this is an h1

this is an h2

Thu May 11 17:26:51 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como a análise de dados pode aumentar seus resultados

Com Data Analytics, é possível tomar decisões mais assertivas e eficientes.

· Atualizado em 11/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Não faz ideia do que seja Data Analytics ou quais são os benefícios do uso dessa tecnologia? Fique tranquilo! Vamos explicar tudo sobre análise de dados. Data Analytics é uma estratégia de pesquisa em dados brutos, que estabelece padrões e visualiza insights.

Ao coletar, armazenar e extrair dados, é possível cruzar as informações e ordená-las de acordo com a necessidade e objetivos do negócio, que, dessa forma, pode ser impulsionado para cenários de sucesso.

Além disso, com o Data Analytics, você terá uma ajuda mais assertiva na resolução de problemas, na mensuração de desempenho de ações e campanhas e na otimização dos processos internos. 

Com o Data Analytics, é possível estudar a concorrência, aprimorar processos internos e ajudar a tomar decisões mais rápidas e assertivas.

Você sabe que é necessário correr em direção ao objetivo, mas nem sempre a gente faz isso da melhor forma. Às vezes, é necessário impulso e, falando de negócios, isso não é diferente. 

A sua empresa precisa de ajuda e análise de dados é o acelerador que faltava. Mas, apesar de parecer algo simples, ela pode ser um pouco trabalhosa. Por isso, o Data Analytics é realizado por meio de um software, tendo a coleta, o armazenamento e a extração dos dados, que podem ser internos ou externos.

Com tudo isso, é possível realizar o cruzamento de informações, ordenando elas conforme a necessidade do negócio.

Assim, a análise de dados pode impulsionar os seus negócios de diversas formas. Uma delas, por exemplo, é ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe.

Sabia que existe um estudo sobre o nível de maturidade digital das organizações brasileiras que mostra que 84% dos participantes, que iniciaram a transformação digital em suas empresas, têm consciência do impacto positivo no modelo de negócio?

Porém, apenas 12% desses entrevistados dizem que executam bem a capacitação e análise de dados.

Se sua empresa consegue mapear processos e dados, fica mais fácil, por exemplo, identificar o motivo da queda nas vendas em um momento específico. E, compreendendo esse cenário, você pode planejar novas estratégias como descontos, ações de marketing digital ou melhorias no seu produto. 

Diante disso, pode ficar a pergunta: por onde começar? Existem diferentes tipos de análises de dados:

  • Descritiva: conhecida como a mineração de dados. Ela é usada pela tecnologia de informação e é possível entrar em sites, em tempo real, para analisar a situação do negócio.
  • Preditiva: retira dados de ambientes internos e externos da empresa para entender e captar as tendências de consumo e considerar hipóteses de consumo futuras.
  • Análise de dados diagnóstica: é mais exata e mede o resultado de ações. Ela tem a função de responder algumas perguntas como: o quê, quando, onde e como?
  • Análise prescritiva: é mais completa e traz uma evolução contínua de todo o desenvolvimento do negócio. Por isso, ela é a mais utilizada.

Depois que você definir o tipo de análise que deve ser feita e entender a que melhor se adequa ao objetivo da empresa, é necessário fazer a implementação do Data Analytics.

Com isso, você conseguirá acompanhar os diferentes tipos de informações da sua empresa, em tempo para que você consiga fazer uma análise desses dados. Assim, você terá um auxílio mais preciso na tomada de decisões, de uma forma mais assertiva. 

Tudo isso vai permitir que sua empresa evite atrasos, problemas e otimize o tempo e processos internos. E, claro, aumentando a produtividade do seu negócio.

Como resultados do Data Analytics, o gestor poderá ter uma visão estratégica e identificar quais as rotinas não estão tendo um processo eficiente, com etapas em excesso, ou quais estão precisando ter mais tarefas.

Com análise de dados, é possível que você impulsione sua empresa para cenários de sucesso. Entendendo onde está, o que você está fazendo e onde, possivelmente, irá, tendo uma ajuda mais assertiva para resolução de problemas, mensuração de desempenho do seu negócio, de campanhas e ações que você já vem fazendo e também o auxílio na otimização dos processos internos.

Artigo escrito a partir do vídeo do Comunidade Sebrae (PR): Data Analytics: decisões mais rápidas e assertivas | com Afonso Antoniassi

Aproveite os cursos do Sebrae:

Marketing digital para sua empresa: primeiros passos

Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?