Ligado à cultura de inovação na empresa, o lifelong learning melhora a produtividade dos colaboradores e a qualidade do trabalho e aumenta a retenção de talento
O conceito Lifelong Learning (LLL) é traduzido para o português como aprendizado ao longo da vida ou aprendizado contínuo. Mas acaba sendo usado o termo em inglês mesmo ao apontar para a educação continuada para além dos cursos formais em instituições acadêmicas.
Como diria o ditado popular, “é vivendo e aprendendo” e assim, o princípio do lifelong learning considera alternar trabalho e aprendizado de forma permanente, sempre pensando no desenvolvimento pessoal e profissional.
No ambiente empresarial, o lifelong learning está relacionado à cultura da inovação e surge como uma maneira de melhorar a produtividade dos colaboradores e a qualidade do trabalho e ainda aumentar a retenção de talentos. Uma ferramenta para alcançar os objetivos e manter a competitividade.
Lifelong learning e a cultura da inovação
Vale lembrar que o lifelong learning não é uma metodologia, mas um estilo de vida, uma mentalidade de que o processo de aprendizagem nem sempre precisa ter um fim determinado. Com uma cultura de inovação estabelecida na empresa, os colaboradores podem ter um ambiente favorável para a busca de conhecimento.
Para saber mais sobre cultura da inovação, o Sebrae oferece um e-book gratuito de Como implementar uma cultura da inovação. Movida por transformações sistemáticas, a cultura da inovação promove uma mudança de pensamento, na maneira de ser de uma organização.
Benefícios do lifelong learning para os negócios
Incentivar a aprendizagem contínua na empresa ajuda colaboradores a desenvolverem habilidades necessárias para o seu crescimento e ainda pode reduzir a rotatividade, retendo os talentos.
Sempre atualizados com as tendências do mercado, colaboradores tornam-se capazes de tomar melhores decisões e desempenham seu trabalho de forma mais eficiente.
A lista de benefícios do lifelong learning para os negócios ainda traz o desenvolvimento de novas competências, o acompanhamento e domínio das novas tecnologias, o estímulo à criatividade para gerar ideias inovadoras e ainda incentiva o desenvolvimento de profissionais T-shaped com diversas habilidades.
Como desenvolver a mentalidade lifelong learning na sua empresa
Promova a interação e debates entre os times, ofereça capacitações e cursos, promova eventos e treinamentos, incentive a participação dos colaboradores em congressos, palestras e seminários.
Pilares do lifelong learning
- Conhecer: aguçar a curiosidade e vontade de aprender mais, ter pensamento crítico e questionador;
- Fazer: aplicar o conhecimento na prática buscando aprender através da vivência e experimentação;
- Conviver: compartilhar, saber dar e receber feedbacks construtivos, trabalhando de forma colaborativa;
- Ser: buscar o autoconhecimento para descobrir seu potencial, seus pontos fortes e fracos, entender o propósito para saber o tipo de aprendizado necessário para alcançá-lo. Ter autonomia para buscar conhecimento.
Saiba mais:
Foi um prazer te ajudar :)