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Tue Feb 21 15:29:36 BRT 2023
Mercado e Vendas | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Canais de distribuição abrem horizontes no mercado global

Canais de distribuição adequados ajudam a fazer bons negócios de exportação.

· Atualizado em 21/02/2023
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Participar do comércio internacional é uma excelente opção para empreendedores que desejam alargar o horizonte do negócio. Mas é preciso encontrar os caminhos que facilitam o acesso aos mercados e, além disso, fixar estratégias adequadas de comercialização para exportação dos produtos. Neste sentido, a escolha dos canais de distribuição é um passo decisivo para atingir os objetivos alinhados.

Na rotina das operações do comércio mundial, existem companhias que exercem papéis diferenciados. Micros e pequenas empresas podem se valer da ajuda desses parceiros para promover relações ágeis e confiáveis em seus movimentos de exportação. A vantagem é que essas tradings conectam compradores e vendedores de países distintos, trabalhando para reduzir entraves na concretização dos negócios. Afora isso, os canais e agentes de distribuição podem auxiliar na elaboração de estratégias de marketing internacional.

Exemplos de empresas parceiras

Veja alguns exemplos de empresas que podem ajudá-lo a participar do mercado internacional:

  • Trading companies: essas empresas têm atuação abrangente e estão capacitadas a atuar em negócios de grandes proporções, empenhando-se na compra, venda, industrialização e financiamento das operações.
  • Comercial exportadora: companhias dessa área atendem às pequenas e médias empresas que dispõem de capital mínimo previamente estabelecido para investimento, atuando na compra, venda e intermediação de mercadorias.
  • Agentes de compra: são canais que atuam no país em nome e por conta do importador, trabalhando para mantê-lo informado sobre as condições do mercado exportador e abrindo oportunidades de novos negócios.
  • Consórcio de exportação: conjunto de pequenas e médias empresas com objetivos em comum que se reúnem para atingir determinado mercado, reduzindo os custos e aumentando a capacidade de oferta de variados produtos.
  • Representante de vendas no exterior: profissional com sólidos conhecimentos sobre os produtos. É um dos principais conectores entre empresa e mercado, dispondo de amplo domínio das variáveis que influenciam a demanda e os hábitos de consumo no país de destino das exportações.
  • Importadores/distribuidores: empresas que importam em volumes significativos para efetuar a distribuição dos produtos no país de destino. Além de gerar mais eficiência aos processos, devido aos volumes maiores, propiciam também a redução de custos das operações. Nesta modalidade, é necessário que exista uma forte relação de parceria e confiança entre exportador e importador/distribuidor.

Os benefícios de uma parceria bem escolhida

As vantagens de contar com canais eficientes de distribuição para exportação são inúmeras. As companhias parceiras podem buscar planos de ações para reduzir impostos e acelerar prazos de entregas. Ou facilitar a entrada de produtos ou serviços nacionais em diversos países, auxiliando na adequação desses produtos aos mercados internacionais. Há quem ajude a visualizar oportunidades potenciais em novos mercados ou promover uma ação mais competitiva nos mercados já conhecidos.

Por fim, cabe destacar que uma mesma empresa pode ter diferentes canais de distribuição para cada país de atuação, por opção estratégica ou ainda devido ao seu elevado grau de maturidade no mercado global. O relacionamento que se estabelece com os parceiros também pode variar, de acordo com as circunstâncias do negócio. Para alguns países, talvez seja importante que a sua marca esteja presente e que ela seja responsável pelo pós-venda. Em outros casos, é melhor que o representante local assuma a condução de toda a operação.

Estude o caso concreto de sua empresa e faça a escolha certa. Isso vai ajudá-lo a ampliar os horizontes de seu negócio!

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