this is an h1

this is an h2

Thu Dec 01 01:23:43 BRT 2022
Finanças | PONTO DE EQUILÍBRIO
Calcule o ponto de equilíbrio da sua empresa e ganhe mais neste Natal

Entenda como o calculo do ponto de equilíbrio pode ajudar a igualar os custos do seu negócio e saiba quanto precisa vender no Natal.

· 23/11/2022 · Atualizado em 01/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Com a proximidade do Natal, uma das festividades mais aguardadas pelos lojistas, a expectativa de vendas aumenta consideravelmente. Com a ausência de restrições impostas pela covid-19, e a projeção de aumento de compras em até 12%, de acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV), a tendência é vender, e vender muito.

Mas, antes de preparar a sua empresa para vender no Natal, é muito importante compreender alguns conceitos de gestão financeira que influenciam diretamente no seu faturamento, como o ponto de equilíbrio empresarial.

O que é ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio e mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos. Ou seja, seus ganhos são calculados em percentuais sobre a receita projetada.

Para calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa, primeiro você terá que calcular a margem de contribuição. A margem de contribuição é a quantia que sobra do preço de venda de cada produto ou serviço, depois do custo variável. Veja a fórmula:

Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)

Como calcular o ponto de equilíbrio?

Calculada a margem de contribuição, é possível calcular o ponto de equilíbrio, já que a fórmula de cálculo é uma relação entre custos fixos e margem de contribuição. A margem de contribuição ajuda o empreendedor a identificar o valor dos custos de produção. Esse dado pode servir, até mesmo, para o desenvolvimento de uma estratégia.

Já o ponto de equilíbrio serve para igualar receitas e despesas fixas, o que reduz os riscos de prejuízo para o seu negócio. Com ele, o empreendedor saberá o quanto precisará vender, e poderá traçar metas ou até mesmo precificar corretamente seus produtos, de modo que alcance o seu objetivo final, que é potencializar as vendas.

A fórmula de cálculo é:

Fórmula para calcular o ponto de equilíbrio:

Ponto de equilíbrio = custos e despesas fixas + lucro mínimo ÷ margem de contribuição (receita – custos e despesas variáveis).

Quais são os tipos de ponto de equilíbrio da minha empresa?

Para te auxiliar no desenvolvimento desse cálculo, o Sebrae disponibiliza uma planilha na qual você poderá fazer os cálculos de forma muito mais prática. Durante o Natal, geralmente, as pessoas estão mais dispostas a gastar e comprar presentes.

Então, não dá para perder a oportunidade de faturar devido a uma falta de conhecimento em gestão financeira, não é mesmo?

Sendo assim, confira os tipos de ponto de equilíbrio, também chamados de break even point e a sua importância empresarial.

FAVORITAR
Botão favoritar

FAVORITAR
Botão favoritar

Gostou do conteúdo? Aproveite para acessar o portal do Sebrae e conferir o curso exclusivo sobre controle da movimentação financeira ou, então, o e-book gestão financeira. Se precisar de uma consultoria, procure o Sebrae mais próximo da sua casa ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo número: 0800 570 0800.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora