this is an h1

this is an h2

Sun May 28 03:44:58 BRT 2023
Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Bonito: um destino que o nome já diz tudo

Conheça mais sobre a cidade de Bonito, um dos maiores destinos para turismo de natureza no Brasil.

· Atualizado em 28/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Nunca a natureza esteve tão na moda, mas quais são os motivos que levam as pessoas cada vez mais a esses refúgios?

Na era da informação, onde o acesso à internet é cada vez mais disponível, a possibilidade de conexão com o mundo on-line é também cada vez maior. Isso nos faz pensar que, às vezes, é melhor nos desconectarmos do mundo virtual e agirmos mais no mundo real. Sendo assim, encontramos na natureza uma ótima aliada.

Esse movimento é conhecido como turismo de natureza, ou ecoturismo, e vem potencializando de maneira significativa os negócios do setor. Mas, o que é de fato?

São todas as atividades ligadas à natureza de forma sustentável. Por exemplo: trilhas, excursões escolares, atividades a céu aberto, camping, montanhismo, observação de animais, entre outras. Portanto, as atividades de ecoturismo abrangem diversas áreas e são acessíveis a todos os públicos.

Além dos diversos benefícios econômicos gerados às localidades onde é mais frequente esse tipo de turismo, o contato com a natureza também é muito bom para a saúde dos visitantes, tanto física como mental. Por meio dele, estamos mais predispostos a fazer atividades físicas, como caminhar, andar de bicicleta ou fazer trilhas, além de relaxarmos ao contemplar a beleza das paisagens e dos animais. O governo brasileiro ainda explora pouco o imenso potencial do país nessa área, mas o setor privado está atento a essa onda.

Apesar dos problemas, podemos destacar vários casos de sucesso no país, e um em especial merece destaque: a cidade de Bonito.

A pequena cidade de Bonito está no Mato Grosso do Sul, localizada a cerca de 300 km da capital Campo Grande. É uma cidade pacata, da qual muita gente já deve ter ouvido falar por ser um destino incrível para quem busca contato com a natureza, atividades ao ar livre e férias em um destino isolado e tranquilo.

Com cerca de 22 mil habitantes, Bonito desponta como destino de ecoturismo no Brasil e tem dinâmicas muito diferentes de outras partes do país.

Bastante organizado, o turismo local incentiva a preservação da região, e todas as atividades realizadas na cidade são feitas na companhia de um guia de turismo, o que permite conhecer melhor a fauna e flora locais, além de tornar as atividades mais agradáveis, sem enormes grupos de turistas, e seguras.

A cidade está próxima da Serra da Bodoquena e a cerca de 135 km do Paraguai, por isso a cultura local é influenciada por alguns costumes do país vizinho.

Também localizada próximo ao Pantanal, Bonito e sua região possuem uma vegetação de transição, com áreas de mata atlântica e do cerrado.

A cidade é tão bonita, que vale algumas dicas do que fazer lá.

Para empreendedores, está aí uma ótima oportunidade de negócios, e para o turista, de passeio. Você aproveita o local ao máximo visitando ao menos um parque de cachoeiras e uma caverna e, se quiser, ao menos uma flutuação. Isso é muito fácil, porque Bonito tem muitas e muitas cachoeiras, diferentes cavernas e lindos rios para flutuar. 

Há em torno de 50 passeios credenciados, e você deve escolher quais atividades quer realizar para poder agendá-las. Como são muitas as propriedades que realizam passeios, mesmo que você já tenha visitado um lugar, poderá ir mais uma vez e fazer atividades novas nesse mesmo local, conhecendo outras cachoeiras ou fazendo novas trilhas.

Destacamos algumas atrações:

  • a principal atração em Bonito é a Gruta do Lago Azul: uma caverna com um lago de coloração azulada, que chega a ter 90 metros de profundidade. A caverna tem dezenas de estalagmites, estalactites e colunas, formadas ao longo de centenas de anos;
  • outra atração muito popular e lindíssima é a flutuação nos rios, como a que se faz no Rio Sucuri ou no Nascente Azul. A flutuação é uma atividade em que se observa a vida aquática com snorkel, mas sem encostar os pés no chão ou nadar;
  • visitar um parque onde se pode fazer trilhas e visitar cachoeiras também é um passeio incrível e que pode ser feito em diferentes propriedades da região, entre elas o Parque das Cachoeiras, as Cachoeiras Serra da Bodoquena ou o maravilhoso Boca da Onça, que possui a maior queda d’água do Mato Grosso do Sul;
  • para quem quer fugir dos passeios mais tradicionais, há também opções mais excêntricas. A Lagoa Misteriosa é uma delas e, como o próprio nome já diz, desperta o interesse dos mais variados viajantes porque, até hoje, não foi encontrado o fundo da lagoa;
  • o Abismo Anhumas também é reconhecido como um dos passeios mais interessantes de Bonito para quem gosta de aventura, porque consiste em fazer um rapel dentro de uma caverna, onde também há um lago em que se pode mergulhar.

Uma particularidade que merece atenção no planejamento da viagem é pensar em como serão feitos os deslocamentos pela região. A parte urbana de Bonito não é grande, e ali é possível fazer tudo a pé, mas as atrações ficam em diferentes áreas do município (ou até em municípios vizinhos) e bastante afastadas uma das outras.

As agências turísticas de Bonito oferecem transporte compartilhado para fazer os passeios, mas, não se esqueça, você terá de dormir e alojar-se na cidade, por isso fica a dica: contrate o serviço de profissionais do setor para evitar problemas. 

Bonito tem um jeito diferente de fazer turismo.

Logo que a região começou a desenvolver-se, foi implementado nas agências turísticas da cidade o chamado voucher único, um sistema compartilhado por agências turísticas e propriedades privadas que oferecem passeios em Bonito. Por meio desse sistema, o visitante agenda seu passeio, com dia e hora marcados para realizar cada atividade. É um grande exemplo de planejamento estratégico, pois, desta forma, ficou mais fácil para os empresários da cidade calcularem suas demandas, ou seja, fornecer o máximo de seus serviços sem agredir o meio ambiente.

E para você, empresário e investidor do ramo de turismo que ficou curioso sobre as belezas e riquezas da cidade, aqui vai outra informação: segundo dados fornecidos pelo Ministério do Turismo, a cidade de Bonito consolidou-se como o principal destino ecoturístico do país no ano de 2021. Vale a pena investir nela!

Conheça o “Programa Sebrae – Aventura Natural”, que apoia os pequenos negócios na implementação das normas ABNT de turismo de aventura e a certificação do sistema de gestão da segurança. Conheça o caso de uma empresa de Bonito-MS que adota essas ações como um diferencial competitivo, oferecendo experiências seguras e inesquecíveis aos seus clientes. Clique aqui.

Consulte também o artigo Impacto econômico, social e ambiental do turismo

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?