this is an h1

this is an h2

Fri Dec 02 00:48:21 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Artesanato: cultura e arte no turismo regional

O artesanato é a produção artística típica de um lugar, e é um importante produto no mercado turístico, que evidencia a cultura e o povo de uma região.

· Atualizado em 02/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Assim como cada destino turístico tem sua paisagem, sua história e sua população, isso também acontece com a cultura e a tradição locais, que são evidenciadas pela música, gastronomia, arte e, é claro, artesanato

Dentre tantas formas de expressão cultural de um povo, é uma forma de valorizar a cultura pelos objetos como roupas, acessórios, artigos de decoração, e os famosos souvenirs, que são expostos e vendidos em feiras e em outros pontos de fácil acesso para o turista. 

O viajante, muitas vezes, visita o destino em busca de conhecer o lugar, suas tradições e a identidade cultural do povo, e o artesanato é uma importante manifestação da cultura. Ele transforma os valores e a identidade daquele povo em objetos e lembranças. Os turistas querem levar para casa, para seus familiares e amigos essa lembrança numa peça que carregue consigo a identidade do local visitado. Muitas vezes, essas lembranças têm um valor inestimável, pois o artesão coloca nele todo o seu conhecimento, técnica e, além de tudo, o amor pela sua cultura.

O artesanato no turismo regional

Com a riqueza cultural do Brasil, podemos encontrar no turismo regional o artesanato como um grande potencial atrativo. Por exemplo, para dar alguns poucos elementos de cada região do país:

  • Centro-Oeste: tendo o cerrado como bioma regional predominante, o artesanato valoriza o turismo do Centro-Oeste. O s artesãos usam flores secas e sementes para a produção de bandejas e enfeites de casa. Já no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, a influência indígena está presente nas peças de cerâmica, de madeira, cipó e fibra de tucumã.
  • Norte: o Pará tem tradição em cerâmica e borracha, e no Jalapão, os artesãos fazem brincos, bolsas e chapéus com capim dourado. A produção indígena é fortíssima e muito variada, indo desde a famosa cerâmica marajoara até cestos de vime e peças em madeira.
  • Nordeste: as pinturas com areias coloridas são famosas no Ceará e no Maranhão. Na Bahia, veem-se muitas peças de decoração feitas com cabaça. Além disso, a região é conhecida pelas suas rendas finíssimas e pelos seus trabalhos em couro.
  • Sudeste: em Minas Gerais, objetos de cozinha feitos manualmente em pedra sabão se destacam, e, no Vale do Jequitinhonha, as cerâmicas e carrancas colocadas nos barcos para espantar os maus espíritos. Já no Espírito Santo, as panelas de barro fazem parte do patrimônio cultural.
  • Sul: como é uma região fria, os produtos feitos com tricô e couro acabam por predominar, pois ajudam a aplacar o clima, assim como as cuias de chimarrão que têm muita influência indígena. Em Santa Catarina, os turistas buscam tradição nos produtos da palha do trigo e na renda de bilro.

Cada canto do país tem suas características específicas, pois tem influência de suas comunidades locais e da matéria-prima disponível na região. Em todas elas, contudo, gera emprego e renda para a população local, fortalecendo os pequenos comerciantes e fazendo girar a economia criativa do lugar.

O artesanato tem um grande papel no desenvolvimento do turismo e na geração de emprego e renda, não só para o artista como para a comunidade. Os artesãos podem se formalizar, pois têm direito à carteira nacional do artesão, com linhas de crédito e qualificação, por meio de uma lei sancionada que regulamentou a atividade – uma grande conquista para um setor com tanto potencial para desenvolver a economia e preservar o patrimônio do país. Empreender num setor tão criativo e com tamanho potencial pode trazer muitos benefícios e, principalmente, muita satisfação!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?