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Mercado e Vendas | MARKETING
Benchmarking: o que é e como fazer

Veja algumas dicas para realizar o benchmarking dos seus concorrentes.

· 30/11/2022 · Atualizado em 06/12/2022
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Benchmarking é uma ferramenta de análise de mercado baseada na comparação com outras empresas concorrentes, observando processos, metodologias, produtos ou serviços que funcionam em um modelo de negócio. O benchmarking faz parte do planejamento estratégico de qualquer negócio e é um dos primeiros passos que um empreendedor deve dar para tirar sua ideia do papel. 

As vantagens de fazer o benchmarking são:

  • Obter inspirações a partir de práticas de sucesso de empresas que são referências no seu segmento;
  • Identificar novas tendências de mercado e sair na frente da sua concorrência;
  • Criar um plano de marketing mais assertivo, já que você pode verificar os pontos fortes e fracos da sua concorrência;
  • Trazer alinhamento e motivar sua equipe com objetivos alcançáveis e que já foram atingidos por outros negócios;
  • Aprimorar processos e práticas para gerar redução de custos e aumentar a produtividade.

No marketing digital, o benchmarking pode ser feito para avaliar estratégias ou para compreender quais práticas nas mídias sociais ou no e-mail marketing são mais utilizadas, por exemplo. Mas, quais os principais pontos que devem ser analisados no seu benchmarking? O benchmarking deve buscar respostas para as seguintes questões: 

  • Como os seus concorrentes estão posicionados no ambiente on-line? Quais as redes sociais, por exemplo, que eles utilizam?
  • Qual é o tom utilizado, o tipo de informação e conteúdo compartilhados e a frequência com que eles se comunicam com o público-alvo?
  • Em quais canais investem mais recursos e quais estratégias são usadas?
  • Como interagem e se relacionam com os clientes?
  • Suas ações de marketing digital geram engajamento como as dos seus concorrentes?
  • Como é o design e a experiência de navegação do seu site ou loja virtual em comparação ao da concorrência?

Tente pesquisar e analisar essas questões para identificar os espaços vazios no mercado que precisam ser preenchidos e para verificar o que pode ser feito para conquistar o seu cliente. Você pode fazer benchmarking realizando uma pesquisa de campo, selecionando métricas, fatos e dados que podem ser comparados com a concorrência. É possível fazer isso por meio de pesquisa em artigos, estudos, base de dados, entre outros.

Outra maneira de fazer benchmarking é participando de eventos do seu segmento, como conferências e feiras de negócios. Ali, você vai encontrar diferentes empresas e pode trocar experiências e fazer networking, além de observar a concorrência. Ainda é possível realizar visitas a outras organizações ou realizar um processo de mentoria para direcioná-lo no seu planejamento.

O benchmarking é uma estratégia de planejamento e de marketing que deve ser utilizada para melhorar os seus resultados. Por isso, estude também a sua empresa e o seu público-alvo para ter uma visão completa na hora de fazer benchmarking. Bons negócios!

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Saiba como fazer pesquisa de mercado e definir estratégias

Análise de mercado: fique atento às mudanças


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