this is an h1

this is an h2

Thu Apr 20 12:33:14 BRT 2023
Inovação | INCUBADORA DE EMPRESA
Como as incubadoras de empresas podem ajudar o seu negócio

Saiba como as incubadoras de empresas podem transformar a sua ideia em um projeto real.

· 16/12/2013 · Atualizado em 20/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O que são incubadoras?

As incubadoras de empresas são instituições que auxiliam micro e pequenas empresas nascentes ou que estejam em operação, que tenham como principal característica a oferta de produtos e serviços com significativo grau de diferenciação. Vejamos a seguir o que elas oferecem aos empreendedores.

Suporte técnico e gerencial

As incubadoras oferecem suporte técnico, gerencial e formação complementar ao empreendedor e facilitam o desenvolvimento tecnológico e o acesso a mercados e a investimentos. Elas são o principal lócus de formação de pequenos negócios inovadores.

As empresas que buscam as incubadoras, além de receberem suporte gerencial, administrativo e mercadológico, recebem apoio técnico para o desenvolvimento de sua tecnologia.

Com isso, o empreendimento pode ser acompanhado desde a fase de ideação, onde o conceito e o modelo de negócio ainda não estão claros e precisam ser validados pelo mercado, até a consolidação de suas atividades, onde estarão aptas a serem graduadas, ou seja, obter a emancipação da incubadora com condições competitivas de ir ao mercado.

Infraestrutura

Geralmente, as incubadoras oferecem espaço físico especialmente construído ou adaptado para alojar temporariamente os empreendedores – chamados neste momento de empresas incubadas – e promovem acesso a serviços que as empresas dificilmente encontrariam atuando sozinhas e sem orientação adequada.

Além deste espaço individualizado para a instalação de escritórios ou laboratórios, as incubadoras costumam oferecer sala de reunião, auditórios, área para demonstração dos produtos, secretaria, bibliotecas e uma série de outros benefícios por meio de instituições parceiras de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativas privadas.

Capacitação

As incubadoras de empresas favorecem o empreendedor por meio de consultorias nas seguintes áreas:

  • Gestão empresarial;
  • Gestão tecnológica;
  • Marketing e vendas;
  • Assistência jurídica e contábil;
  • Captação de recursos;
  • Contratos com financiadores;
  • Inovação;
  • Propriedade intelectual.

A quem se destinam?

Podem participar de incubadoras de empresas qualquer empreendedor ou grupo de empreendedores que tenha um projeto inovador e deseja abrir sua própria empresa. 

As já existentes também podem participar do programa e receber o apoio da incubadora. Para tanto, é preciso ter um projeto para melhoria ou desenvolvimento de novos produtos e serviços.

As incubadoras geralmente aceitam projetos apresentados por:

  • 1. Pessoa Física. Oportunidade para pesquisador/profissional que tenha desenvolvido uma tecnologia e queira constituir sua própria empresa com um produto/processo inovador.
  • 2. Empresa existente. Empresa em fase de consolidação que pretende desenvolver uma tecnologia dentro da incubadora.
  • 3. Nova empresa instituída por Pessoa Jurídica. Empresa ou grupo empresarial que deseja criar nova empresa de base tecnológica.

Em todos os casos, o empresário deve se dirigir à incubadora de sua escolha com o intuito de identificar as informações solicitadas que farão parte da análise de sua entrada. Existem incubadoras com fluxo contínuo de entrada e outras com períodos específicos de ingresso, mediante edital de seleção.

Saiba mais

Incubadora e aceleradora: qual a diferença entre elas?

Incubadora e aceleradora: qual modelo de apoio é ideal para empresa?

 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora