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Mon Sep 26 16:13:33 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Como a inteligência emocional impacta o sucesso do empreendedor

Amadurecer as relações sociais e o comportamento ajuda na busca do equilíbrio e possibilita assumir posições mais apropriadas no dia a dia do empreendedor.

· 08/08/2022 · Atualizado em 26/09/2022
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As questões que envolvem o fracasso ou o sucesso de um empreendimento não são apenas analíticas e racionais, mas também envolvem aspectos emocionais voltados às relações sociais. Muitos pensam que eles pouco influenciam, por se encontrarem na esfera dos sentimentos e emoções, mas saiba que causam um enorme estrago na capacidade de tomar decisões se a gestão das emoções não for bem conduzida. Daí a importância de tratar com muito carinho a Inteligência Emocional (IE) relacionada ao empreendedorismo.

A Psicologia descreve a IE como a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, bem como a capacidade de lidar com eles, estando relacionada a habilidades de automotivação e resiliência. A IE proporciona o chamado equilíbrio emocional, em que as emoções são canalizadas para o amadurecimento das relações e da convergência para lidar com situações de forma mais apropriada, possibilitando o controle dos impulsos. Desse modo, as emoções podem trabalhar a favor do empreendedor, melhorando seus resultados e o crescimento dos negócios.

É claro que, ao iniciar um novo empreendimento, é normal sentir ansiedade, medo e insegurança. Mas quando as emoções são bem direcionadas, esses sentimentos não paralisam o empreendedor, pelo contrário, podem motivá-lo a buscar conhecimento e desenvolver habilidades que o levem a superar os desafios. 

Por sinal, empreender exige uma atitude constante de tomar decisões, o que requer um alto grau de IE para lidar com os problemas que surgem pelo caminho. O empreendedorismo é um mundo competitivo e, muitas vezes, agressivo, por isso o equilíbrio emocional impacta diretamente a tomada de decisões mais assertivas e passa pelo desenvolvimento de algumas habilidades, como:

  • Autoconsciência: é preciso ter consciência de si mesmo, entendendo seus sentimentos e por que eles surgem. Para isso, aprenda a ouvir os próprios sentimentos e a lidar com as decepções, frustrações, ira e tristeza, exercitando o autoconhecimento.
  • Empatia: habilidade de compreender o que os outros sentem, desenvolvendo sentimentos de solidariedade e compaixão. Isso requer o respeito às diferenças e a tentativa constante de compreender a perspectiva do outro.
  • Autorregulamentação: não basta conhecer suas emoções e as dos outros, é preciso saber quando expressá-las e quando contê-las.
  • Habilidades sociais: capacidade de interação, liderança, cooperação, trabalho em equipe, negociação, bem como de solucionar divergências e remediar danos emocionais. Leia e interprete influências sociais.
  • Motivação: entusiasmo, paixão, luta e desejo transformados em ação para conquistar.

Além disso, aprenda a entender as reações dos outros ao seu comportamento (busque feedbacks). Para ser mais assertivo, desenvolva a aptidão de se questionar e ter um diálogo interno consigo mesmo. Lembre-se: cuidar das emoções é também cuidar do seu sucesso como empreendedor. 

Aproveite os conteúdos, curso e oficina que o Sebrae disponibilizou neste artigo, por meio dos links, e prepare-se para aprimorar a sua Inteligência Emocional.

Saiba mais

Ouça o episódio O ser humano é fantástico no nosso podcast.


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