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Tue Feb 21 18:55:25 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como aplicar o marketing de conteúdo no seu negócio

Para gerar conteúdo de qualidade e relevante, é preciso realizar pesquisas com frequência para identificar as dores e os interesses do seu público.

· Atualizado em 21/02/2023
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O marketing de conteúdo é efetivo quando você entende as dores da sua audiência e ensina a resolver problemas. Lembre-se que o conteúdo real é aquele que é visceral, ou seja, ajuda, verdadeiramente e de maneira genuína, o cliente.

Quando você consegue criar conexão por meio dos seus posts, você tem um marketing de conteúdo de sucesso. Caso contrário, suas ações de marketing digital passam a ser robóticas e engessadas. 

Muitos empreendedores começam a divulgar seu trabalho nas redes sociais e seus seguidores começam a perguntar como fazer, a pedir tutoriais, por exemplo. É uma necessidade de conhecimento que os usuários das mídias sociais acabam demandando. Assim, a maioria começa sem muitos recursos, sem a iluminação ou a câmera perfeita. 

Com o próprio celular, é possível criar um conteúdo de qualidade e relevante para o cliente. O importante é entender quem é o seu público para poder direcionar os seus posts e vídeos. 

Dessa maneira, você também humaniza as suas redes sociais e o seu conteúdo. Capas para os reels e publicações, por exemplo, podem ser mais simples e mais conectadas com o seu público. O importante é aumentar a frequência e a constância para manter esse diálogo próximo. 

O empreendedor, muitas vezes, escuta diferentes opiniões e segue orientações de como fazer marketing digital e de conteúdo. Mas, corre o risco de engessar as suas ações. Por isso, escutar o seu cliente e a sua voz interna é relevante para humanizar sua comunicação e manter sua essência. Não existe uma fórmula mágica, o certo ou o errado. Existe o que vai ficar bom para o seu cliente e o seu negócio.  

Como conhecer a sua audiência

Uma primeira dica é você observar e fazer pesquisas por meio dos stories ou de formulários. É interessante saber a faixa etária do seu público, a média salarial, os interesses, as necessidades e dores. Entender também o ambiente familiar, se a pessoa é casada ou solteira, se é homem ou mulher. 

Para fazer essa pesquisa, é possível utilizar o Google Forms, uma ferramenta de criação e compartilhamento de formulários, pesquisas on-line e análise de respostas. Você também pode fazer por meio de caixinhas de perguntas ou enquetes nos stories. Ou ainda observar os perfis que curtem suas publicações, as que enviam directs e que seguem o seu negócio. 

É fundamental lembrar que o público se conecta com a pessoa, com o empreendedor. Por isso, aparecer, mostrar que existe um ser humano por trás de uma marca é importante e estratégico. A audiência busca conteúdo, referências e identificação. 

A constância é fundamental também na hora da pesquisa e da observação. Isso porque o cliente muda. Somente com esse acompanhamento constante você percebe se o engajamento diminuiu. É um alerta para buscar os motivos e entender o que pode ser feito para voltar a crescer. 

Uma outra dica para ter resultados rápidos é observar as tendências e replicar no seu perfil. Por exemplo, você pode ver o que está em alta no TikTok ou no reels e fazer para o seu negócio. Mas, lembre-se que o tema e o formato precisam ter relação com o seu público e produto. Não use só porque está na moda, mas porque faz sentido para sua audiência e estratégia. 

Hoje em dia, quem não está no digital acaba saindo prejudicado. Por isso, mantenha a constância nas suas redes sociais. Se você não conseguir publicar todos os dias, mantenha uma frequência de, pelo menos, três vídeos nos reels por semana e live uma vez por mês, por exemplo. 

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