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Thu May 11 18:32:14 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Benchmarking: em busca das melhores práticas

Ao fazer o benchmarking, você incorpora as melhores práticas do mercado (e da concorrência) ao seu negócio.

· Atualizado em 11/05/2023
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O termo benchmarking, em inglês, quer dizer “ponto de referência”. E a técnica de benchmarking nada mais é do pesquisar junto ao mercado e à concorrência as melhores práticas na elaboração de produtos, serviços, atendimento, design, logística, precificação e muito mais. E, então, incorporar aquelas que forem mais interessantes para o desenvolvimento do negócio, adaptando-as às suas necessidades.

Vários formatos

O benchmarking pode ser interno, com a busca das melhores práticas desenvolvidas dentro da própria empresa (filiais, outras franquias ou departamentos etc.). Ou competitivo, a partir de uma pesquisa sobre o desempenho da concorrência – o que, às vezes, deve ser feito em sigilo. O benchmarking funcional envolve uma comparação entre processos desenvolvidos por duas ou mais empresas, ainda que sejam de ramos diferentes. E o benchmarking de cooperação parte do trabalho conjunto entre organizações, visando a intercambiar melhores práticas, em um processo vantajoso para todos. 

Como implementar

Embora as formas de implantação do benchmarking em uma empresa possam variar, regra geral, elas seguem oito etapas.

  1. Análise interna – Avaliação detalhada de todos os processos desenvolvidos dentro da empresa, para compreender plenamente a sua realidade.
  2. Identificar as empresas “de ponta” – Pesquisa sobre os principais players do segmento, que serão referência para a implementação do benchmarking em seu negócio.
  3. Definição dos métodos – Identificar quais serão e como devem ser obtidos os dados necessários para a elaboração do benchmarking. Você pode usar dados públicos, fazer parcerias ou ainda obter informações sigilosas.
  4. Análise de mercado – Conhecer as melhores práticas da concorrência;
  5. Identificação de lacunas: Descobrir onde estão os principais problemas de sua empresa, que o benchmarking deverá ajudar a resolver.
  6. Projeção de desempenho – Traçar as metas; onde você quer conduzir sua empresa com o apoio do benchmarking?
  7. Implementação das ações – Desenvolver as ações e adaptações necessárias.
  8. Retroação - Reavaliação contínua, corrigindo rumos sempre que necessário e utilizando as melhores práticas do mercado em cada momento.

As vantagens

Entre as vantagens que o benchmarking pode proporcionar estão um melhor autoconhecimento da empresa e uma visão mais ampla sobre a realidade do mercado. A partir de identificação de problemas, soluções e das metas a serem alcançadas (com as vantagens que isso acarretará para todos), a equipe também pode se motivar mais. O que tende a aportar ganhos de desempenho e produtividade.

Na mão oposta, ao implementar o benchmarking você deve tomar cuidado para não prestar atenção demais à concorrência, perdendo o foco na melhoria de seus processos internos. E, acima de tudo, evitar a simples cópia das melhores práticas de mercado. Trata-se de adaptar o que vem dando certo sem abrir mão da identidade de seu negócio.

Casos de sucesso em benchmarking

A Gol Linhas Aéreas, por exemplo, baseou-se no que vinham fazendo empresas como a Ryanair irlandesa e a inglesa EasyJet para trazer ao Brasil o conceito de low cost. Assim, a Gol cortou custos com refeições e passou a cobrar pela marcação de assentos, por exemplo, para oferecer passagens mais baratas.

A Xerox foi uma das pioneiras no uso do benchmarking. A empresa desmontava máquinas das concorrentes para saber como elas conseguir vender produtos a preços mais baixos.

Com essas informações, está na hora de você começar a implementar o benchmarking e colocar a sua empresa no rumo da qualidade total, não é?

Esses materiais do Sebrae poderão ajudá-lo na jornada!

Saiba o que é e como fazer um excelente benchmark  

Benchmarking: o que é e como fazer

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