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Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Áudio marketing pode ser o diferencial da sua estratégia digital

O áudio marketing facilita a conexão e humaniza o seu marketing digital.

· 23/02/2023 · Atualizado em 10/03/2023
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O áudio sempre foi um formato que aumenta a conexão com as pessoas. E, atualmente, em tempos do digital, ele voltou a ser uma estratégia eficaz.

O áudio marketing tem como vantagem possibilitar que as pessoas consumam um conteúdo enquanto fazem outra atividade. Seja no carro, no trânsito ou enquanto realiza uma tarefa manual e até mesmo atividade física.

Áudio marketing envolve produzir conteúdos que antes seriam em formato de texto ou visual, mas no modelo de áudio. Ele pode ser utilizado em conteúdos de topo de funil, meio ou final. Ou seja, o objetivo é atrair, converter e fidelizar os consumidores.

Os conteúdos de áudio marketing podem assumir diferentes modelos, como podcasts, narrações e áudios a serem inseridos em posts de blogs.

E, quando algum aparelho de inteligência artificial transforma o seu conteúdo de texto em áudio para o usuário, como é o caso dos assistentes pessoais domésticos, como a Alexa, também pode se considerar áudio marketing.

Por meio da voz, é possível imprimir emoção, entonação e o ritmo que se deseja. Isso possibilita ao usuário uma noção de discernimento diferenciada da experiência da leitura.

Além disso, os formatos em áudio são mais cômodos. Exige-se menos esforço de um ouvinte do que de um leitor. Por isso, ele tem se tornado um formato bastante atrativo.

Uma pesquisa do Spotify mostrou que 98% das pessoas que consomem conteúdo em plataformas de áudio realizam outras atividades simultaneamente. Trata-se de um formato de maior alcance no cotidiano das pessoas.

É possível ouvir um conteúdo, por exemplo, enquanto é realizada outra atividade. Ou seja, em situações que a leitura não seria possível.

Aumento da interação por meio da fala 

A voz é o instrumento mais natural para a comunicação humana e a resolução de problemas. Não é à toa que praticamente todas as redes sociais inseriram, nos últimos anos, a opção de enviar mensagens por voz, além do texto digitado.

Outro ponto relevante é que a troca de mensagens por voz tem ganhado popularidade. Isso reflete na forma como as pessoas vêm preferindo consumir conteúdos.

O volume de pesquisa por voz atinge níveis mais significativos a cada ano. Um estudo da Ilumeo registrou que o uso de assistentes digitais cresceu 47% no Brasil.

Isso impacta diretamente o SEO, o que ressalta a importância de preparar seu conteúdo para que ele seja localizado por comandos de voz e lido por assistentes virtuais e isso é considerado de extrema importância.

Como usar o áudio marketing no seu negócio 

Dê opções para o seu público e aproveite conteúdos de qualidade que já estão prontos ou escreva novos textos, conforme o seu objetivo. É possível disponibilizar em post blog no formato escrito e em áudio. Assim, o consumidor poderá escolher o formato desejado e mais cômodo naquele momento. 

É importante que seja empregada voz humana para criar a conexão emocional mencionada anteriormente. Assim, será possível calibrar a entonação e o ritmo da fala. Lembre-se que as gravações robóticas não engajam da mesma forma que a voz humana.

É possível medir o engajamento dos seus posts narrados por meio da quantidade de vezes que foi reproduzido. Pensando em termos de SEO, uma das principais vantagens do formato de áudio é o aumento do tempo de permanência na página.

Essa é uma das variáveis consideradas pelo Google ao rankear as páginas, por exemplo.

Uma outra estratégia é mapear palavras-chaves com as quais você está bem ranqueado e fazer a versão em áudio, a fim de aumentar o tempo de permanência na sua página. Você também pode inserir os conteúdos em formato de áudio para as palavras-chave por meio das quais você gostaria de melhorar o seu posicionamento.

Invista em Podcasts

Plataformas de streaming de áudio, como Spotify e Deezer, são boas aliadas em aumentar a sua conexão emocional com os seus clientes. Você pode criar playlists especiais, de acordo com a personalidade da sua marca e as personas do negócio.

Um podcast é um formato que não exige pausas, que prende a atenção do público e o deixa livre para continuar a execução de suas tarefas. Segundo dados da Deezer, o consumo de programas de áudio sob demanda aumentou 177% em 2019.

A boa notícia é que você pode criar um podcast para a sua empresa como parte da sua estratégia de conteúdos. Para começar, escolha um tema relevante, convide autoridades no assunto ou produza o roteiro.

O áudio marketing é uma oportunidade de chegar a pessoas de um modo que não seria possível por outros formatos. Por isso, vale a pena investir em estratégias que incluem o formato de áudio nos seus conteúdos. Pense em combinações e complementaridade, entre texto, imagem e som.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae Minas Áudio Marketing: mais uma tendência do marketing digital

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