this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 14:56:22 BRT 2023
Inovação | APRESENTAÇÃO DE PRODUTO
Bioconstrução: conheça a nova tendência da construção civil

Veja como projetos mais ecológicos podem trazer benefícios para o setor da construção civil.

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Para empreender no setor da construção civil, é preciso atentar para as novas tecnologias do mercado, principalmente para as que buscam trabalhar com conceitos mais sustentáveis. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o setor é responsável por cerca de 38% de todas as emissões de dióxido de carbono, ou gás carbônico (CO2), o principal causador do efeito estufa. 

Assim, há uma urgência do setor em reduzir impactos ambientais e preservar o meio ambiente. Com essa medida, nasce o termo bioconstrução, que diz respeito à construção de ambientes saudáveis, com técnicas e materiais de construção sustentáveis. 

Vamos conhecer um pouco sobre esse tema, que pode se tornar a nova tendência da construção civil? 

Técnicas de bioconstrução

Recorrer a recursos naturais para a construção é bem menos agressivo ao meio ambiente, uma vez que são utilizados sistemas alternativos para o tratamento e a utilização de resíduos.

A seguir, conheça algumas técnicas de bioconstrução que funcionam como uma alternativa à construção tradicional:

  1. Tijolos de adobe: feitos de forma artesanal, os tijolos levam em sua composição terra crua, água, palha e fibras naturais. Após serem moldados, são “cozidos” ao sol.
  2. Cob: técnica para utilizar adobes com mais fibras naturais com o objetivo de alcançar maior vedação ou travamento. 
  3. Hiperadobe: técnica de construção com sacos de raschel – aqueles sacos de rede, utilizados para embalar vegetais. A técnica consiste em preencher os sacos com terra de forma manual e utilizá-los na construção, visto que eles se completam de forma compactada e se tornam um material seguro.
  4. Superadobe: semelhante ao hiperadobe, mas utiliza-se do arame farpado para aumentar a contenção do material. Tanto o hiperadobe quanto o superadobe podem ser utilizados no fechamento de paredes. 
  5. Pau a pique: técnica de construção que consiste na união ou no entrelaçamento de madeiras verticais, fixadas no solo, e de vigas horizontais, servindo como função estrutural e de vedação. A terra é um dos seus principais componentes. 
  6. Telhado verde: em detrimento das telhas de amianto (fibrocimento), do concreto ou de outros materiais tóxicos ao meio ambiente, as telhas ecológicas surgem como uma alternativa viável. Elas são compostas por resíduos de fibras naturais ou por materiais reciclados, como tubos de pasta de dente, garrafas PET, papéis, entre outros. 

Quais as vantagens de uma construção ecológica?

Tanto para a construção civil como para o setor da arquitetura, a bioconstrução oferece uma série de benefícios. Para o meio ambiente, o número de resíduos é reduzido significativamente devido ao uso de materiais naturais, o que é ótimo para a preservação ambiental

Para o setor da construção civil, as vantagens também são significativas, já que as técnicas de bioconstrução não utilizam produtos inflamáveis ou grande quantidade de maquinários. Consequentemente, os empreendedores podem contar com menor risco de incêndios nas obras e redução dos gastos de energia

Por causa dos compostos naturais dos materiais de construção, os projetos sustentáveis também oferecem maior isolamento térmico e temperaturas mais agradáveis aos estabelecimentos.

Desafios

Apesar de as obras de bioconstrução apresentarem maior durabilidade e colaborarem com a sustentabilidade, uma de suas desvantagens é que elas requerem mão de obra especializada

Por envolver materiais mais específicos e profissionais com maior grau de qualificação, o custo de produção também costuma ser superior ao de uma construção tradicional. A longo prazo, porém, os ganhos a longo prazo com economia de energia, qualidade de vida e redução de impactos ao meio ambiente são maiores. 

Se você gostou do conteúdo, acompanhe o Portal do Sebrae  e confira o material selecionado para impulsionar micro e pequenos empreendedores.

 
 

O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?