this is an h1

this is an h2

Wed Aug 03 09:01:27 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Brasil: um país tropical para empreender na moda praia

Mesmo enfrentando desafios, o setor de beachwear tem perspectivas de crescimento e pode produzir peças em todas as estações do ano.

· Atualizado em 03/08/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma extensão territorial de dimensões continentais, boa parte dela formada por praias deslumbrantes, com uma diversidade cultural significativa, e o clima tropical são alguns dos fatores que fazem da moda praia (ou beachwear) no Brasil um mercado fortalecido e de referência em todo o mundo. Dados da ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil) revelam que o Brasil produz mais de 260 milhões de peças de moda praia todos os anos, então, se você já empreende ou pretende empreender nesse segmento, essa é uma boa aposta.

Mesmo diante dos desafios, como a sazonalidade do setor, as dificuldades com mão de obra especializada e o grande número de concorrentes, é possível se destacar nesse mercado observando as tendências, ficando atento aos designs, tecidos, estampas e cortes, bem como oferecendo treinamento aos colaboradores. A participação em workshops, feiras, palestras, seminários, cursos e eventos também é um diferencial importante.

Quem decide empreender em moda praia deve compreender ainda que esse segmento vai muito além do que a produção e a venda de biquínis e maiôs: saídas de praia, cangas, sungas, calções, shorts, chapéus, bolsas e mochilas, óculos de sol, bijuterias, chinelos, tênis de corrida, óculos para mergulho e toalhas podem estar presentes no seu negócio, atendendo tanto ao público feminino como ao masculino. E, se optar por uma linha infantil, ainda podem constar nessa lista boias, nadadeiras e coletes. Não se esqueça ainda de que o mercado atual pede modelos para a diversidade de corpos: nada que esconda supostas imperfeições, mas, sim, que valorize as diferentes belezas.

No caso da sazonalidade, é importante observar que, independentemente de estar na estação mais quente do ano, o clima do país permite oferecer uma variedade de peças que podem aproveitar o mesmo maquinário e os mesmos tecidos para produzir moda para o ano todo: é o caso, por exemplo, de produzir peças para a linha fitness e/ou urbana. A beleza dos maiôs, por exemplo, permite que eles sejam usados como bodies durante o ano (nas versões dia e noite), os pareôs podem se transformar em vestidos ou blusas, a parte de cima do biquíni pode se transformar em cropped, entre outras possibilidades.

Uma boa dica para quem vai iniciar nesse nicho de mercado é apostar em uma loja multimarcas, uma tendência no Brasil. A revenda de grandes marcas impulsiona muitos empreendedores em início de carreira. Receptivo às novas tecnologias, é importante lembrar que o consumidor brasileiro de moda praia também busca esses produtos no e-commerce, então apostar nessa forma de vendas (mesmo que seja em uma plataforma de marketplace, caso você não tenha condições de criar um e-commerce), além de investir nas redes sociais, é uma necessidade de que o empreendedor não pode abrir mão.

E que tal resolver alguns desafios com o apoio dos parceiros certos? O Sebrae tem várias soluções para as micro e pequenas empresas através do seus consultores ou mesmo da Inteligência Setorial.

Saiba mais:

Artigo Dicas de ouro para as vendas on-line

Ofereça disponibilidade, diversificação e facilidade aos clientes para sua empresa continuar na ativa a partir das vendas on-line. 

Curso pelo WhatsApp Marketing digital: planejar para vender pela Internet

Com esse curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?