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Thu Mar 30 22:48:35 BRT 2023
Empreendedorismo | PARTICIPAÇÃO NO MERCADO
As principais tendências para o varejo em 2023

Todo varejista de sucesso está atento às principais tendências do setor. Para melhorar o desempenho do seu negócio, conheça o que está por vir em 2023.

· 24/03/2023 · Atualizado em 30/03/2023
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Para te ajudar na sua jornada empresarial, selecionamos a visão da especialista Aline Araújo, do canal Montar um Negócio, sobre as principais tendências para este ano. Vamos lá! 

Você, que é dono de um negócio, saiba que estar atento às tendências do mercado é fundamental para analisar e avaliar a situação ao redor, principalmente nesse momento pós-pandemia. Algumas das tendências que vão bombar em 2023 estão relacionadas a negócios tecnológicos, consciência ambiental, clubes de assinatura, saúde, delivery e infoprodutos.

Lembre-se que o setor varejista é altamente competitivo e dinâmico, e acompanhar as tendências é fundamental para manter-se relevante e competitivo. A cada ano, novas tendências surgem, e 2023 não será diferente. É importante que o empreendedor esteja atento a essas tendências e as incorpore em suas estratégias de negócios, a fim de atender às demandas do mercado.

Uma das principais razões para acompanhar as tendências de 2023 é para estar ciente das preferências dos consumidores e adaptar-se rapidamente às mudanças. Eles estão cada vez mais exigentes e procurando por experiências personalizadas, que atendam às suas necessidades específicas. Por isso, é importante que as empresas do setor varejista estejam atentas às novas tecnologias e modelos de negócios que podem ajudar a oferecer uma experiência de compra diferenciada.

Outra razão importante para acompanhar as tendências de 2023 é estar preparado para enfrentar a concorrência. Aqueles que se anteciparem às mudanças e se adaptarem às novas tendências terão uma vantagem competitiva. Afinal, os consumidores, geralmente, optam por empresas que oferecem as últimas novidades em termos de produtos e serviços. Por isso, é importante para as empresas de varejo estarem atualizadas com as tendências de 2023 e inovarem constantemente para destacarem-se no mercado.

Vamos começar pela tecnologia. Muitas empresas de todos os setores precisam reinventar-se no mundo digital, e isso também deve acontecer com o seu negócio. Algumas empresas não precisam começar do zero, porque já avançaram na transformação digital e estão começando a investir mais na área ou a adotar novos diferenciais para se manterem competitivas. Um desses diferenciais é a estratégia omnichannel: quer estar presente em todos os canais e redes sociais disponíveis. 

Porém, as tendências mudaram, porque as empresas entenderam que atacar em todas as redes sociais ou plataformas de vendas é um outro desafio para construir relacionamentos e experiências emocionais com os clientes. Então, menos é mais. Aposte nas redes sociais certas, onde seu público realmente está presente.

Outra tendência é a saúde. Você conhece os "wearables"? Alguns exemplos são smartwatch e pulseiras fitness, que são aqueles relógios de pulso e pulseiras conectadas que têm o monitoramento da saúde como um dos recursos mais atraentes. Além de ajudar os usuários a medir sua frequência cardíaca ou velocidade de corrida, eles também são uma mão na roda para quem precisa de mais praticidade no dia a dia.

A terceira tendência são os clubes de assinatura. O clube de assinatura já não é tão novidade assim. Afinal, a economia circular já estava transformando o mercado antes mesmo da pandemia. Livros, bebidas, alimentos e produtos de higiene pessoal são segmentos de maior destaque do setor, mas as possibilidades são muitas, e a estimativa é que continuem em alta. O maior interesse dos clubes de assinatura é o recebimento recorrente e as previsões de gastos que eles trazem para os seus clientes.

Outro fator importante é que esse modelo de negócio desperta a curiosidade dos consumidores, já que as empresas enviam seus produtos de acordo com o comportamento e o gosto pessoal de cada cliente. O segredo para o sucesso é encontrar nichos inexplorados ou raramente explorados. 

Delivery, esse é outro setor que está crescendo de maneira exponencial e atualmente, de tudo que você possa imaginar, existe delivery. O que antes era apenas uma comodidade, tornou-se uma necessidade, e é quase impossível imaginar um negócio sem o serviço de delivery. À medida que as compras on-line se tornaram populares durante a pandemia, também aumentou a necessidade de as empresas considerarem a logística de entrega. 

Bom, na época da pandemia, foi um pouco estressante, já que o delivery foi inserido em uma corrida contra o tempo na vida dos empreendedores, mas agora, a maioria dos setores já se adaptaram. Então, se o seu negócio ainda não implementou esse modelo nas vendas, fique atento. 

Considerar a entrega na experiência de compra do cliente é tão ou mais importante para um negócio do que ter uma boa presença no digital. Mesmoa pós as atividades presenciais retornarem, o delivery continua fazendo parte da vida de muitos consumidores. Encontrar o nicho para investir e apostar em um bom marketing é crucial para quem deseja iniciar um negócio na área. Um setor que está em alta é o delivery de alimentos e, dentro desses limites, há diversos nichos para serem explorados, como por exemplo, marmitas para quem tem alguma restrição alimentar. 

Infoprodutos: você já ouviu falar dos infoprodutos? Eles são materiais de informação criados e distribuídos no digital. Basicamente, são aqueles cursos on-line em formato de videoaulas ou e-books. Os mais comuns são: aprender um novo idioma, aprender a fazer artesanatos, dicas de viagem, preparar um certo tipo de receita, tocar um instrumento e daqueles bem famosos que a gente vê vários anúncios por aí que é aprender a ganhar dinheiro com marketing digital, sabe? 

Bom, não dá para negar que é um mundo cheio de possibilidades, e uma das principais vantagens de criar um produto digital é que os lucros são escaláveis, porque as oportunidades de vendas pela internet são muito maiores do que nos cursos presenciais. Imagine aí, você produz um conteúdo apenas uma única vez e pode vendê-lo inúmeras vezes na internet. Realmente, é um negócio de infinitas possibilidades. 

Para investir nisso, é preciso reconhecer seus talentos, as coisas interessantes que você tem a oferecer, conhecer seu público e se aprofundar para oferecer o melhor produto possível. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

Marketing digital: planejar para vender pela Internet: "Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio."  

Comunicação e relacionamento com seus clientes: Compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados coma adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.

Essas são as principais tendências para o varejo em 2023. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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