consumidor aumenta o volume de vendas e a fidelização ao empreendimento.

Utilize o planograma para ter mais lucros e expor melhor a sua marca! 


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