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Tue Apr 18 16:26:21 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
As principais características do marketing global

A internacionalização, como estratégia de expansão, obriga a empresa a adaptar sua estratégia para os novos mercados, tornando o seu marketing global.

· Atualizado em 18/04/2023
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Ao escolher a internacionalização como estratégia de expansão, a empresa que decide atuar no comércio exterior tem que fazer mais do que replicar as ações locais. Precisa adaptar planejamento, produção, divulgação e promoção para os novos mercados, tornando o seu marketing global, ou internacional.  

O marketing internacional, de acordo com o livro A Dictionary of Marketing (OUP Oxford, 2011), de Charles Doyle, também pode ser definido como: 

“Marketing a uma escala global é aquele que reconcilia e tira partido das diferenças operacionais, semelhanças e oportunidades, a nível mundial, tendo em vista alcançar objetivos comuns.” 

Nesse sentido, significa que as ações visam coordenar a estratégia de marketing da empresa à medida que se expande para mercados globais. 

Uma GMS (estratégia de marketing global) não abrange, necessariamente, todos os países, mas deve aplicar-se a várias regiões. Uma típica divisão por regiões pode ser: África, Ásia e os países do Pacífico (incluindo a Austrália); Europa e Oriente Médio; América Latina e América do Norte. Uma estratégia de marketing "regional" é aquela que coordena os esforços em uma determinada região. 

GMS não é o mesmo que estratégia de produção global. É possível utilizar subsidiárias estrangeiras e subcontratadas para produzir os bens, independente de ter ou não uma estratégia de marketing global. 

Mais de uma atividade pode compor a GMS, como: apresentações uniformes, disponibilização de produtos normalizados, mensagens de publicidade semelhantes, preços coordenados, lançamentos de produtos sincronizados e campanhas de vendas coordenadas. 

As principais vantagens do marketing global são: 

  • Permitir que a empresa aproveite a economia em escala global; 
  • Padronizar a oferta para todos os mercados; 
  • Economizar custos, permitindo comprar a matéria-prima em grandes quantidades; 
  • Estimular a busca por oportunidades dos mercados internacionais e a necessidade de ser competitivo a nível internacional; 
  • Atuar na melhora da entrega ao aumentar a concorrência. 

O marketing global também traz desvantagens como: 

  • Não pesquisa todos os mercados em profundidade, permanecendo no superficial; 
  • Estratégia única pode não ser adequada a todos os mercados, exigindo aprofundar para conhecer os públicos; 
  • Produtos ou serviços podem ser mais bem aceitos em um país do que em outro; 
  • Sistemas de distribuição mudam muito de um país para outro. 

A estratégia de marketing ideal deve unir aspectos globais e regionais, valorizando as características do público local com estratégias de marketing replicáveis internacionalmente. 

Saiba Mais:  

Marketing digital para o empreendedor 

Importância do marketing internacional no processo de identificação dos mercados globais 

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