Conheça o passo a passo para a criação de uma cooperativa, qual a documentação necessária e os tipos de cooperativa existentes
A palavra cooperativa está ligada a um verbo muito potente: cooperar. E é baseado nele que todos os princípios e conceitos que regem uma cooperativa funcionam: porque cooperativa é toda e qualquer associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.
Portanto, uma cooperativa pode adotar qualquer gênero de serviço, operação ou atividade, focando sempre o objetivo de eliminar intermediários, barateando custos e diminuindo preços por meio da racionalização e da produção em grande escala.
O primeiro passo é determinar os objetivos e escolher uma comissão e um coordenador dos trabalhos. Em seguida, elaborar o estatuto, que é a base da empresa. Nele constam as linhas gerais de seu funcionamento. Trata-se do contrato que os cooperados fazem entre si.
O estatuto deve conter:
- Denominação, sede, prazo de duração, área de ação, objeto da sociedade, fixação do exercício social e da data de levantamento do balanço geral.
- Direitos e deveres dos associados, natureza de suas responsabilidades e condições de admissão, demissão, eliminação e exclusão, e normas para representação.
- Capital mínimo, valor da quota-parte, mínimo de quotas a ser subscrito pelo associado, modo de integralização, condições de sua retirada nos casos de demissão, eliminação ou exclusão.
- Forma de devolução das sobras registradas aos associados ou do rateio das perdas apuradas.
- Modo de administração e fiscalização, estabelecendo os respectivos órgãos, definição de suas atribuições, poderes e funcionamento, representação ativa e passiva da sociedade em juízo ou fora dele, prazo do mandato e processo de substituição dos administradores e conselheiros fiscais.
- Formalidades de convocação das assembleias gerais e outras requeridas para a sua instalação, validade das suas deliberações, vedado o direito de voto aos que nelas tiverem interesse particular, sem privá-los de participar dos debates.
O capital social serve para possibilitar a prestação de serviço, ou seja, para instalações e equipamentos necessários. Assim, cada grupo deverá elaborar um projeto de viabilidade econômica, especificando quais são essas instalações e equipamentos para calcular o valor com o qual cada um deverá contribuir. O capital será subdividido em quotas, cujo valor unitário não poderá ser superior ao maior salário mínimo vigente no país.
- Nenhum associado poderá subscrever mais de 1/3 do total das quotas-partes, salvo nas sociedades em que a subscrição deva ser diretamente proporcional ao movimento financeiro do cooperado ou transformadas, ainda, em relação à área cultivada ou ao número de plantas e animais em exploração.
- É vedado às cooperativas distribuir qualquer espécie de benefício às quotas-partes do capital ou estabelecer outras vantagens ou privilégios, financeiros ou não, em favor de quaisquer associados ou terceiros, excetuando-se os juros até o máximo de 12% ao ano, que incidirão sobre a parte integralizada.
- Para a formação do capital social, poderá ser estipulado que o pagamento das quotas-partes seja realizado mediante prestações periódicas, independentemente de chamada, por meio de contribuições. As quotas-partes do capital nunca serão cedidas a terceiros, estranhos à sociedade.
Documentação para a constituição de uma cooperativa
Para a Junta Comercial:
- Quatro vias da Ata de Assembleia Geral de Constituição e do Estatuto. Todas as páginas são rubricadas por todos os associados fundadores.
- Cópia da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do presidente.
- Relação nominativa dos presentes.
- Cópia do comprovante de residência do presidente.
- Cópia do comprovante do local de funcionamento da instituição.
- Visto de advogado na última página das vias da Ata e do Estatuto.
Para a Receita Federal:
- Ficha cadastral e ficha complementar (CNPJ).
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência de todos os diretores.
- Lista dos associados.
- Reunião com o grupo de pessoas interessadas.
- Verificação das condições mínimas de viabilidade.
- Elaboração da proposta de estatuto.
- Fundação.
A principal receita da cooperativa é a taxa de administração ou serviço. De todas as operações que o cooperado fizer, a cooperativa reterá um percentual sobre o valor.
Já as sobras/perdas são originárias da taxa de serviço. Uma taxa de serviço muito elevada resultará em sobras, pois o valor retido nas operações dos cooperados terá sido maior do que o necessário para o pagamento das despesas. Uma taxa de serviço muito baixa resultará em perdas, pois o montante retido nas operações dos cooperados não será suficiente para cobrir as despesas.
As cooperativas são obrigadas a constituir: fundo de reserva, destinado a reparar perdas e atender ao desenvolvimento de suas atividades, constituído com 10%, pelo menos, das sobras líquidas do exercício; Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), destinado à prestação de assistência aos associados, seus familiares e, quando previsto nos estatutos, aos empregados da cooperativa, constituído de 5%, pelo menos, das sobras líquidas apuradas no exercício.
Ambos os fundos são indivisíveis. Além dos previstos, a Assembleia Geral poderá criar outros, inclusive rotativos, com recursos destinados a fins específicos, fixando o modo de formação, aplicação e liquidação.
Tipos de cooperativa
Cooperativa agropecuária: reúne produtores rurais. Seus serviços podem ser:
- A compra em comum de insumos.
- A venda em comum da produção dos cooperados.
- A prestação de assistência técnica.
- Armazenagem.
- Industrialização.
Cooperativa de consumo: reúne consumidores de bens de uso pessoal e doméstico (supermercado); Seus serviços são a compra em comum desses bens.
Cooperativa de trabalho: reúne trabalhadores. Seus serviços consistem em conseguir clientes ou serviço para os cooperados, fornecer capacitação e treinamento técnico, entre outros.
Cooperativa de crédito: reúne a poupança das pessoas, oferecendo crédito e valorizando as aplicações financeiras dos cooperados. No Brasil, atualmente, elas são fechadas, ou seja, restritas a alguma categoria profissional (produtores rurais) ou trabalhadores de uma empresa.
Cooperativa de serviços e infraestrutura: reúne pessoas com necessidade de alguns serviços, como eletrificação e telefonia rurais, saneamento básico etc. É nesse caso que se encaixa a Cooperaliança.
Cooperativa de saúde: reúne profissionais ou usuários de saúde. Nesse caso, juntamos em um mesmo ramo cooperativas de trabalho, como:
- Médicos
- Dentistas
- Psicólogos
- Cooperativas de consumo (consumidores de plano de saúde)
Cooperativa especial: é uma alternativa de organização para populações indígenas ou pessoas com alguma deficiência física ou mental que conservam sua capacidade produtiva.
Tributos
Quer saber mais
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Série Empreendimentos Coletivos - Cooperativa Financeira
A cooperação entre as empresas têm se destacado como um meio capaz de torná-las mais competitivas. Entre as estratégias cooperativas frequentemente utilizadas no mercado, estão: Fortalecer o poder de compras; Compartilhar recursos; Combinar competências; Dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas; Partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades; Oferecer produtos com qualidade superior e diversificada. Existem vários modelos de cooperação. Aqui iremos tratar especificamente de cooperativa financeira. Mas, afinal, que modelo é esse? Cooperativa financeira ou cooperativa de crédito Segundo Ênio Meinen, Diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Banco Cooperativo do Brasil S/A, a designação “cooperativa de crédito” tem merecido recorrentes objeções. Atualmente, os especialistas do ramo preferem usar o termo cooperativa financeira, em substituição a cooperativa de crédito. Segundo o Banco Central, uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada por uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos, constituída para prestar serviços a seus associados. A origem do ramo crédito A primeira cooperativa de crédito surgiu na Alemanha, em 1848, por iniciativa de Friedrich Wilhelm Raiffeisen. Era voltada aos ruralistas e, por isso, o nome Raiffeisen passou a identificar em vários países, inclusive no Brasil, o cooperativismo de crédito rural. Por aqui, a primeira cooperativa de crédito foi fundada em 1902, na localidade de Linha Imperial, município de Nova Petrópolis – Rio Grande do Sul. Acesse a publicação completa "Série Empreendimentos Coletivos - Cooperativa Financeira" (em PDF).
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Como escolher o sócio ideal
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Como inovar em uma cooperativa
Baseadas na união de indivíduos com um objetivo em comum - a busca por desenvolvimento -, elas podem ser, também, um terreno fértil para o surgimento de novas ideias. Para que isso aconteça é preciso que seja aplicada uma cultura de inovação, com muita análise e espaço para a contribuição dos cooperados. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para organizar e agilizar projetos. Leia o e-book e entenda o papel da inovação no cooperativismo.
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Lidando com a ansiedade na empresa e com seu time
A pressão sobre o empreendedor é enorme. A necessidade de resultados, os compromissos estabelecidos, a expectativa, a paciência e persistência necessárias muitas vezes tomam o melhor dele ou dela e abrem espaço para um mal silencioso: a ansiedade. Em doses normais, a ansiedade é uma boa parceira. Nos deixa atentos aos detalhes, nos coloca em estado de alerta para percebermos melhor ameaças e nos deixa de prontidão para alguma eventualidade. Mas em doses exageradas, seu efeito é o inverso: atrapalha a concentração, dispersa o foco e aumenta demasiadamente os níveis de estresse das pessoas da equipe, bem como o do empreendedor. Lidar com a própria ansiedade e gerenciar os sentimentos da equipe é mais um dos muitos desafios por que passa um empreendedor. Frente a um cenário de incertezas, tanto nacional quanto mundial, somado aos efeitos da pandemia da covid-19, pressões econômicas e a natural pressão pelo sucesso, é uma carga que pode, por vezes, parecer pesada para quem deseja construir uma empresa sólida e bem-sucedida. Não é possível fugir das pressões; vencer a ansiedade, entretanto, é uma tarefa administrável, desde que sejam tomados os devidos cuidados e se preste atenção para que quadros silenciosos não se instalem de forma definitiva. Pode parecer contraditório, mas uma dose de ansiedade é um importante motivador na busca por resultados. A calma exagerada ou a positividade tóxica não estimulam a alta performance da mesma forma que a necessidade de cumprir metas e alcançar os objetivos previamente estipulados. O problema aparece quando o estado de prontidão sai do controle. Quem vai saber diferenciar um clima de ansiedade produtiva de um pânico generalizado é, justamente, o gestor. A boa gestão de um líder vai ser capaz de motivar e engajar seu time, com base nos perfis comportamentais de cada membro, obtendo como resultado uma equipe de alta performance. Como lidar com a ansiedade da sua equipe? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 260 milhões de profissionais faltam ao trabalho em alguns dias por sofrimento causado pelo transtorno de ansiedade. Entre os gatilhos que causam o sentimento, estão uma agenda sobrecarregada, metas vistas como inalcançáveis e falta de reconhecimento por parte dos gestores. Um líder observador vai perceber que membros de sua equipe estão ansiosos se passar a notar sinais como: excesso de tarefas iniciadas mas não terminadas; comportamento imprevisível; instabilidade emocional; irritabilidade extrema. Depois, é possível perceber diferenças de acordo com o perfil de cada colaborador. Aqueles com perfil mais analítico e pacientes vão se comportar de forma mais irritada, apresentar seus pontos com mais agressividade, defender suas análises e atacar opiniões diferentes como se fossem “inferiores”. Pessoas com perfil mais comunicativo vão demonstrar aumento da eloquência. Vão falar mais alto ainda, interromper as pessoas durante sua fala, chamar muita atenção para si e conversar mais ainda do que o usual. Pela ansiedade ser um medo difuso, ou seja, uma sensação de que uma ameaça sem nome ou objeto definido paira no ar, ela pode ser amenizada com a apresentação de situações concretas e tangíveis, mesmo sobre tópicos mais subjetivos, de forma a jogar luz na trilha a ser percorrida e ajudando a formular o planejamento ou delinear melhor prováveis resultados da jornada. Demonstrar empatia e valorizar a saúde mental dos colaboradores, além de um ato humano, pode resultar em uma equipe integrada e resiliente. Vale a pena mostrar a fragilidade e ser um suporte para cada membro do time. O líder que conquista o time em momentos difíceis forma uma equipe pronta para atingir o sucesso ao seu lado. Saiba mais: Baixe o e-book Saúde Mental do empreendedor Acalmando a ansiedade no gerenciamento
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E-book: Hubs de inovação no cooperativismo
No mundo dos negócios, é cada vez mais importante formar parcerias para acompanhar as novas tendências da tecnologia e manter a competitividade da empresa no mercado. No cooperativismo não é diferente. Por isso, mostramos neste e-book as vantagens dos hubs de inovação, ambientes físicos ou virtuais?que promovem conexões com potenciais parceiros e oportunidades de negócios. Saiba como parcerias entre cooperativas e startups, por exemplo, podem levar expertises em tecnologia para o ambiente cooperativista.? Várias cooperativas Brasil afora já estão criando hubs de inovação. Não fique para trás!
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E-Book: Saiba como a gestão Data Driven pode beneficiar cooperativas
Neste e-book, vamos explicar melhor o conceito de gestão Data Driven; porque os dados ditam o mundo dos negócios; como é importante que as organizações adotem uma cultura Data Driven e, principalmente, como este tipo de gestão pode também auxiliar o trabalho das cooperativas. Tudo isso para que suas decisões sejam estratégicas utilizando a ciência de dados e a inteligência de mercado. Faça o download do e-book, atualize-se sobre essa forma de gestão eficiente e aplique em sua cooperativa.
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O que são cooperativas
A cooperativa é uma sociedade de natureza civil, formada por no mínimo 20 pessoas, gerida de forma democrática e participativa, com objetivos econômicos e sociais comuns. Os próprios associados, seus líderes e representantes têm total responsabilidade pela gestão e fiscalização da cooperativa. Existem aproximadamente 4,9 mil cooperativas registradas na Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), congregando mais de 17 milhões de cooperados e 455 mil pessoas empregadas. Apenas no ramo das cooperativas agropecuárias, o faturamento fica em torno dos R$ 239 bilhões/ano, ou cerca de 26,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Estatuto social e organização da cooperativa O estatuto é o conjunto de normas que regem funções, atos e objetivos de uma cooperativa. Esse documento de acordo deve ser elaborado com a participação dos cooperados, para atender às necessidades da cooperativa e de todos os participantes. O conteúdo do estatuto social deve ser baseado na doutrina, na filosofia, nos princípios do cooperativismo e na legislação específica para cooperativas (Lei 5.764, de 1971).
Maio, 2023
O que é e para que serve a conta gov.br?
O que é a conta gov.br? O governo federal, visando facilitar o acesso dos cidadãos aos seus serviços, disponibiliza de forma digital praticamente todos os serviços oferecidos à população. De acordo com os dados do site do governo federal, atualmente, são cerca de 4.800 serviços disponibilizados de forma virtual pelos diversos órgãos do governo, como INSS, Receita Federal, Forças Armadas, Polícia Federal, além de todos os ministérios. Entre os serviços disponibilizados, podemos destacar informações sobre a vida de trabalho, como CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), incluindo dados do INSS; informações sobre a saúde dos cidadãos, como a Carteira de Vacinação; informações sobre os dados fiscais, como a Declaração do Imposto de Renda; além de Título de Eleitor; CNH (Carteira Nacional de Habilitação); e muitas outras informações gerais sobre licitação e tramitação de diversos documentos necessários ao dia a dia da população. O acesso a todos esses serviços digitais se dá pela plataforma gov.br. Para ter acesso, é necessário que o cidadão tenha cadastrada uma conta gov.br na plataforma. O cadastro desta conta em que devem ser informados os dados pessoais do cidadão pode ser realizado por alguma repartição do governo onde se busca qualquer um des serviços disponibilizados na plataforma. Ou se o cidadão for consultar sobre qualquer serviço em um computador, notebook ou celular, por exemplo, e ainda não tiver a conta, ele próprio pode criá-la para acessar o serviço de que necessita. No momento da criação da conta, é necessário cadastrar uma senha. O acesso será sempre com o CPF e a senha da conta. Independentemente da forma como foi criada, não existe nenhuma cobrança de manutenção ou pela utilização da conta, nem mesmo para qualquer alteração, atualização ou troca de senha da conta. Níveis da conta gov.br Existem três níveis de segurança e confiabilidade da sua conta gov.br: bronze, prata e ouro. Cada um desses níveis dá acesso a certos processos e ações dentro do portal. O nível depende da segurança e confiabilidade dos dados que estão sendo inseridos na conta. Assim, ao criar sua conta no gov.br, quando são informados somente os dados pessoais, CPF, identidade, número do PIS e endereço, estará automaticamente no nível bronze, com confiabilidade e segurança básicas e acesso a poucos serviços digitais, tais como: Fazer o login em qualquer serviço gov.br sem precisar de senha, usando apenas a biometria do celular; Gerenciar as autorizações de uso dos seus dados; Realizar a prova de vida utilizando o reconhecimento facial. Nos níveis prata e ouro, além dos serviços do nível bronze o usuário poderá: Visualizar e compartilhar seus dados e documentos digitais; Utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica no site assinador.iti.br; Acessar serviços públicos que exigem o maior grau de confiabilidade da conta gov.br; Habilitar a autenticação em duas etapas para ter mais segurança no uso da sua conta. A diferença entre eles é que você tem segurança máxima no nível ouro e segurança alta no nível prata. Para poder acessar certos serviços que exigem mais segurança e confiabilidade, é necessário aumentar o nível da conta. Para realizar a formalização do Microempreendedor Individual(MEI), por exemplo, é preciso que o empreendedor esteja no nível prata ou ouro. No artigo Como aumentar o nível de acesso da conta gov.br, explicamos os meios e procedimentos para aumentar o nível de sua conta gov.br. Para saber mais: Acesse: site do governo federal: O que é a conta gov.br Fontes: 1. O que é a conta gov.br prata ou ouro 2. Como conseguir o selo de confiabilidade MEI
Abril, 2023
Associativismo: importância e benefícios para as empresas
Associativismo é a aplicação de um modelo de cooperação e integração entre indivíduos ou empresas, com o objetivo de que todos se beneficiem da união e cresçam juntos. É uma estratégia de desenvolvimento ancestral, simbolizada no bordão “a união faz a força”. A metodologia pode ser aplicada em qualquer área de atuação e possibilita evoluir mais do a concorrência. A única exigência é que haja pontos e características em comum, como a utilização das mesmas matérias primas, tipos de produtos ou serviços. Uma vez identificada a sinergia, os empreendedores devem realizar um estudo de viabilidade econômica para confirmar que são capazes de suportar os custos de implantação e de manutenção da associação, que deve compreender, no mínimo, uma central de negócios, marketing e serviços. O associativismo é uma solução para fortalecer e tornar competitivos pequenos e médios negócios, inclusive constituindo um espaço de conversação entre os empreendedores, sociedade e poder público. Ao dividir despesas operacionais e somar competências, cortam custos e elevam a qualidade de seus produtos. Ainda, muito importante, possibilitam o acesso a novos mercados de forma vantajosa, podendo negociar prazos e preços com mais assertividade. O desenvolvimento técnico e profissional dos colaboradores e empresários fica muito favorecido pela troca de informações, permitindo traçar estratégias de vendas conjuntas. As vantagens econômicas e de gerenciamento são muitas, entre elas: União – pensar coletivamente e permite trocar experiências e crescer em conjunto; Aculturamento – possibilita adotar mais facilmente uma cultura empreendedora; Compra conjunta – aumenta o poder de barganha e facilita o acesso aos grandes fornecedores do mercado; Fixação da marca – associar o negócio a uma rede maior confere ganhos a cada um dos participantes; Capacitação de pessoal – empresários e funcionários melhor qualificados melhoram a gestão do negócio, a qualidade do trabalho e o atendimento aos clientes; Lucratividade – ao melhorar as margens de comercialização, as empresas podem conseguir um aumento considerável no faturamento; Parcerias – fundamentais para a implementação de ações promocionais; Conceito de Loja – a padronização no visual dos estabelecimentos, desde a fachada, layout interno e externo, passando pela uniformização e aparência dos funcionários, informatização e modernização de processos, traz inúmeros benefícios; Competitividade – empresas ganham visibilidade ao utilizar benefícios como comprar bem e barato, maximizar e diversificar o mix de produtos, capacitar-se gerencialmente, viabilizar treinamentos para a equipe de colaboradores e organizar melhor o estabelecimento como um todo. Saiba Mais: O associativismo cria uma visão de negócios mais igualitária Tudo o que você precisa saber para criar uma associação de sucesso