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Branding sensorial: como aplicar essa estratégia à sua empresa?

Entenda o que você deve levar em consideração ao adotar a estratégia do branding sensorial, que explora os cinco sentidos do corpo humano.

· 19/11/2022 · Atualizado em 16/01/2023
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O branding sensorial é uma estratégia de marketing que procura estimular os cinco sentidos do corpo humano (olfato, paladar, visão, tato e audição) com a finalidade de conquistar a atenção e o interesse dos consumidores. Para implantá-lo em sua empresa, é fundamental seguir três pilares: os valores da marca, o seu mix de produtos e o gosto do seu público. Essa técnica já foi utilizada por empresas famosas no mundo da moda, como Levi’s, Lacoste, Adidas, Pandora, CNS, entre outras.

Mas como aplicar o branding sensorial na sua empresa? Um dos primeiros passos é determinar o posicionamento da marca a fim de identificar a maneira como ela deseja ser vista pelo público. Outra necessidade é identificar o público-alvo, sendo preciso selecioná-lo para determinar as suas características principais. Alinhar as estratégias ao posicionamento da empresa/marca e ao público-alvo e saber o que os seus concorrentes estão fazendo para que a sua marca se destaque também é importantíssimo na definição das ações.

A exploração dos sentidos

Para implantar o branding sensorial na sua empresa, é bom contar com pessoal capacitado. Também é possível seguir algumas dicas que preparamos para você explorar os cinco sentidos do seu cliente. Confira:

  • Olfato: é um dos sentidos mais poderosos, porque se relaciona com lembranças. As fragrâncias devem remeter a temáticas de coleções ou à identidade da marca. Por exemplo, uma loja de maiôs e biquínis pode explorar cheiros que lembram o mar e a praia.
  • Paladar: explorar esse sentido oferece ao cliente a sensação de boa recepção, então ter um café, um chá, uma água, uma balinha ou até mesmo um petisco faz toda a diferença, principalmente enquanto o consumidor aguarda o momento da finalização da compra.
  • Visão: é um sentido poderosíssimo, pois está associado à identidade visual da marca, por isso é importante que haja uma unidade ao explorar cores, fontes ou formas. Além disso, a vitrine, a decoração e a disposição dos móveis podem despertar diversas sensações de estímulo de compra.
  • Tato: em se tratando de moda, é essencial que o consumidor possa experimentar e tocar as peças. Como ele gosta de sentir o tecido de uma roupa, de experimentar calçados e acessórios e de explorar as possibilidades de compor looks pegando as peças nas araras, pense no seu público-alvo e busque formas de aguçar o estímulo do tato.
  • Audição: tem o poder de transformar a experiência da compra em algo mais agradável. É fundamental conhecer o seu público-alvo e ser fiel à identidade da marca, criando uma playlist que converse com esses aspectos. Fique atento também ao volume e à disposição das caixas nos ambientes.

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