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Wed Dec 21 13:37:21 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Como aplicar estratégias de marketing digital no seu canal do YouTube

Aproveite o YouTube, um dos canais digitais mais acessados para pesquisas antes de uma compra.

· 20/09/2022 · Atualizado em 21/12/2022
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O YouTube é o segundo maior buscador da internet, ficando atrás somente do Google. No Brasil, são mais de 138 milhões de usuários inscritos (Digital Brazil 2022). E eles passam mais de uma hora por dia assistindo vídeos na plataforma, gerando bilhões de visualizações. 

É um canal digital que oferece muitas oportunidades de negócios, seja como influencer, produtor de conteúdo ou para divulgação da sua marca. Dentre os motivos para você criar o seu canal no YouTube, estão:

  • Branding ou reconhecimento de marca.
  • Relacionamento com clientes e feedbacks durante as lives ou nos comentários dos vídeos.
  • Públicos para remarketing, e você pode aplicar uma estratégia de anúncios.
  • Informações do seu público-alvo.
  • Tráfego orgânico na rede de pesquisa. Seu anúncio também aparece no Google e sites parceiros.
  • Vendas e afiliados.

Um dos diferenciais do YouTube é mostrar o funcionamento e tutoriais de produtos e serviços. Por isso, muitas pessoas fazem buscas na plataforma, antes de efetivar uma compra. Além disso, o canal oferece vídeos de entretenimento e, até mesmo, os programas de televisão já estão no YouTube. 

Como postar vídeos corretamente no YouTube?

Você produz o conteúdo, grava e, na hora de publicar, precisa ter atenção a certos itens, como:

  • Títulos curtos, atrativos e com palavras-chave;
  • Descrição detalhada e informativa. Você deve colocar suas outras redes sociais e hashtags;
  • Fique atento às tags dos seus vídeos;
  • Capa personalizada para os vídeos. São os thumbnails;
  • Conteúdo de valor e criativo. Você precisa ser direto e conquistar seu público logo nos primeiros segundos do vídeo. 

Como conseguir mais visualizações?

Depois de publicado, você precisa acompanhar os comentários dos seus vídeos. É fundamental responder a todos os comentários para gerar um relacionamento com o seu público. 

Além disso, incorpore ou coloque seu vídeo também no seu site ou redes sociais. Você ainda pode enviar para sua rede de e-mails. Lembrando, sempre, que é preciso ter autorização para mandar mensagens para os seus clientes. 

Sem dúvida, os vídeos que mais geram visualizações são aqueles com alto volume de busca. E, para isso, é preciso ter qualidade e ser interessante para a audiência. Por isso, pesquise os temas que estão em alta e os que fazem sentido para o seu nicho. Seu conteúdo precisa ser verdadeiro e ter credibilidade. 

Não se esqueça de estimular a inscrição no seu canal e a curtida nos seus vídeos. Você também pode pedir para compartilhar. Esses botões precisam sempre estar visíveis no seu vídeo. Então, capriche na identidade visual e insira eles durante a sua fala. 

Shorts

Shorts é um formato de vídeos curtos do YouTube. A duração é de até 60 segundos. Os passos para criar um short são simples e intuitivos. Você pode colocar imagens, adicionar trilhas e usar outros recursos de edição para criar vídeos dinâmicos. 

As vantagens de usar os shorts na sua estratégia de marketing digital são:

  • Por ser um conteúdo de rápido consumo e linguagem simples, gera um engajamento maior;
  • Aumenta a visibilidade da sua marca;
  • Pode levar mais inscritos para o seu canal;
  • É uma maneira fácil de criar e publicar vídeos.

O YouTube é mais um canal que você pode utilizar na sua estratégia de marketing digital. Conheça seu público e faça seu planejamento. Aproveite mais essa oportunidade para aumentar o seu alcance e visibilidade. 

Artigo feito a partir da live do Sebrae-RN: Youtube dicas: Comece do jeito certo!

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Live commerce é uma boa estratégia para vendas on-line

Canais digitais para a promoção de pequenos negócios


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