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Tue Aug 08 16:00:50 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Chatbots podem auxiliar o marketing digital da sua empresa

Veja como os chatbots podem ser inseridos nas ações de marketing digital da pequena ou média empresa.

· Atualizado em 08/08/2023
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Os chatbots representam uma solução para os pequenos e médios empreendedores que possuem poucos recursos para investir, mas precisam melhorar a performance de atendimento aos clientes. Chatbots são softwares de inteligência artificial que se comunicam com o seu público. De maneira automatizada, os robôs interagem com os usuários em sites ou pelas redes sociais. 

Os bots podem fornecer informações de forma automática, orientar sobre a navegação no site ou nas redes sociais e trazer soluções rápidas. Por exemplo, muitas empresas já notaram uma queda na taxa de abandono de carrinho entre os usuários de chatbots. Isso porque o robô orienta o cliente para que ele não desista da compra por falta de informação. As vantagens de se utilizar os chatbots são muitas: 

  • Disponibilidade em tempo integral: os bots atendem 24 horas, todos os dias da semana. 
  • Presença digital: como estão prontos para atenderem a qualquer momento, fortalecem a presença on-line do seu negócio.
  • Facilita jornadas de compras: tira dúvidas e orienta o cliente na hora da compra.
  • Rapidez e precisão nas respostas: como as respostas são programadas e personalizadas, elas se tornam mais assertivas. Além disso, o atendimento é feito com agilidade.
  • Redução de custos: com um chatbot sua equipe pode ser direcionada para outras tarefas. Você também não precisa contratar mais pessoas para prestar um bom atendimento.

No geral, o chatbot organiza fluxos e permite atender mais clientes com respostas personalizadas e eficientes. Consequentemente, essa agilidade e assertividade levam a um aumento nas vendas e satisfação dos consumidores. 

Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, o número de mensagens trocadas entre chatbots e usuários aumentou 27%. Cada bot conversa, em média, com 5,5 mil pessoas por mês. E, no Brasil, 21% desses são desenvolvidos para o varejo. 

Aproveite mais esse recurso tecnológico para agilizar seu atendimento e conquistar seus clientes. Os chatbots organizam os fluxos internos e de atendimento, além de agilizarem rotinas e otimizarem seus resultados.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como utilizar chatbots no seu negócio

E-book: Transformação digital


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