this is an h1

this is an h2

Tue Oct 04 20:04:51 BRT 2022
Planejamento | ESTRATÉGIA DE PRODUTO E VENDA
Aprenda como montar sua loja de celulares

Com números expressivos, economia de telefonia móvel tem ótimas perspectivas. Aproveite a oportunidade para investir no ramo.

· Atualizado em 04/10/2022
Imagem de destaque do artigo

As vendas de aparelhos celulares estão, constantemente, em alta. Devido ao avanço tecnológico, empresas fabricantes lançam sempre modelos com cada vez mais funcionalidades. Isso estimula a compra frequente pelos consumidores e abre caminho para investimentos no setor.

Para quem deseja dedicar-se ao negócio, o Sebrae apresenta algumas dicas de como organizar e montar seu estabelecimento, fornecendo informações e orientações sobre planejamento, estrutura e funcionamento da loja.

Planejamento

Para iniciar qualquer empreendimento, o primeiro passo é elaborar um plano de negócios. Ele ajuda o empresário a traçar o seu caminho, pensando cuidadosamente sobre o que é preciso para alcançar as suas metas.

No caso do comércio de celulares, definir o local onde você pretende abrir a sua loja é um dos pontos principais. Geralmente, nesse tipo de varejo, a variedade de produtos costuma ser bastante ampla! Há aparelhos dos mais simples aos mais sofisticados. É importante determinar seu mix de produtos com base no público-alvo da localidade.

Evite investir em produtos que não tenham muitas chances de venda. Lembre-se de que a boa venda começa pela compra bem feita dos produtos que você irá comercializar. Se o seu estabelecimento está em uma zona nobre da cidade, por exemplo, os produtos devem ser mais modernos, acompanhando sempre os novos lançamentos do mercado.

Já em áreas de classe média e baixa, a prioridade é vender celulares com versões atualizadas, mas com preços mais acessíveis e condições de pagamento atraentes. No centro, o público já será mais diversificado, podendo atender aos dois perfis de clientes.

Perfil e demanda

Observe o perfil de sua futura clientela para corresponder aos gostos e às expectativas dos consumidores. Com a competitividade dos fabricantes, o tempo de espera por um novo lançamento é cada vez mais curto. Assim, as pessoas estão sempre interessadas nos modelos mais recentes.

O empreendedor precisa estar preparado para atender a essa demanda, organizando entregas frequentes de aparelhos mais novos e variados, porém, somente na quantidade necessária. É importante evitar armazenamento desnecessário e sem saída de produtos.

Estrutura e funcionamento

Uma loja de aparelhos celulares necessita ter a maior parte de seu espaço disponível para a exposição de produtos. Quando as pessoas procuram esse tipo de item, elas querem interagir com o produto para conferir as funções.

Por essa razão, o empresário deve pensar em uma maneira segura e adequada para exibir o que estará à venda, precavendo-se de furtos. Pesquise no mercado as opções para ajudá-lo nesse sentido.

Para a área de exposição, é necessário comprar balcões, vitrines, cadeiras e sofás para espera. É importante que a decoração seja atrativa e o local tenha boa iluminação para favorecer a visibilidade dos celulares. O setor de tecnologia combina bastante com as cores frias e com uma decoração sem exageros.

Há, ainda, demais equipamentos que precisam ser adquiridos para o funcionamento do seu empreendimento: computadores com acesso à internet, telefones, impressora, mesa, entre outros.

Para abastecer o seu estoque, procure autorizadas e operadoras de celulares. A garatia do produto é uma das exigências para atuar neste mercado. Cuide da boa administração do negócio para lidar com a papelada e atender aos fornecedores. O estoque, por exemplo, necessita de atenção. É recomendável fazer o inventário dos aparelhos regulamente para evitar e identificar furtos internos.

Assistência técnica

Uma boa opção para o empresário que quer investir nesse ramo é oferecer, também, serviço de assistência técnica, assim como vender acessórios, como capas, fones de ouvido, baterias e carregadores. Isso trará o cliente mais frequentemente ao seu estabelecimento, atraindo-o para conferir as novidades. A venda de produtos e serviços adicionais também possibilita trabalhar com margens de lucro diferentes. Apesar de custarem muito menos, as capinhas de celular possuem um excelente retorno de venda.

Panorama do setor

Estar no ramo de venda de celulares significa modernizar-se constantemente. Com os avanços tecnológicos e lançamentos cada vez mais sofisticados, o mercado está sempre em crescimento.

Hoje, temos cerca de 235 milhões de linhas de celular ativas, uma rede que conecta os cantos mais remotos do país, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)      

Então, se você pretende empreender neste setor que está em constante evolução, fique de olho nas principais exigências do seu consumidor. Mantenha-se atualizado. Acesse nosso portal para ficar por dentro das principais novidades!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?