Uma das chaves para ter um salão bem-sucedido é a administração, por isso reunimos algumas dicas da Dra. Dani Venâncio, especialista na área administrativa

O mercado da beleza é feito por profissionais apaixonados. O problema é que o profissional do mercado da beleza, normalmente, precisa desenvolver suas técnicas como profissional e, ao resolver empreender, tem que aprender a ser um empresário da noite para o dia. Portanto, pensando em ajudar, conversamos com a dra. Dani Venâncio, especialista em administração de negócios de beleza, que indicou alguns passos chaves para administrar seu salão ou espaço da beleza e crescer.
Planejamento
O planejamento é a parte mais importante para qualquer negócio. Antes de abrir o seu negócio, é importante fazer a análise de mercado, passo essencial para ter um salão de sucesso, pois vai auxiliar na definição de estratégias de marketing, de preços, formas de pagamento, suporte e investimentos.
O ideal é que o salão de beleza escolha um bairro que possua algumas características, como um grande número de profissionais, residências e comércios, e onde a concorrência não seja tão acirrada que não permita que seu negócio prospere. Observe também que tipo de público frequenta o bairro, qual o poder aquisitivo, qual o estilo de vida dos moradores, qual a idade média, e assim por diante. Assim, você irá planejar o seu negócio levando em consideração o mercado e o seu público-alvo.
Muito importante nesta etapa é escolher bem a localização do seu salão de beleza, pois você não pode ficar longe do público que deseja atingir, pois os clientes procuram praticidade, acesso e proximidade.
Para saber mais sobre o planejamento do negócio, o Sebrae oferece muitos materiais úteis como o Ideia de Negócios Salão de Beleza. Além disso, o plano de negócio também é um passo importante para o planejamento do seu salão de beleza, é ele que dará um norte para o caminho a ser seguido.
Contratação de profissionais da beleza
Existem algumas opções para contratar colaboradores para o seu salão de beleza, é importante buscar pessoas com boa capacitação, pois o mercado exige competência e qualidade e os profissionais da beleza lidam com a autoestima dos clientes. As formas de contratação disponíveis hoje para os profissionais da beleza são: através de cota-parte (o mais comum), que é a parte acordada entre o estabelecimento e o profissional parceiro de acordo com a Lei do Salão Parceiro ou então pelo contrato de locação do estabelecimento. Para finalizar a contratação converse com a pessoa que será contratada e veja qual é a melhor opção para ambos (empreendedor e funcionário).
O Sebrae traz informações sobre as vantagens da regulamentação da parceria para profissionais da beleza que podem ajudar na contratação.
Finanças
As finanças são um ponto muito importante e que às vezes é deixado de lado. É muito relevante estudar sobre o tema e ver quais são os melhores procedimentos para evitar deixar o seu salão no vermelho.
Para isso você precisa calcular quantos cabelos, unhas e sobrancelhas você deverá fazer para pagar seus custos e não ter prejuízo, é necessário primeiro calcular o custo total de cada serviço. É necessário saber quanto custa cada material, quanto tempo leva para realizar cada serviço e quanto você cobra por cada serviço. Uma vez que você tenha esses dados, você pode calcular quantos serviços você precisa realizar para cobrir seus custos. Por exemplo, se você gasta R$25 em materiais para fazer uma pintura de cabelo e cobra R$50 por esse serviço, você pode não cobrir seus custos ou remunerar seus profissionais. Da mesma forma, se você gasta R$5 em materiais para fazer uma manicure e cobra R$30 por esse serviço, pode ser que você cubra seus custos. Você deve sempre levar em conta a remuneração do profissional que irá realizar o serviço e os gastos com as contas fixas que também devem ser incluídos no seu planejamento e precificação.
Além de calcular o necessário para cobrir seus custos, é importante calcular a sua margem de lucro e incluir em cima desses preços e atendimentos.
Para um melhor controle das finanças: Utilize um sistema de gestão financeira, esse tipo de software ajuda a entender sobre as finanças, gestão, prestação de serviços e outros recursos que são pertinentes ao estabelecimento e pode dar insights sobre as decisões estratégicas para o salão.
Marketing
O marketing é necessário para qualquer negócio, incluindo os estabelecimentos de beleza. É através do marketing que é possível atrair e fidelizar clientes para o seu negócio, para isso existem diversos métodos para serem aplicados como:
- Investir em um site personalizado;
- Fazer publicações recorrentes em redes sociais;
- Fazer promoções;
- Investir em panfletos e cartões de visita;
- Parcerias com influencers;
- Atendimento de qualidade.
Esse tipo de ação pode fazer com que o seu salão de beleza ganhe destaque entre os demais.
O Sebrae traz mais informações sobre 10 fatores-chave para o sucesso em salões de beleza.
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