Todo varejista de sucesso está atento às principais tendências do setor. Para melhorar o desempenho do seu negócio, conheça o que está por vir em 2023.
Para te ajudar na sua jornada empresarial, selecionamos a visão da especialista Aline Araújo, do canal Montar um Negócio, sobre as principais tendências para este ano. Vamos lá!
Você, que é dono de um negócio, saiba que estar atento às tendências do mercado é fundamental para analisar e avaliar a situação ao redor, principalmente nesse momento pós-pandemia. Algumas das tendências que vão bombar em 2023 estão relacionadas a negócios tecnológicos, consciência ambiental, clubes de assinatura, saúde, delivery e infoprodutos.
Lembre-se que o setor varejista é altamente competitivo e dinâmico, e acompanhar as tendências é fundamental para manter-se relevante e competitivo. A cada ano, novas tendências surgem, e 2023 não será diferente. É importante que o empreendedor esteja atento a essas tendências e as incorpore em suas estratégias de negócios, a fim de atender às demandas do mercado.
Uma das principais razões para acompanhar as tendências de 2023 é para estar ciente das preferências dos consumidores e adaptar-se rapidamente às mudanças. Eles estão cada vez mais exigentes e procurando por experiências personalizadas, que atendam às suas necessidades específicas. Por isso, é importante que as empresas do setor varejista estejam atentas às novas tecnologias e modelos de negócios que podem ajudar a oferecer uma experiência de compra diferenciada.
Outra razão importante para acompanhar as tendências de 2023 é estar preparado para enfrentar a concorrência. Aqueles que se anteciparem às mudanças e se adaptarem às novas tendências terão uma vantagem competitiva. Afinal, os consumidores, geralmente, optam por empresas que oferecem as últimas novidades em termos de produtos e serviços. Por isso, é importante para as empresas de varejo estarem atualizadas com as tendências de 2023 e inovarem constantemente para destacarem-se no mercado.
Vamos começar pela tecnologia. Muitas empresas de todos os setores precisam reinventar-se no mundo digital, e isso também deve acontecer com o seu negócio. Algumas empresas não precisam começar do zero, porque já avançaram na transformação digital e estão começando a investir mais na área ou a adotar novos diferenciais para se manterem competitivas. Um desses diferenciais é a estratégia omnichannel: quer estar presente em todos os canais e redes sociais disponíveis.
Porém, as tendências mudaram, porque as empresas entenderam que atacar em todas as redes sociais ou plataformas de vendas é um outro desafio para construir relacionamentos e experiências emocionais com os clientes. Então, menos é mais. Aposte nas redes sociais certas, onde seu público realmente está presente.
Outra tendência é a saúde. Você conhece os "wearables"? Alguns exemplos são smartwatch e pulseiras fitness, que são aqueles relógios de pulso e pulseiras conectadas que têm o monitoramento da saúde como um dos recursos mais atraentes. Além de ajudar os usuários a medir sua frequência cardíaca ou velocidade de corrida, eles também são uma mão na roda para quem precisa de mais praticidade no dia a dia.
A terceira tendência são os clubes de assinatura. O clube de assinatura já não é tão novidade assim. Afinal, a economia circular já estava transformando o mercado antes mesmo da pandemia. Livros, bebidas, alimentos e produtos de higiene pessoal são segmentos de maior destaque do setor, mas as possibilidades são muitas, e a estimativa é que continuem em alta. O maior interesse dos clubes de assinatura é o recebimento recorrente e as previsões de gastos que eles trazem para os seus clientes.
Outro fator importante é que esse modelo de negócio desperta a curiosidade dos consumidores, já que as empresas enviam seus produtos de acordo com o comportamento e o gosto pessoal de cada cliente. O segredo para o sucesso é encontrar nichos inexplorados ou raramente explorados.
Delivery, esse é outro setor que está crescendo de maneira exponencial e atualmente, de tudo que você possa imaginar, existe delivery. O que antes era apenas uma comodidade, tornou-se uma necessidade, e é quase impossível imaginar um negócio sem o serviço de delivery. À medida que as compras on-line se tornaram populares durante a pandemia, também aumentou a necessidade de as empresas considerarem a logística de entrega.
Bom, na época da pandemia, foi um pouco estressante, já que o delivery foi inserido em uma corrida contra o tempo na vida dos empreendedores, mas agora, a maioria dos setores já se adaptaram. Então, se o seu negócio ainda não implementou esse modelo nas vendas, fique atento.
Considerar a entrega na experiência de compra do cliente é tão ou mais importante para um negócio do que ter uma boa presença no digital. Mesmoa pós as atividades presenciais retornarem, o delivery continua fazendo parte da vida de muitos consumidores. Encontrar o nicho para investir e apostar em um bom marketing é crucial para quem deseja iniciar um negócio na área. Um setor que está em alta é o delivery de alimentos e, dentro desses limites, há diversos nichos para serem explorados, como por exemplo, marmitas para quem tem alguma restrição alimentar.
Infoprodutos: você já ouviu falar dos infoprodutos? Eles são materiais de informação criados e distribuídos no digital. Basicamente, são aqueles cursos on-line em formato de videoaulas ou e-books. Os mais comuns são: aprender um novo idioma, aprender a fazer artesanatos, dicas de viagem, preparar um certo tipo de receita, tocar um instrumento e daqueles bem famosos que a gente vê vários anúncios por aí que é aprender a ganhar dinheiro com marketing digital, sabe?
Bom, não dá para negar que é um mundo cheio de possibilidades, e uma das principais vantagens de criar um produto digital é que os lucros são escaláveis, porque as oportunidades de vendas pela internet são muito maiores do que nos cursos presenciais. Imagine aí, você produz um conteúdo apenas uma única vez e pode vendê-lo inúmeras vezes na internet. Realmente, é um negócio de infinitas possibilidades.
Para investir nisso, é preciso reconhecer seus talentos, as coisas interessantes que você tem a oferecer, conhecer seu público e se aprofundar para oferecer o melhor produto possível.
Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:
Marketing digital: planejar para vender pela Internet: "Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio."
Comunicação e relacionamento com seus clientes: Compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados coma adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.
Essas são as principais tendências para o varejo em 2023. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.
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Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Sat Jul 27 00:01:37 BRT 2024
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Jul 27 00:01:15 BRT 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!