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Fri Apr 21 11:35:19 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como aplicar o marketing digital no seu negócio

As estratégias de marketing digital podem ajudar na divulgação dos seus produtos e no aumento das suas vendas.

· Atualizado em 21/04/2023
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Você quer entender um pouco mais sobre como um empreendimento se relaciona com o mercado? Se a sua resposta é sim, você, provavelmente, está querendo melhorar suas vendas. As estratégias de marketing digital podem te ajudar a divulgar o seu produto ou serviço e melhorar os seus resultados. 

Para isso, você terá de mostrar que sua empresa atende às necessidades dos seus clientes atuais e futuros. As empresas estão cada vez mais voltadas à satisfação das pessoas, e, com isso, o marketing passou a ter um papel importante para o sucesso dos negócios.

Isso porque o marketing é o meio de divulgar e vender produtos com características e benefícios que satisfaçam as necessidades dos clientes. E, para que isso seja possível, é essencial definir e conhecer o público-alvo e a melhor maneira de chegar até ele.

Mas você sabia que o marketing se faz presente em todas as ações da sua empresa, dentro e fora dela? O marketing ajuda a estreitar relacionamentos com clientes, mas também com o pessoal interno, parceiros, fornecedores e a sociedade em geral.

Podemos dizer que uma empresa pratica marketing quando identifica as necessidades dos consumidores e desenvolve bons produtos ou serviços para supri-las. 

Na década de 1960, Jerome McCarthy criou o conceito dos 4Ps do marketing: produto, preço, ponto de venda e promoção. Essas são as quatro formas básicas de agir nas relações de trocas existentes entre negócio e mercado.

Estudando cada uma delas, você ajuda sua empresa a se relacionar melhor com o mercado. Então, vamos conhecer os 4Ps!

Promoção

A promoção é o esforço da empresa em comunicar sua existência ao mercado e promover seus produtos e serviços, incentivando as compras.

A escolha do tipo de promoção que você irá realizar em seu estabelecimento gera custos, por isso deve ser bem planejado. É importante que você fique bem atento ao seu segmento e saiba selecionar a melhor estratégia para o seu negócio.

Produto

O produto se refere a todas as características do produto ou do serviço oferecido. Produto é o bem ou serviço que a empresa deseja vender no mercado, com características e benefícios que satisfaçam as necessidades dos clientes ou consumidores.

Para divulgar seus produtos ou serviços, é preciso ter em mente o que os clientes buscam. É importante dar destaque à qualidade, à garantia, aos benefícios etc.

Ponto de venda

O ponto se refere aos locais ou às formas de distribuição que a empresa mantém para disponibilizar aos clientes e consumidores seus produtos ou serviços. Ao pensar no ponto de venda, é preciso levar todas as características em conta, da localização à decoração! 

Por exemplo, se seus clientes forem jovens adultos que costumam se deslocar de carro, é interessante o local ter estacionamento próprio ou por convênio. A decoração, a iluminação e a sonorização modernas e descoladas também serão um grande diferencial para o ambiente físico.

Preço

Preço é o valor atribuído ao serviço ou produto. Está relacionado ao valor que os consumidores ou clientes estão dispostos a pagar e, também, àqueles praticados pelos concorrentes no mercado. Caso você queira divulgar seu produto pelo preço, será preciso considerar essas duas variáveis para estabelecer um valor competitivo.

Esses são os 4Ps do marketing. Mas, você sabia que, para atender às mudanças das últimas décadas, esse conceito foi ampliado? Atualmente, podemos considerar seis fatores fundamentais no marketing, adicionando pessoas e padrão.

Pessoas referem-se a estimular, treinar e educar os colaboradores para assegurar que os produtos ou serviços satisfaçam as expectativas dos clientes. E, padrão, são os procedimentos e as rotinas para os processos de um produto ou serviço, produção, manuseio, promoção, venda e pós-venda. 

Com a análise de cada uma dessas variáveis, você consegue adaptar o marketing da sua empresa à realidade do mercado em que você está inserido. Assim, ela pode se tornar mais competitiva, ágil e versátil e alcançar o sucesso.  

Artigo escrito a partir do vídeo do Sebrae de Santa Catarina: Aplicando o marketing no seu negócio: dicas essenciais para seu sucesso comercial

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