Aproveite o YouTube, um dos canais digitais mais acessados para pesquisas antes de uma compra.

O YouTube é o segundo maior buscador da internet, ficando atrás somente do Google. No Brasil, são mais de 138 milhões de usuários inscritos (Digital Brazil 2022). E eles passam mais de uma hora por dia assistindo vídeos na plataforma, gerando bilhões de visualizações.
É um canal digital que oferece muitas oportunidades de negócios, seja como influencer, produtor de conteúdo ou para divulgação da sua marca. Dentre os motivos para você criar o seu canal no YouTube, estão:
- Branding ou reconhecimento de marca.
- Relacionamento com clientes e feedbacks durante as lives ou nos comentários dos vídeos.
- Públicos para remarketing, e você pode aplicar uma estratégia de anúncios.
- Informações do seu público-alvo.
- Tráfego orgânico na rede de pesquisa. Seu anúncio também aparece no Google e sites parceiros.
- Vendas e afiliados.
Um dos diferenciais do YouTube é mostrar o funcionamento e tutoriais de produtos e serviços. Por isso, muitas pessoas fazem buscas na plataforma, antes de efetivar uma compra. Além disso, o canal oferece vídeos de entretenimento e, até mesmo, os programas de televisão já estão no YouTube.
Como postar vídeos corretamente no YouTube?
Você produz o conteúdo, grava e, na hora de publicar, precisa ter atenção a certos itens, como:
- Títulos curtos, atrativos e com palavras-chave;
- Descrição detalhada e informativa. Você deve colocar suas outras redes sociais e hashtags;
- Fique atento às tags dos seus vídeos;
- Capa personalizada para os vídeos. São os thumbnails;
- Conteúdo de valor e criativo. Você precisa ser direto e conquistar seu público logo nos primeiros segundos do vídeo.
Como conseguir mais visualizações?
Depois de publicado, você precisa acompanhar os comentários dos seus vídeos. É fundamental responder a todos os comentários para gerar um relacionamento com o seu público.
Além disso, incorpore ou coloque seu vídeo também no seu site ou redes sociais. Você ainda pode enviar para sua rede de e-mails. Lembrando, sempre, que é preciso ter autorização para mandar mensagens para os seus clientes.
Sem dúvida, os vídeos que mais geram visualizações são aqueles com alto volume de busca. E, para isso, é preciso ter qualidade e ser interessante para a audiência. Por isso, pesquise os temas que estão em alta e os que fazem sentido para o seu nicho. Seu conteúdo precisa ser verdadeiro e ter credibilidade.
Não se esqueça de estimular a inscrição no seu canal e a curtida nos seus vídeos. Você também pode pedir para compartilhar. Esses botões precisam sempre estar visíveis no seu vídeo. Então, capriche na identidade visual e insira eles durante a sua fala.
Shorts
Shorts é um formato de vídeos curtos do YouTube. A duração é de até 60 segundos. Os passos para criar um short são simples e intuitivos. Você pode colocar imagens, adicionar trilhas e usar outros recursos de edição para criar vídeos dinâmicos.
As vantagens de usar os shorts na sua estratégia de marketing digital são:
- Por ser um conteúdo de rápido consumo e linguagem simples, gera um engajamento maior;
- Aumenta a visibilidade da sua marca;
- Pode levar mais inscritos para o seu canal;
- É uma maneira fácil de criar e publicar vídeos.
O YouTube é mais um canal que você pode utilizar na sua estratégia de marketing digital. Conheça seu público e faça seu planejamento. Aproveite mais essa oportunidade para aumentar o seu alcance e visibilidade.
Artigo feito a partir da live do Sebrae-RN: Youtube dicas: Comece do jeito certo!
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