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Sat May 13 22:05:22 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Como analisar as métricas do Instagram

As métricas ajudam na tomada de decisões e também no planejamento de ações de marketing digital mais assertivas.

· Atualizado em 13/05/2023
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Você sabe quais são as principais métricas do Instagram e como analisá-las através do Painel Profissional? E o que são insights? Compreender essas métricas permite que você olhe para o seu conteúdo e entenda o que está funcionando para o seu público e como ele reage às suas publicações.

Além disso, os indicadores ajudam na tomada de decisões e no planejamento de estratégias, para que você possa alavancar a sua marca e vender mais.

Quando você cria um perfil profissional no Instagram, você pode analisar todas as métricas ou dados que a rede social disponibiliza. Antigamente, a ferramenta se chamava Instagram Insights. Agora, ele se chama Painel Profissional e fica visível logo após a sua Bio.

Para você começar a se familiarizar com esse painel, é preciso conhecer alguns conceitos. O primeiro deles é Impressões, ou seja, a quantidade de vezes que seus posts foram visualizados na rede. Uma pessoa pode ver o mesmo conteúdo várias vezes. Ela pode curtir, comentar, salvar e compartilhar.

Outro termo importante é o Alcance. É o número exato de pessoas que tiveram contato com a publicação ou o seu perfil. Diferente das Impressões, que calcula todas as ações. No Alcance é um número exato, a pessoa que teve contato com o seu post.

A próxima métrica se chama Visita ao Perfil. É a quantidade de pessoas que visualizaram o seu perfil em determinado período. Muitas vezes, o usuário visualiza sua publicação na timeline e curte, mas não chega a entrar no seu perfil.

Os Cliques no Site também são indicadores importantes e mostram a quantidade de cliques no link que você disponibilizou na sua Bio. Pode ser o endereço do seu site, seu número de WhatsApp, um evento ou sua loja on-line.

No Perfil Profissional, os dados são mostrados por um período de tempo, que pode ser de 7, 14, 30 dias ou até mesmo de 3 meses. É possível ver um gráfico com uma visão geral e você seleciona o período que você precisa analisar.

A ferramenta sempre traz uma comparação com um período anterior para que você possa perceber a evolução ou não do seu perfil.

Entender as métricas por período ajuda a perceber porque em determinado dia teve um pico de crescimento. Por exemplo, pode ser porque você contratou um influencer e este foi o dia da primeira ação.

Todas essas métricas não são colocadas de forma aleatória. As métricas do Instagram podem ajudar na tomada de decisões estratégicas para sua marca.

Na visão geral, você consegue ver três métricas fundamentais: Contas alcançadas, Contas com engajamento e Total de seguidores. E é possível abrir cada uma delas para ver detalhes e outras métricas relacionadas.

Por exemplo, se você tem anúncios publicados, além das contas alcançadas pelo conteúdo orgânico, essa opção apresenta o alcance da sua campanha. Assim, você percebe se o seu esforço financeiro em anúncios patrocinados está dando o retorno esperado.

Outro ponto importante é que o Instagram traz o alcance por faixa etária. Além de mostrar o gênero, a cidade e o país, ele traz para você a idade do seu público. E isso é relevante para você entender se o seu produto está atendendo o seu cliente ideal.

E quando você for criar o seu anúncio, essa métrica vai te ajudar a segmentar melhor o seu público-alvo.

Em Contas com engajamento você pode verificar Curtidas, Comentários, Salvamentos e Compartilhamentos. Pode perceber por que em determinado mês seu engajamento foi baixo? Será que sua equipe estava focada nas vendas e não na divulgação na rede social?

É preciso ter clareza e aprender o que os resultados querem dizer da estratégia que você está utilizando nos períodos de vendas.

Já em Total de seguidores, é importante lembrar que o que é mostrado é a quantidade de seguidores que você ganhou e dos que você perdeu. E o Instagram apresenta um gráfico com essa trajetória.

Se ele mostra uma queda brusca em um dia, pode ser que aquela publicação não faça sentido para o seu público. Essa é uma maneira eficaz de traçar estratégias de conteúdo e para vender mais.

E as publicações do seu feed? Como você deve analisá-las? Lembre-se que essa percepção mostra a reação do seu público com o conteúdo. Você deve clicar na postagem e no botão Ver insights.

Ali, estão as métricas específicas daquela publicação. Se for um vídeo, terá a métrica de visualizações. Se for uma foto ou um carrossel, você não terá essa métrica.

Para um perfil no Instagram, a métrica mais importante é o Salvamento. Isso porque ele entende que se a pessoa chega ao ponto de salvar aquele conteúdo, ele é extremamente útil e faz sentido para aquele público.

Depois, para medir seu engajamento, também é preciso olhar os posts compartilhados. A terceira métrica mais interessante são os comentários e, em seguida, as curtidas.

Por último, as visualizações são consideradas. Com essas métricas, você consegue perceber o que faz mais sentido, o que gera mais reação, engajamento e vendas para o seu negócio.

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae Talks: Passo a passo! Análise de métricas no Instagram | Lua Trindade

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