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Wed Jul 06 17:30:39 BRT 2022
Inovação | APLICATIVO
Como alavancar os negócios com o WhatsApp Business

WhatsApp Business oferece ferramentas para auxiliar na comunicação com os clientes e ganha espaço como canal de vendas para pequenas e grandes empresas.

· Atualizado em 06/07/2022
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O WhatsApp é o principal aplicativo de mensagens instantâneas utilizado no Brasil. São cerca de 120 milhões de usuários ativos. Além de ser uma ferramenta para comunicação pessoal, está ganhando espaço como canal de vendas e de atendimento ao cliente para pequenas e grandes empresas.

Para atender a essa demanda dos empreendedores, o WhatsApp Business oferece uma série de ferramentas para auxiliar na comunicação com os potenciais clientes de maneira fácil, rápida e segura. Nessa ferramenta, os clientes conseguem acessar rapidamente informações como horário de funcionamento e catálogo de produtos.

Atualmente, no Brasil, 5 milhões de pessoas já utilizam o formato Business, e 72% das empresas já incorporaram o aplicativo no seu modus operandi.

Com esses números robustos, a ferramenta é um importante caminho para alavancar o negócio na área digital. Para melhor explorar o WhatsApp Business, o empreendedor precisa saber quais são suas funções principais:

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  • Catálogo

A sua conta empresarial é muito mais do que um cartão de visitas. Por meio dela, você pode criar abas com os seus produtos, imagens e preços, para facilitar a visualização dos clientes. Essa funcionalidade atua como um “funil de vendas”, logo, é preciso organizar todas as informações da maneira mais completa possível, para facilitar no momento da escolha e compra do produto/serviço.

  • Status

Além do catálogo, o Whatsapp Business possui uma funcionalidade semelhante aos Stories do Instagram. Por meio de fotos e vídeos, que ficam disponíveis por até 24h, você pode compartilhar o dia a dia da sua empresa, o processo de criação do seu produto, as promoções, os eventos e os recados importantes. É importante ressaltar que o Status fica disponível para todos os seus contatos, sem a necessidade de uma conversa prévia.

  • Respostas rápidas e automáticas

Uma das funcionalidades mais conhecidas do WhatsApp Business é a capacidade de criar mensagens automáticas quando se está ausente, garantindo rapidez no retorno aos seus clientes. Além disso, é importante que o empresário avalie as principais dúvidas e questões dos consumidores, para otimizar o seu serviço e/ou produtos. É uma ferramenta eficiente para servir de “termômetro” sobre a situação do seu negócio.

Tenha atenção no momento de interação com o cliente. Não seja invasivo, sempre busque entender qual a necessidade e a maneira que ele gostaria de receber um retorno. Crie uma identidade verbal da empresa e busque sempre escrever da maneira que fala, para garantir uma comunicação horizontal e clara.

  • WhatsApp Web

Nada melhor do que atender os clientes no conforto de um desktop. O WhatsApp permite que o empreendedor tenha as mesmas funcionalidades de um dispositivo móvel também por meio do computador, tornando o serviço mais rápido e adaptado às suas necessidades.

  • Etiquetas

Por meio de cores, elas permitem que o empresário personalize cada contato da maneira que for mais estratégica para ele. Também é possível criar listas de transmissão, com mensagens específicas para determinados clientes, desenvolvendo uma comunicação mais segmentada de acordo com cada necessidade.

  • Estatísticas

Por meio dessa ferramenta, é possível obter um balanço sobre o andamento do seu negócio e a comunicação entre empresa e cliente. As estatísticas permitem saber a quantidade de mensagens que foram enviadas, entregues, lidas e recebidas pelos destinatários, por exemplo.

  • Sincronização

Por meio da criação de um “link curto” – ferramenta disponível no próprio WhatsApp Business -, é possível incluí-lo na biografia das redes sociais da empresa, facilitando, assim, o estabelecimento do contato de uma plataforma para a outra.

Uma outra forma de facilitar essa interação é sincronizando o WhatsApp às contas de Instagram e Facebook. Assim, ficará disponível no perfil de cada conta o símbolo do aplicativo. Por meio de um clique o cliente já estará em contato direto com você!

  • Vendas

O empreendedor também pode realizar transferências bancárias por meio do aplicativo, além de ser uma forma rápida, eficiente e menos burocrática para o envio de comprovantes de pagamentos e outros documentos.

É importante ressaltar que cada empresa possui prioridades diferentes a depender do público e do serviço prestado por ela. A tecnologia já está intrinsecamente ligada às novas formas de consumo e venda, e é preciso estar aberto às novas ferramentas para manter uma empresa em funcionamento de forma eficiente e que atenda a públicos específicos.

Um bom relacionamento com o cliente é fundamental para consolidar o nome da marca no mercado de forma forte e consistente. E o SEBRAE possui as indicações e soluções de como utilizar o WhatsApp Business nas médias e pequenas empresas.

Desenvolver as habilidades necessárias para a sua empresa ter uma forte presença no mundo virtual é essencial para construir qualquer estratégia de vendas por meio da tecnologia. E o WhatsApp Business é uma forma gratuita de alavancar os negócios, que cresceu nesse período da pandemia.

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